Questões de Concursos MMA

Resolva Questões de Concursos MMA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 49011.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Julgue os itens a seguir, referentes a orçamento público.

    Caso um incêndio de grande proporção atinja a região da Amazônia Legal, o Ministério do Meio Ambiente, em vista dessa situação excepcional, pode fazer o uso de créditos suplementares, abertos por decreto do Poder Executivo, que deve ser conhecido pelo Poder Legislativo.
  • 2 - Questão 49034.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 brasileira (CPDS) foi instituída por decreto presidencial em 3/2/2004, com a finalidade de propor estratégias de desenvolvimento sustentável.

    As atribuições da CPDS incluem subsidiar posições brasileiras nos foros internacionais para o desenvolvimento sustentável e o acompanhamento da implementação dos respectivos acordos multilaterais.
  • 3 - Questão 49026.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    A educação ambiental não formal consiste nas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
  • 5 - Questão 49028.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a importância de se construir um programa de transição que contemple questões centrais — tais como a redução da degradação do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

    Internet: (com adaptações).

    Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

    A Agenda 21 recomenda, prioritariamente, que a análise da capacidade de suporte dos ecossistemas seja disseminada para que as ações setoriais de governo possam cumprir, de modo satisfatório, os ritos administrativos no que diz respeito à prevenção de problemas relacionados ao meio ambiente.
  • 6 - Questão 48977.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • No que se refere às modalidades de licitação, julgue o item subsequente.

    Para a aquisição de bens e serviços comuns, a administração pública federal deve utilizar a modalidade pregão obrigatoriamente na forma eletrônica.
  • 7 - Questão 48990.   Administração - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Acerca de processos organizacionais, julgue o item que se segue.

    Reengenharia consiste na redefinição das macro-organizações em uma operação completa, cuja finalidade é refletir sobre os processos de negócio que satisfazem às necessidades dos consumidores.
  • 8 - Questão 49012.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Julgue os itens a seguir, referentes a orçamento público.

    Após o envio do projeto de lei orçamentária anual (LOA) ao Congresso Nacional, a ministra do meio ambiente poderá enviar ao Poder Legislativo mensagem que altere a dotação orçamentária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), visando assegurar o pagamento de reajuste salarial aos servidores desse instituto, não previsto no projeto original.
  • 10 - Questão 48979.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Acerca de sanções administrativas, consórcios e convênios administrativos, rescisão de contrato administrativo e dispensa de licitação, julgue os itens a seguir.

    Tanto os consórcios quanto os convênios administrativos são acordos de vontades e não adquirem personalidade jurídica.