Questões de MPE SC - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de MPE SC com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 231824 | Direito Administrativo, Licitação, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC, 2009

I - A licitação é dispensável quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

II - A licitação é inexigível para a aquisição de bens ou serviços nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condições ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Público.

III - A licitação é dispensável para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

IV - A licitação é dispensável nos casos de guerra e grave perturbação da ordem.

V - A licitação é inexigível quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.

Com fundamento na Lei Federal n. 8.666/93, em sua redação atual, estão corretas:

2 Questão 267971 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8.666 93, Analista Direito, MPE SC, FEPESE, 2014

Analise as afirmativas abaixo em matéria de licitações e contratos.


1. Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência aos bens e serviços produzidos no País.

2. As obras, serviços, exceto publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão precedidas de licitação.

3. A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

3 Questão 229518 | Direito Processual Penal, Liberdade provisória e relaxamento de prisão, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC, 2013

Texto associado.

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
"CERTO" (C) OU "ERRADA" (E)

Não será concedida fiança em caso de prisão militar.

4 Questão 235149 | Direito Tributário, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC, 2013

Texto associado.

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
"CERTO" (C) OU "ERRADA" (E)

Não incide ICMS - (Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação), imposto de competência dos Estados e do Distrito Federal, quanto a operações com livros, jornais e periódicos, inclusive sobre o papel destinado exclusivamente à impressão de tais produtos.

5 Questão 561297 | Informática, FTP, Analista em Auditoria, MPE SC, FEPESE, 2014

Analise as afirmativas abaixo com relação aos protocolos e serviços de Internet: 1. O protocolo FTP (File Transfer Protocol) é utilizado pelos servidores de correio eletrônico para transferência das mensagens de correio eletrônico. 2. IMAP e POP3 são protocolos utilizados para que os clientes de correio eletrônico enviem e recebam mensagens de servidores de correio eletrônico. 3. SMTP é um protocolo desenvolvido para garantir a transferência de mensagens de correio eletrônico de forma eficiente e confiável. 4. Quando digitamos um endereço (URL de um site) em um Navegador, ele irá fazer uso do protocolo DNS para traduzir o nome do host para um endereço IP. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

6 Questão 182960 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPE SC, ACAFE, 2009

Quais são os blocos especiais empregados nos cantos e encontros de parede para se manter a perfeita amarração, e que fazem parte da família do bloco de 14x19x39 cm (largura x altura x comprimento)?

7 Questão 112443 | Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE, 2009

Segundo o relatório GEO Brasil - Recursos Hídricos elaborado pela Agência Nacional de ÁguasANA em 2007, mais de 1,4 bilhões de pessoas vivem atualmente pelo mundo em bacias hidrográficas onde a utilização de água excede os níveis mínimos de reposição, conduzindo assim à dissecação dos rios e ao esgotamento das águas subterrâneas.

Assinale a alternativa que mostra a única região hidrográfica brasileira que enfrenta situação crítica quanto ao balanço hídrico.

8 Questão 232315 | Português, Morfologia Pronomes, Promotor de Justiça, MPE SC, FEPESE, 2014

Texto associado.

Analise os enunciados das Questões abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.

Considerando que os pronomes, assim como os nomes, funcionam como substantivos ou adjetivos, analise os pronomes destacados no texto a seguir:

“Comentou-se, mas comigo até agora ninguém falou. Em nenhum momento, colega meu de partido ou de outras bancadas ou o presidente do partido falaram (n)esse assunto. A questão de renúncia nunca foi por mim cogitada.”

No texto, foram destacados sete pronomes, mas, dentre eles, apenas três são pronomes substantivos.

9 Questão 185631 | Administração Pública, Administrador, MPE SC, FEPESE, 2014

Analise o texto abaixo:

.....................................................compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras ofciais de fomento.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

10 Questão 111188 | Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE, 2009

O Dicionário Cartográfico do Prof. Cêurio de Oliveira, uma importante publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na década de 80 do século passado, diz que o vocábulo cartografia foi criado pelo historiador português Visconde de Santarém, em carta de 8 de dezembro de 1839, escrita em Paris, e dirigida ao historiador brasileiro Adolfo Varnhagem.

O termo usado antes da divulgação e consagração do termo cartografia era: