Questões de Concursos MPE SP

Resolva Questões de Concursos MPE SP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q50999.   Eca - Direito da Criança e do Adolescente - Nível Superior - Promotor de Justiça Substituto - MPE SP - 2017
  • Nos termos do art. 3° da Lei Federal n° 8.069/90, “a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei...”.

    A partir de tal postulado, é correto afirmar que o dispositivo em comento instituiu o princípio da proteção integral, cujo conteúdo nuclear significa que as crianças e os adolescentes
  • 2 - Q50993.   Direito Penal - Nível Superior - Promotor de Justiça Substituto - MPE SP - 2017
  • É consequência automática da condenação criminal transitada em julgado: 
  • 3 - Q51051.   Direito Administrativo - Nível Superior - Promotor de Justiça Substituto - MPE SP - 2017
  • Analise as afirmações a seguir e, com fundamento na Lei n° 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), assinale a alternativa correta.
  • 4 - Q50994.   Eca - Direito da Criança e do Adolescente - Nível Superior - Promotor de Justiça Substituto - MPE SP - 2017
  • A respeito do delito de corrupção de menores, tipificado no artigo 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que se trata de crime
  • 5 - Q51043.   Direito Constitucional - Nível Superior - Promotor de Justiça Substituto - MPE SP - 2017
  • Segundo o Supremo Tribunal Federal, dentre as atuações do Poder Legislativo a seguir arroladas, decorrentes de emendas às Constituições Federal e Estaduais por iniciativa legislativa própria, a única que não viola o princípio da interdependência e harmonia entre as funções inerentes ao Poder do Estado, tal como concebidos pelo art. 2° da Constituição da República, é a de 
  • 6 - Q51061.   Direito Administrativo - Nível Superior - Promotor de Justiça Substituto - MPE SP - 2017
  • Assinale a alternativa correta.
  • 7 - Q46389.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - MPE SP - VUNESP - 2016
  • No programa de controle sanitário adotado em uma granja de bovinos de leite, está incluído o monitoramento semestral da tuberculose com o emprego do teste de tuberculina cervical simples. Se por ventura ocorrerem animais reagentes em tal prova, é correto afirmar que deve ser efetuada a confirmação da suspeita com o emprego do teste imunoalérgico cervical comparativo destinado a esclarecer a ocorrência de reações falso-positivas determinadas por
  • 8 - Q46372.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - MPE SP - VUNESP - 2016
  • O profissional responsável pelo controle de zoonoses em um dado município programou as atividades da sua equipe para que o setor identificasse todos os subgrupos das populações humana e canina em que ocorressem casos de leishmaniose visceral. Com essa conduta, ele ajustou a característica quantitativa de avaliação da vigilância epidemiológica definida como
  • 9 - Q51015.   Direito Civil - Nível Superior - Promotor de Justiça Substituto - MPE SP - 2017
  • A legislação brasileira, quanto ao regime de comunhão universal entre cônjuges, determina que são
  • 10 - Q51100.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Texto para a questão a seguir.

    Formação 

    Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
    A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
    Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
    Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

    (Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
  • Era meio-dia e ____ quando chegamos ____ observatório. Assinale a alternativa que completa esse enunciado de acordo com a norma culta.