Questões de Concursos Polícia Militar ES

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar ES Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 17131.   Matemática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - EXATUS PR - 2013
  • Dados um cilindro circular reto e um cone circular reto de mesma altura e mesmo raio, é correto afirmar que o volume do cone é igual a:
  • 6 - Questão 17503.   História - História Geral - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2010
  • No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue os itens seguintes.

    No início da Idade Moderna, as grandes navegações inscreveram-se no marco da expansão comercial europeia, com a conquista de largas porções da África, da Ásia (Índias) e a descoberta de um mundo novo, a América.
  • 7 - Questão 17134.   Matemática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - EXATUS PR - 2013
  • Uma equipe composta por 12 operários, trabalhando 10 horas por dia, realiza determinada obra em 45 dias.

    Considerando-se o mesmo ritmo de trabalho, se essa equipe fosse constituída por 15 operários, e a carga horária de trabalho fosse de 8 horas por dia, a mesma obra seria realizada em:
  • 8 - Questão 18125.   História - História do Brasil - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

    Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

    A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.
  • Em meados do século XX, o Brasil passa a conviver com expressivo processo de urbanização, deixando para trás a imagem de uma sociedade historicamente rural.
  • 9 - Questão 18145.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • Com relação à geopolítica do mundo atual, julgue os itens seguintes.

    O governo brasileiro tem demonstrado interesse em colaborar com o desenvolvimento dos países vizinhos, por isso atendeu à solicitação do novo governo do Paraguai de redução nas tarifas cobradas por Itaipu e ampliou o fornecimento de energia para aquele país, em clara demonstração de boa vizinhança.
  • 10 - Questão 18150.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

    A contaminação de alimentos por produtos químicos nocivos à saúde humana, como agrotóxicos, adubos químicos, hormônios e medicamentos aplicados comumente ao gado, é considerada problema ambiental.