Questões de Concursos Polícia Militar PA

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar PA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 17462.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • No continente europeu, os movimentos separatistas mais violentos aconteceram, nas regiões das cadeias montanhosas do Cáucaso e dos Bálcãs. Sobre os conflitos étnicos e geopolíticos nesta região, enfatiza-se que: 
  • 3 - Questão 17457.   História - História do Brasil - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • A Revolta da Vacina, ocorrida entre 10 e 16 de novembro de 1904 no Rio de Janeiro, foi: 
  • 4 - Questão 17585.   Matemática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • No PAN 2011, o Brasil terminou a competição a frente de Cuba no que refere-se ao total de medalhas. A diferença de medalhas entre Brasil e Cuba foi de 5 e o total de medalhas ganhas por eles foi de 277. O número de medalhas ganhas pelo Brasil foi de:
    (Fonte: http://esporte.ig.com.br/panamericano/quadro-demedalhas/)
  • 5 - Questão 17581.   Matemática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • Uma prova de condicionamento físico realizada por uma academia militar possui uma pontuação máxima de 100 pontos para cada um dos testes. Supondo que um candidato consiga 3/5 da pontuação máxima no teste de flexão e extensão de cotovelos em suspensão na barra fixa; 85% da pontuação máxima no de resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador); 1/8 da pontuação máxima na corrida de 50 metros e 7/16  da pontuação máxima na corrida em 12 minutos. O total de pontos conseguido por esse candidato foi de:
  • 7 - Questão 17447.   História - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • A questão das investiduras consistiu numa disputa política entre o Papado e o Imperador do Sacro Império Romano Germânico, em meados do século X d.C, pelo direito de nomeação de sacerdotes para cargos eclesiásticos. O resultado da disputa foi a ascensão do Papa Gregório VII em 1073, antigo monge da Ordem Religiosa de Cluny, que buscava restaurar a autoridade moral da Igreja. A estratégia papal tomou como princípio: 
  • 8 - Questão 17438.   Português - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • E SE NÃO HOUVESSE NOITE

           Uma megalomaníaca, hollywoodiana intervenção humana poderia instalar uber-refletores na órbita da Terra e assim acabar com a escuridão. Mas, até este momento da história não há motivo para fazer algo tão faraônico. Então fiquemos com a alternativa astronômica. A única maneira de não haver noite é pela sincronização dos movimentos da Terra. Ou seja, se a rotação fosse igual à translação. Só assim o mesmo lado do planeta daria toda a volta ao redor do Sol sem deixar de ser iluminado. E, para isso, a velocidade da Terra no Sistema Solar deveria ser constante, o que implica uma órbita circular, e não elíptica.

          Mesmo com essas condições, seria dia para sempre somente em um lado do planeta. No outro, noite eterna. Um lugar inóspito, com temperaturas que podem ser baixas como as dos pólos e onde as formas de vida seriam diferentes das do lado iluminado. Algo como as profundezas abissais dos oceanos, mas na superfície. Teríamos dois planetas em um só. “Em movimento sincronizado, as condições climáticas seriam radicalmente diferentes. Dificilmente haveria a explosão da vida”, diz o astrônomo da USP, Enos Picazzio.

          No lado iluminado, as coisas tampouco seriam fáceis. A vida na Terra está programada para reagir à luz. A galinha, por exemplo, é fotossensível. Em condições naturais, ela só bota ovos quando o Sol nasce. Com ele a pino sempre, a ave como conhecemos dificilmente existiria. Já as plantas vivem de acordo com a duração da noite e do dia. Em noites curtas, como no verão, elas crescem. Na primavera elas florescem. “A ausência de sinais temporais poderia impedir a floração e a produção de frutos”, diz Sérgio Tadeu Meirelles, biólogo da USP. A vida como um todo seria adaptada não às andanças do Sol no céu, mas à mobilidade dele. E ele não serviria mais para contarmos o tempo. Essa função seria da Lua.

    In: Revista Superinteressante. nº306 - Jul/2012 
  • A influência da noite na cultura seria outra. Assim sendo, não teríamos:
  • 9 - Questão 17599.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • A criação de uma legislação trabalhista e social durante a chamada Era Vargas constituiu uma estratégia de cooptação de grupos políticos oposicionistas e de criação de uma atmosfera de conciliação nacional entre as classes sociais. Um dos seus efeitos mais destacados foi: 
  • 10 - Questão 17590.   História - História do Brasil - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • Entre as consequências políticas da Guerra do Paraguai para a política interna brasileira, destaca-se: