← Início

Questões de Concursos - Ministério do Esporte - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Ministério do Esporte - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com referência aos fundamentos teóricos e metodológicos da recreação e do lazer e aos significados desses conceitos na realidade atual, julgue os itens seguintes.

No atendimento a pessoas com necessidades especiais, devese priorizar o conhecimento do indivíduo e, não, apenas, detalhes diagnósticos, ou seja, deve-se manter o foco no que a pessoa é capaz de fazer e, não, em suas limitações.

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

No processo de desenvolvimento motor da criança, a maturação das habilidades sensoriomotoras segue a direção cefalocaudal, de forma que os movimentos dos membros da parte inferior do corpo passam a ser funcionalmente efetivos antes dos movimentos dos membros superiores.

Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.

No esporte, fenômeno ligado ao presente, o desafio renovase a cada jogo; portanto, apesar da ênfase normalmente conferida ao resultado, deve-se priorizar a oportunidade de participação contínua no jogo, o que gera a possibilidade da vitória.

O surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação causou grande impacto no tratamento da informação. Os documentos em formato eletrônico demandam novos tipos de produção, armazenamento, acesso e técnicas de disseminação. Com relação a esses temas, julgue os itens seguintes.

Uma vantagem na adoção do periódico eletrônico no tocante à disseminação é a possibilidade de envio aos usuários dos sumários desses periódicos, por meio do correio eletrônico.

Com referência aos fundamentos teóricos e metodológicos da recreação e do lazer e aos significados desses conceitos na realidade atual, julgue os itens seguintes.

As atividades de lazer não devem ser compreendidas unicamente como aquelas que atuam na compensação do desgaste atual das pessoas, preparando-as para uma nova jornada de trabalho ou estudo, ou seja, tais atividades não devem ser consideradas apenas parte de um processo de recomposição da energia dos indivíduos

Julgue os seguintes itens de acordo com a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalhador (NR-17/Ergonomia – 117.000-7) do Ministério do Trabalho e sua aplicabilidade em bibliotecas.

A norma em questão estabelece parâmetros de adequação dos locais de trabalho relacionados a levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.

Julgue os seguintes itens de acordo com a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalhador (NR-17/Ergonomia – 117.000-7) do Ministério do Trabalho e sua aplicabilidade em bibliotecas.

O objetivo da ergonomia é aumentar o rendimento dos trabalhadores e, para tal, a norma estabelece um mínimo de toques no teclado para as atividades de entrada de dados que o bibliotecário deve executar por jornada de trabalho.

Acerca da elaboração e normalização de documentos técnicocientíficos, julgue os próximos itens.

Se as citações no corpo do texto utilizarem o sistema numérico, a lista de referências deve seguir a mesma ordem numérica decrescente e ser usada concomitantemente para notas explicativas.

Julgue os próximos itens, que versam sobre pesquisa, ciência da informação e áreas relacionadas.

A ciência da informação tem sua origem na revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial sendo, portanto, um campo científico recente, ainda em construção.

O estudo da economia do setor público inclui tópicos como análise econômica das funções do governo e conceitos básicos da economia do setor público, assim como o financiamento das atividades do Estado. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A queda do deficit operacional que antecedeu a adoção do Plano Real deveu-se, em parte, ao fato de as receitas fiscais estarem indexadas enquanto o gasto público, fixado em termos nominais, era corroído pelas altas taxas de inflação que grassavam nesse período.