Questões de Concursos Ministério das Cidades

Resolva Questões de Concursos Ministério das Cidades Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 49214.   Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Com relação aos negócios administrativos, constituem motivo para rescisão do contrato 

    I. o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos.
    II. o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento. 
    III. razões de interesse público, de qualquer relevância e amplitude de conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato. 
    IV. o desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores. 

    É correto o que está contido em
  • 2 - Questão 49228.   Informática - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Quanto aos dispositivos (equipamentos) conectados a um computador com o sistema operacional Linux, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    (   ) A maioria dos dispositivos (equipamentos) conectados a um computador deve funcionar corretamente com o Linux, mas, para isso, precisam ter drivers de código aberto. 
    (   ) Drivers de código aberto permitem aos desenvolvedores do Linux modificá-los e corrigir problemas existentes. 
    (   ) Alguns equipamentos não têm drivers de código aberto, geralmente porque o fabricante não liberou detalhes sobre o equipamento, o que torna impossível criar o driver adequado, e esses dispositivos podem ter funcionalidade limitada ou podem não funcionar no Linux. 
    (   ) Muitos computadores com Linux não necessitam de drivers proprietários, pois os drivers de código aberto suportam completamente o equipamento.
  • 3 - Questão 49231.   Informática - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Considerando processos e threads dos sistemas operacionais, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

    Coluna A 
    1. Vulnerabilidade. 
    2. Phishing. 
    3. Spam. 
    4. Malware. 

    Coluna B 
    (   ) Podem ser criadas por configurações incorretas do computador ou de segurança. 
    (   ) Consiste no envio de mensagens indesejadas, o que pode trazer sérios problemas de segurança, pois pode ser usado para transmitir cavalos de troia e outras pragas virtuais. 
    (   ) Golpe on-line de falsificação que pode usar, por exemplo, o e-mail para fazer com que uma pessoa revele informações sigilosas, como o número do cartão de crédito do usuário. 
    (   ) Categoria de código malicioso que inclui vírus, worms e cavalos de troia.
  • 4 - Questão 49224.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  •                                                   Sem ódio 

          Ao término de laboriosas pesquisas, mesas-redondas, simpósios, inquéritos e análises em laboratórios de psicologia,descobriu-se que os motoristas guiavam com ódio. Agora que isto ficou esclarecido, a solução, fácil e independente do Código Nacional de Trânsito, que por ser código não costuma ser cumprido, está na frase: GUIE SEM ÓDIO. 
          — Como é que eu vou fazer daqui por diante — bramia aquele agraciado com a grã-cruz da Ordem do Mérito dos Atropeladores da Guanabara e do Grande Rio —, se não sei guiar com outro aditivo? 
          Diversos motoristas, aspiran+tes ao mesmo galardão,cogitam de substituir o ódio, que está proibido, por sucedâneos mais ou menos eficazes, e verificam as propriedades estimulantes do rancor (esse ódio de segunda categoria), da aversão, da raiva, da antipatia generalizada. Mas a impressão comum é esta: 
          — Se ao menos recomendassem “Guie com pouco ódio”,a gente procurava maneirar. Assim não dá. 
          Todo resultado científico pode ser contestado. Por isso, começam a aparecer os que negam validade aos estudos feitos.Garantem não nutrir ódio algum ao pedestre. Se acabam com este, não é por detestarem a espécie, que lhes é indiferente.Como também não odeiam os muros, paredes, árvores e postes que derrubam. É porque eles atravessam o caminho. Portanto,se alguma recomendação deve ser feita, a melhor seria esta,inclusive aos postes: FOGE QUE ELE VEM LÁ. 
          Ouvi dizer que a Companhia Telefônica pensa em lançar uma variante, dirigida aos usuários que tiveram suas contas aumentadas com impulsos fantasmas: PAGUE SEM ÓDIO. 
          O filme não presta? Assista sem ódio. Bife de pedra no restaurante? Coma sem ódio. O livro é chatíssimo? Leia sem ódio. O conferencista dá sono? Durma sem ódio. Se tiver de brigar, brigue sem ódio. Se possível. Se de todo for impossível,odeie sem ódio, tá? 

    ANDRADE, Carlos Drummond de. “Sem ódio”. 
    In: Os dias lindos. Rio de Janeiro: Record, 2008 (Adaptado).
  • Considerando o 2º e o 3º parágrafos do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
  • 5 - Questão 49230.   Informática - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Sobre o ambiente Microsoft Office Excel 2013, assinale a alternativa correta.
  • 6 - Questão 49239.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Cada uma das colegas – Rose, Marta e Patrícia – tem um único irmão: Jonas, Daniel e Vítor, não necessariamente nessa ordem. Questionadas sobre os nomes de seus irmãos, as três fizeram as seguintes afirmações: 

    1. Patrícia: “Marta é irmã de Jonas”. 
    2. Rose: “Patrícia não está falando a verdade, pois o irmão de Marta é Vítor”. 
    3. Marta: “Patrícia e Rose mentiram, pois meu irmão é o Daniel”. 

    Sabe-se que a irmã de Vítor mentiu e que a irmã de Jonas falou a verdade. Portanto os irmãos de Rose, Marta e Patrícia são, respectivamente:
  • 7 - Questão 49207.   Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Com relação às modalidades e aos tipos de licitação, assinale a alternativa correta.
  • 8 - Questão 49206.   Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Com relação à revogação e à anulação relativas à Licitação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

    (   ) A revogação é a invalidação da licitação por interesse público. 
    (   ) A decisão de anulação da licitação deve ser justificada, sendo dispensada a justificativa no caso de revogação. 
    (   ) A anulação da licitação, por basear-se em ilegalidade no seu procedimento, pode ser feita em qualquer fase e a qualquer tempo, antes da assinatura do contrato, desde que a Administração ou o Judiciário verifique e aponte a infringência à lei ou ao edital. 
    (   ) A revogação da licitação opera efeitos ex tunc, não sujeitando o Poder Público à indenização do adjudicatário.
  • 9 - Questão 49217.   Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • A revisão do contrato pode ocorrer por interesse da própria Administração ou pela superveniência de fatos novos que tornem inexequível o ajuste inicial. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo. 

    I. A revisão do contrato por interesse da Administração surge quando esta exige a alteração do projeto ou dos processos técnicos de sua execução, com aumento dos encargos ajustados. 
    II. Pode ocorrer a revisão do contrato por superveniência de fatos novos que tornem inexequível o ajuste inicial, quando sobrevêm atos do governo ou fatos materiais imprevistos e imprevisíveis pelas partes que dificultam ou agravam, de modo excepcional, o prosseguimento e a conclusão do objeto do contrato, que impõem uma recomposição dos preços ajustados. 
    III. A recomposição dos preços por fatos supervenientes é admitida por aditamento ao contrato, desde que a Administração reconheça e indique a justa causa ensejadora da revisão do ajuste inicial. 

    É correto o que se afirma em
  • 10 - Questão 49241.   Direito Constitucional - Nível Médio - Agente Administrativo - Ministério das Cidades - CETRO - 2013
  • Sobre os direitos e garantias fundamentais apontados na Constituição Federal, especialmente no tocante ao direito de reunião e associação, é correto afirmar que 

    I. todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, exigindo-se prévio aviso e autorização da autoridade competente. 
    II. a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo lícita a interferência estatal em seu funcionamento. 
    III. as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado. 
    IV. ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado, salvo na hipótese das categorias profissionais. 

    É correto o que está contido em