Questões de Concursos Polícia Militar ES

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar ES Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 17130 - Matemática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - EXATUS PR - 2013
  • Lucas possui um veículo que consome um litro de combustível a cada 11 km. Ao iniciar uma viagem, abasteceu o veículo completando o tanque de combustível e, após a parada para o almoço, verificou que havia consumido 40% do combustível. Para chegar ao seu destino, foi consumido mais 35% do combustível que havia quando ele iniciou a viagem, e ainda restaram 15 litros de combustível. A distância percorrida por Lucas nessa viagem foi de:
  • 3 - Questão 18145 - Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • Com relação à geopolítica do mundo atual, julgue os itens seguintes.

    O governo brasileiro tem demonstrado interesse em colaborar com o desenvolvimento dos países vizinhos, por isso atendeu à solicitação do novo governo do Paraguai de redução nas tarifas cobradas por Itaipu e ampliou o fornecimento de energia para aquele país, em clara demonstração de boa vizinhança.
  • 4 - Questão 18138 - História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

    A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

    Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.
  • O fascismo e o nazismo foram exemplos de regimes abertos e democráticos que o século XX conheceu.
  • 5 - Questão 17474 - Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2010
  • Com relação aos aspectos definidores da globalização contemporânea, incluindo a formação dos grandes mercados mundiais, julgue os itens que se seguem.

    A rápida circulação de capitais pelos mercados financeiros globais é facilitada pelas inovações tecnológicas que modernizam as comunicações, a exemplo do papel exercido pela Internet.
  • 7 - Questão 17487 - História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2010
  • A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política, com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante, expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo). Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a República, o país não deixou de ser elitista e socialmente excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que a Constituição de 1988 procura expressar.

    Considerando as informações do texto acima e a História Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.
  • A Primeira República brasileira constituiu-se no mais amplo domínio das oligarquias, com eleições fraudulentas e voto a descoberto, o que facilitava a manipulação dos resultados.
  • 9 - Questão 18152 - Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

    A poluição atmosférica está associada à presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As suas principais causas são a eliminação de resíduos por indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, entre outras, assim como a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.