Questões de Concursos MPE SC

Resolva Questões de Concursos MPE SC Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 50746.   Direito Processual Penal - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • A competência, segundo o Código de Processo Penal, será determinada pela continência, quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influir na prova de outra infração e, por conexão, entre outros casos, se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contra as outras.
  • 2 - Questão 50856.   Direito Penal - Legislação Penal Especial - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • São deveres do condenado, previstos na Lei n.7.210/84: conduta oposta aos movimentos individuais ou coletivos de fuga ou de subversão à ordem ou à disciplina; submissão à sanção disciplinar imposta; indenização à vítima ou aos seus sucessores; indenização ao Estado, quando possível, das despesas realizadas com a sua manutenção, mediante desconto proporcional da remuneração do trabalho.
  • 3 - Questão 50792.   Direito Processual Civil - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • O novo Código de Processo Civil instituiu o incidente de resolução de demandas repetitivas, que consiste na identificação de processos que contenham a mesma questão de direito, a ser instaurado perante os tribunais de segunda instância, em pedido dirigido ao presidente do respectivo tribunal, que reunirá todos os processos conexos, em legítima supressão de instância, para dar-lhes solução uniforme dentro dos limites da competência territorial do tribunal.
  • 4 - Questão 50909.   Direito Constitucional - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • Dentre as vedações previstas pela Constituição Federal aos membros do Ministério Público, encontram-se a proibição do exercício de atividade político-partidária e do exercício de qualquer outra função pública, ainda que o membro se encontre em disponibilidade.
  • 6 - Questão 12920.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Administrador - MPE SC - FEPESE - 2014
  • Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei de acesso à informação.
  • 7 - Questão 12908.   Informática - Nível Superior - Administrador - MPE SC - FEPESE - 2014
  • São todas funções financeiras válidas do aplicativo Calc (BrOfce.org / LibreOfce) versão 4.0.4.2 em português: 

    1. LUCRO
    2. TAXA.NOMINAL
    3. TAXA.EFETIVA
    4. VPL

    Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
  • 8 - Questão 7308.   Informática - Nível Superior - Analista do Ministério Público - MPE SC - FEPESE - 2014
  • A quebra de seção é uma funcionalidade importante em um editor de texto.

    Analise as afirmativas abaixo com relação a essa funcionalidade no software de edição de texto Writer em português:

    1. Um documento pode apresentar várias seções e cada seção pode ser formatada de forma diferente.

    2. Para inserir uma nova seção o usuário deve clicar na opção Inserir da Barra de Menu, clicar na opção Seção e depois clicar no botão Inserir.

    3. Para inserir uma nova seção o usuário deve clicar na opção Inserir da Barra de Menu, clicar na opção Quebra e depois clicar na opção Seção.

    4. No Writer o número de quebras de seção é limitado a 15.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • 9 - Questão 50880.   Direito Eleitoral - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • Segundo a Lei n. 9.504/97 (Lei das Eleições), no ano em que se realizar eleição fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa.
  • 10 - Questão 7317.   Português - Nível Superior - Analista do Ministério Público - MPE SC - FEPESE - 2014
  • TEXTO 2

    O Brasil como problema


    Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

    Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

    Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.

    RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]
  • Considere o trecho abaixo, extraído do texto 2.

    Dizem, também, que nosso território é pobre – uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada – outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.”

    Assinale a alternativa correta.