Questões de Concursos Polícia Militar CE

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar CE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 16739.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2008
  • A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

    Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens
  • A cana-de-açúcar sustentou, por muito tempo, a economia colonial brasileira.
  • 3 - Questão 16839.   Direito Constitucional - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • Julgue os próximos itens, referentes à organização e ao funcionamento dos poderes da República, bem como à defesa do Estado e das instituições democráticas.

    O presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa, cujo tempo de duração não será superior a trinta dias podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
  • 4 - Questão 16798.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • No novo mapa da riqueza no Brasil, as cidades médias avançam e as capitais perdem espaço. Apesar dessa tendência, a riqueza continua concentrada no país. A renda gerada por apenas seis municípios — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus — responde por um quarto de toda a riqueza no país.

    Com base no fragmento de texto acima e nos diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

    Durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil ocorrida em junho de 2013, a cidade de Fortaleza recebeu significativo número de turistas estrangeiros e brasileiros para os jogos realizados na Arena Castelão, o que resultou em uma das maiores vendas de ingressos desse torneio.
  • 5 - Questão 16822.   Direito Administrativo - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • Julgue os próximos itens, referentes a cargos públicos, empregos públicos e responsabilidade civil do servidor.

    A proibição de acumular cargos públicos alcança todos os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, não se estendendo apenas aos empregos situados nas empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, cujo pessoal está submetido a regime jurídico de direito privado.
  • 6 - Questão 16843.   Direito Penal - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • Julgue os itens a seguir, acerca dos crimes contra a incolumidade pública.

    Um eletricista que, sem se utilizar dos cuidados necessários, por desconhecê-los, interromper o serviço de discagem do telefone 190 da polícia militar, prejudicando um serviço de utilidade pública, responderá por crime contra a incolumidade pública, na modalidade culposa, ante a ausência da potencial consciência da ilicitude
  • 7 - Questão 16816.   Legislação Estadual - Legislação Estadual do Ceará - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará.

    Um capitão da PMCE, com nove anos de efetivo serviço, requereu à autoridade responsável licença para tratar de interesse particular pelo período de dois anos. Nessa situação, a licença poderá ser-lhe concedida, somente se o afastamento do serviço pelo período requerido for contínuo.
  • 8 - Questão 16865.   Legislação Federal - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2014
  • Julgue os seguintes itens, à luz da Lei n. o 11.343/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), e do Decreto-Lei n. o 3.688/1941, também conhecido como Lei das Contravenções Penais.

    O ato de pedir, publicamente, com habitualidade, esmolas ou auxílio de qualquer natureza, a pretexto de pobreza ou necessidade, configura contravenção conhecida como mendicância, que, caso seja exercida por ociosidade ou cupidez, será considerada contravenção penal, nos termos da Lei das Contravenções Penais.