Questões de Concursos Polícia Militar MA

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar MA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q41905.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • Na década de 1970, o cultivo da soja passou a ocupar áreas do Centro-Oeste brasileiro. A partir da década de 1990 uma nova fronteira agrícola surgiu com a expansão da sojicultura nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.

    Com relação ao cultivo da soja no Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

    I. As empresas exportadoras de soja se utilizam, além de outros modais, da logística da Estrada de Ferro Carajás para o escoamento da produção.
    II. A área plantada e a produção de soja, no período de 1990 a 2005, apresentaram um grande crescimento.
    III. Os principais municípios produtores de soja no Maranhão estão situados no sul do estado e na divisa com o estado do Piauí.

    Assinale:
  • 2 - Q41915.   Informática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • Um usuário preparou uma apresentação usando o Microsoft PowerPoint 2007 e, posteriormente, foi convidado a fazer uma nova apresentação sobre o mesmo tema. Ele, no entanto, deseja fazer algumas alterações no arquivo original.

    Nesse contexto, considerando os recursos do PowerPoint, assinale a afirmativa correta.
  • 3 - Q41898.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • “Quanto mais a pena for rápida e próxima do delito, tanto mais justa e útil ela será” (C. Beccaria).

    Essas palavras apontam para uma crítica muito comum entre os brasileiros, que diz respeito à:
  • 4 - Q41907.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • O extrativismo vegetal é uma atividade tradicional do Estado do Maranhão. Dentre os produtos do extrativismo o que mais se destaca é o babaçu. As amêndoas dessa palmeira são transformadas em óleo ou azeite, utilizados no preparo de alimentos, na produção de sabão ou cosméticos e como combustível. 

    Sobre o extrativismo do babaçu no Maranhão, assinale a afirmativa correta.
  • 5 - Q41897.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • Um político inglês declarou certa vez que “Não se enforca um homem por ele ter roubado cavalos, mas para que os cavalos não sejam mais roubados”.

    Nesse caso, para esse político, a pena aplicada ao criminoso deve ser considerada como 
  • 6 - Q41895.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  •                                                   A Segurança Pública no Brasil

    Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral. 

    Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, as rebeliões, as fugas, a degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, a corrupção, o aumento dos custos operacionais do sistema, os problemas relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e a morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil. 
                                                                                                                                      (http://www.observatoriodeseguranca.org/seguranca)

    O primeiro parágrafo do texto mostra que a segurança pública passou a ser tema de debate tanto para especialistas quanto para o público em geral.

    Assinale a afirmativa que apresenta os temas citados no texto que dizem respeito diretamente à área do grande público.
  • 7 - Q41888.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • OAB: reforma do Código Penal é um retrocesso na democracia do país 

    O anteprojeto de reforma do Código Penal, elaborado de modo açodado por uma comissão de juristas, atualmente em fase de tramitação no Senado Federal, vai representar um retrocesso para a democracia brasileira. A afirmação é do presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, que promove amanhã (31), na sede da entidade, a segunda etapa do seminário sobre a reforma do Código Penal. O Brasil possui a quarta população carcerária do mundo e um déficit de 200 mil vagas nos estabelecimentos prisionais.

    Segundo Damous, não há dúvida de que o Código Penal brasileiro, em vigor desde 1942 e inspirado no código da Itália fascista de Mussolini merece ser reformado. A questão é: como deve ser feita a reforma? Quais condutas merecem ser criminalizadas? Que políticas criminais e penitenciárias nosso país deve adotar? Com o desafio de unificar em um único código toda a legislação penal aprovada nas últimas décadas, a comissão não teve tempo de incorporar propostas da sociedade, tampouco de especialistas em Direito criminal. 

    No anteprojeto a comissão de juristas - disse - chegou a aumentar penas e dificultar a concessão de benefícios aos que já estão presos, além de considerar, equivocadamente, que a prisão pode ser a solução para todos os males. No entanto, segundo ele, há algo de bom no atual debate: a proposta de reforma do Código Penal trouxe à tona para discussão temas considerados tabus e há muito evitados: aborto, eutanásia e prostituição. 

    O presidente da OAB acentuou que são temas impregnados de preconceitos e que precisam ser discutidos de modo multidisciplinar. Todos estes temas serão analisados em evento que acontecerá na sede da OAB-RJ amanhã (31) e no próximo dia 7, sempre a partir de 9h30. A entrada é franca no auditório "Ministro Evandro Lins e Silva" e vão participar dos debates juristas, médicos, psicólogos e líderes sociais.

                                                                                                                            (Jornal do Brasil. 30/10/2012) 
  • “O anteprojeto de reforma do Código Penal, elaborado de modo açodado por uma comissão de juristas, atualmente em fase de tramitação no Senado Federal, vai representar um retrocesso para a democracia brasileira.”

    Nesse primeiro segmento do texto, o termo açodado significa
  • 8 - Q41911.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • O crescimento do agronegócio significa modernização da agricultura, interdependência entre setores da economia, mudanças nas estruturas espaciais e amplas oportunidades de investimento de capital.

    Com relação ao agronegócio no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

    I. O funcionamento do agronegócio é regulado pela economia de mercado, pelas demandas urbanas e industriais e pelas frequentes fusões entre empresas industriais, comerciais e de serviços.
    II. O agronegócio provocou um maior desenvolvimento das indústrias que fornecem insumos e bens de capital para a agricultura e das que processam produtos agropecuários em mercadorias padronizadas para o consumo de massa.
    III. Nas adjacências das áreas agrícolas modernizadas, as cidades passaram a ser o lugar que atende à crescente demanda por produtos e serviços, tais como implementos agrícolas, centros de pesquisa em biotecnologia e serviços especializados em genética agrícola.

    Assinale:
  • 9 - Q41908.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • “O Maranhão passou a ser o primeiro estado brasileiro em número de conflitos agrários. Essa é a constatação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que (...) divulgou oficialmente no estado o seu 27º relatório anual sobre o tema. De acordo com a CPT, no ano passado, no Maranhão, foram registrados 251 casos de conflitos por terra, envolvendo 64.394 pessoas.” (g1.globo.com)

    Com relação às raízes históricas da violência no campo no Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

    I. No início da década de 1970, com o intuito de estimular a ocupação da região, o governo do Maranhão criou a
    Companhia Maranhense de Colonização (COMARCO), concedendo incentivos fiscais a grandes grupos empresariais, para a aquisição de vastas extensões territoriais a preços simbólicos, o que intensificou os conflitos de terra e a violência no campo.
    II. Para viabilizar a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o governo maranhense assinou, a favor da União, o decreto de desapropriação de terras ocupadas por comunidades quilombolas, gerando conflitos fundiários que continuam, ainda hoje, em disputa judicial.
    III. Com o avanço do agronegócio na primeira década do século XXI, criou-se uma nova fronteira agrícola na região de MAPITOBA (parte do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), o que valorizou a terra e aumentou os conflitos com os posseiros tradicionais.

    Assinale:
  • 10 - Q41916.   Informática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MA - FGV - 2012
  • Um usuário ligou para o suporte da empresa em que trabalha com a seguinte questão:

    “Abri o Internet Explorer em meu computador e ele está ocupando toda a tela. Estão faltando itens da barra de ferramentas e eu não consigo ver a barra de menus”.

    A orientação do suporte, para restaurar a visualização padrão do Internet Explorer por meio do teclado, foi a de que o usuário usasse