Questões de Concursos Polícia Militar MA

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar MA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 41907.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • O extrativismo vegetal é uma atividade tradicional do Estado do Maranhão. Dentre os produtos do extrativismo o que mais se destaca é o babaçu. As amêndoas dessa palmeira são transformadas em óleo ou azeite, utilizados no preparo de alimentos, na produção de sabão ou cosméticos e como combustível. 

    Sobre o extrativismo do babaçu no Maranhão, assinale a afirmativa correta.
  • Questão 41891.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • “O presidente da OAB acentuou que são temas impregnados de preconceitos e que precisam ser discutidos de modo multidisciplinar”. 

    Assinale a afirmativa que indica o segmento do texto que confirma a opinião final expressada no trecho sublinhado.
  • Questão 41906.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • O censo de 2010, realizado pelo IBGE, evidenciou que a população total do Maranhão, aproximadamente 6.574.789 habitantes, representava cerca de 3,5% da população brasileira. Em relação à população do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

    I. O Maranhão apresenta o menor índice de urbanização dentre os estados brasileiros.
    II. A cidade de São Luís ultrapassou a marca de um milhão de habitantes.
    III. A população do Maranhão representa mais de 30% da população da Região Nordeste.

    Assinale:
  • Questão 41912.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • A estrutura das maiores metrópoles brasileiras apresenta situações e problemas que revelam a complexidade dos grandes espaços urbanos.

    As alternativas a seguir apresentam corretamente situações ou problemas relativos à organização interna das metrópoles brasileiras, à exceção de uma. Assinale-a.
  • Questão 41886.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O título do texto funciona como
  • Questão 41894.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  •                                                   A Segurança Pública no Brasil

    Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral. 

    Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, as rebeliões, as fugas, a degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, a corrupção, o aumento dos custos operacionais do sistema, os problemas relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e a morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil. 
                                                                                                                                      (http://www.observatoriodeseguranca.org/seguranca)

    Entre as manchetes a seguir, aquela que não se insere em nenhuma das questões aludidas no segundo parágrafo do texto é
  • Questão 41898.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • “Quanto mais a pena for rápida e próxima do delito, tanto mais justa e útil ela será” (C. Beccaria).

    Essas palavras apontam para uma crítica muito comum entre os brasileiros, que diz respeito à:
  • Questão 41893.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  •                                 Segurança Pública: balanço de 2011

            Mais um ano termina e os dilemas da segurança pública no Brasil persistem. Em 2011, tivemos algumas novidades. Mas, no geral, os indicadores de crimes e a desarticulação das agências encarregadas pela segurança no Brasil sinalizam que há um longo caminho a ser percorrido.
            Não obstante alguns avanços, essa política continua demonstrando que “remendos novos em panos velhos”, se necessários, são insuficientes para uma transformação do setor.
                                                                                                                                                                                    (Robson Sávio Reis Souza) 

    Assinale a alternativa que não equivale à expressão “não obstante alguns avanços”.
  • Questão 41913.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • O Brasil integrou-se, nas últimas décadas, ao processo de internacionalização da economia mundial. Os fatos que permitiram essa integração estão relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  • Questão 41909.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • Durante o período regencial (1831-1840) ocorreram revoltas nas províncias do norte – Maranhão e Pará – e nas do sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    As alternativas a seguir relacionam as causas da Balaiada, revolta que eclodiu no Maranhão em 1838, à exceção de uma. Assinale-a.