Questões de Concursos MULTIRIO

Resolva Questões de Concursos MULTIRIO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 3392.   Português - Nível Médio - Técnico Administrativo - MULTIRIO - 2011
  • Por que a gente é assim?

    Quem nunca questionou por que algumas pessoas
    pensam e agem de certa forma, geralmente em momentos
    de total oposição aos nossos pensamentos e
    certezas? A questão é que essa pergunta é sempre
    feita em relação ao outro, àquele que não é igual a
    nós. Mas e quando a pergunta é direcionada para o
    próprio umbigo: por que a gente é assim?
    Há dois anos, vivo a aventura de pensar e produzir o
    projeto transmídia “Por que a gente é assim?”, uma
    tentativa tão ousada quanto exaustiva de mapear os
    comportamentos e os valores dos brasileiros hoje.
    Nossa proposta foi ter três frentes de comunicação:
    mídia digital, televisão e teatro de rua - todos desenvolvidos
    num processo de criação colaborativa. No site
    do projeto e no Facebook, reunimos artigos e imagens
    de blogueiros e fotógrafos convidados a refletir
    sobre os temas Sexo, Autoridade, Fé, Preconceito,
    Consumo e Educação. [...]
    Mas afinal, por que a gente é assim? Para onde
    queremos ir com este Brasil? Quais legados queremos
    deixar como sociedade? Em alguns países,
    como os Estados Unidos, esta discussão está mais
    articulada. [...]
    Por aqui, talvez o único valor cristalizado nos últimos
    50 anos (com orgulho ou desprezo) seja o “jeitinho
    brasileiro”, a tal malandragem que resolve tudo
    - não sem consequências. No entanto, é evidente
    que este Brasil está mudando e, em alguns aspectos,
    vertiginosamente.
    Nos últimos 18 anos, o Brasil se institucionalizou e
    mostrou que boa regulamentação é possível, além de
    absolutamente necessária. Hoje, a implantação das
    UPPs no Rio é uma parte evidente e concreta disso.
    Muito se tem falado - e o assunto é de extremo interesse
    e relevância - sobre a mudança demográfica que
    vivemos hoje com um novo paradigma: nos tornamos
    um país majoritariamente de classe média. Mas o que
    quer e como se comporta esta classe média? Com
    mais gente e mais consumo, como vamos solucionar
    os desafios de vivermos juntos nas grandes cidades?
    Daremos, de fato, importância à inclusão via educação
    pública, ou manteremos um regime de “reserva
    de mercado” ao deixarmos grande parte da população
    alijada de educação de qualidade? Continuaremos fingindo
    que as pessoas não são discriminadas por conta
    da sua classe social, da sua origem geográfica e
    da cor de sua pele?
    Enfim, algumas perguntas que devemos nos fazer ao
    tentarmos trazer para o presente o país do futuro que
    acreditamos merecer. O que queremos de nós?

    Guilherme Coelho – O Globo – publicado em 21/07/2011
    [adaptado]
  • Após a leitura do texto, conclui-se que, sob o ponto de vista do autor:
  • 2 - Questão 392.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Assistente de Produção - MULTIRIO - FJG
  • “Lixo a gente põe nos sacos de lixo, vêm os lixeiros, põem os sacos de lixo nos caminhões, e o lixo desaparece da nossa vista. Desaparece da nossa vista mas não desaparece de verdade porque nada no mundo desaparece. O lixo vai para outro lugar, longe dos olhos. E a montanha vai crescendo, crescendo, crescendo sem parar – até quando as montanhas de lixo poderão crescer?”

    (Rubem Alves: O Lixo in http:www.rubenalves.com.br/olixo.htm)

    O texto acima faz referência a um dos maiores problemas das grandes cidades hoje em dia. Algumas administrações públicas municipais têm procurado reduzir o acúmulo de lixo, desenvolvendo, com a participação da comunidade, projetos de:
  • 3 - Questão 476.   Informática - Nível Médio - Assistente de Produção - MULTIRIO - FJG
  • Visando a garantir a integridade do equipamento e a segurança dos dados, há necessidade de se inserir um equipamento de proteção na configuração dos microcomputadores, que equalize a voltagem fornecida pela concessionária de energia elétrica. Este equipamento é denominado:
  • 6 - Questão 3409.   Informática - Nível Médio - Técnico Administrativo - MULTIRIO - 2011
  • Microcomputadores utilizam determinados programas que facilitam as tarefas desenvolvidas pelos usuários. Tecnicamente, processadores de textos e planilhas eletrônicas fazem parte da seguinte categoria de software:
  • 8 - Questão 3415.   Informática - Nível Médio - Técnico Administrativo - MULTIRIO - 2011
  • A planilha abaixo, criada no Excel 2007 BR, possui as características listadas a seguir.

    I - Os dados das colunas A, B, C e D foram digitados.
    II - O valor em E4 foi obtido como resultado da soma de todos os valores dentre B4 e D4. A partir de E4 e, mediante os comandos de copiar e colar, foram obtidos os valores em E5 e E6.
    III - O valor em E7 representa a soma das células E4, E5 e E6.
    IV - O valor em E8 foi obtido por uma expressão que representa 10% do valor de E7.
    V - O valor de E9 representa a soma das células E7 e E8.

    Questão de Excel 2007 BR - Prova Multirio
    As expressões inseridas em E5 e E8 são,respectivamente:
  • 9 - Questão 473.   Informática - Nível Médio - Assistente de Produção - MULTIRIO - FJG
  • Um usuário está digitando um trabalho no Word e, após ter marcado um determinado parágrafo, acionou simultaneamente as teclas Ctrl e C. Em seguida, levou o cursor para a última posição da última linha e pressionou Enter. Feito isso, pressionou as teclas Ctrl e V ao mesmo tempo. O acionamento dessas teclas corresponde, respectivamente, às seguintes ações:
  • 10 - Questão 389.   Português - Nível Médio - Assistente de Produção - MULTIRIO - FJG
  • Os termos grifados em “Uma clínica de emagrecimento pode oferecer seu know-how tanto em artigos quanto numa aplicação que mede as calorias de uma refeição” podem ser respectivamente substituídos por: