Questões de Concursos Polícia Militar PE

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar PE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 49895.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • Sobre as características e especificidades das Regiões de Desenvolvimento - RD do Estado de Pernambuco, analise os itens abaixo: 

    I. A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno.
    II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.
    III. A RD Metropolitana possui o maior quantitativo populacional e apresenta maior concentração de empreendimentos econômicos, com destaque para os que se originaram com a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que tem atraído diversos investimentos, inclusive os do setor imobiliário nas localidades próximas ao referido empreendimento.
    IV. Na RD do Agreste Setentrional, especialmente nos Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, observa-se um significativo crescimento dos centros urbanos em razão, sobretudo, dos incentivos ao polo industrial de confecções.

    Estão CORRETOS apenas
  • Questão 17252.   Português - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • TEXTO 1

    A importância da participação da família no desenvolvimento da criança é indiscutível, mas, neste século, os pais deixaram de lado a educação dos filhos, já que esperam que tudo venha da escola. Sem a transmissão de valores, a criança tem dificuldade em processar mentalmente estímulos, de relacionar fatos e estabelecer a importância entre eles. Deixa, portanto, de aprender com os erros do passado. O processo de mediação pode estar presente em qualquer situação do dia a dia. Numa viagem de férias, uma mãe estará mediando o aprendizado de seu filho, ao juntar ao lazer algumas histórias sobre o local, ao chamar a atenção para a arquitetura ou o comportamento das pessoas.

    Segundo o texto 1,

    MORAES, Rita. Deixe-me pensar. Isto é, 30 jun.1998. (Adaptado)
  • Questão 17314.   Direitos Humanos - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • Com base na Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o , do art. 226, da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências, responda: Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, os seguintes procedimentos, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal:

    I. Ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar a representação a termo, se apresentada.

    II. Colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e de suas circunstâncias.

    III. Remeter, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, expediente apartado ao juiz com o pedido da ofendida, para a concessão de medidas protetivas de urgência.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • Questão 49900.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • Leia os textos a seguir: 

    Texto I
    “A cultura Afrodescendente tem sido muitas vezes reificada, apresentada como um repertório inerte de tradições, como se não estivesse enraizada em processos culturais dinâmicos e em ambientes sociais desiguais...”.
    LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afro-descendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 39. 

    Texto II
    “A cultura e o folclore são meus / Mas os livros foi você quem escreveu... / Perseguidos sem direito nem escolas / Como podiam registrar as suas glórias / Nossa memória foi contada por vocês / E é julgada verdadeira como a própria lei / Por isso, temos registrado em toda a história / Uma mísera parte de nossas vitórias / Por isso, não temos sopa na colher / E sim, anjinhos para dizer que o lado mau é o Candomblé...”. 

    Texto III
    “O preconceito racial a que são submetidos não só os maracatuzeiros e maracatuzeiras mas toda a população negra desta cidade está oculto nas falas, nos procedimentos, nos gestos...”.

    LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afrodescendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 11. 

    Com base nos textos, analise aspectos das manifestações culturais Afro-Brasileiras em Pernambuco e assinale a alternativa CORRETA. 
  • Questão 49896.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • Sobre o relevo de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA
  • Questão 49879.   Direito Constitucional - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • As definições a seguir correspondem aos conceitos de alguns institutos inerentes aos Direitos Políticos. Analise-as. 

    I. Direito, que tem o cidadão para eleger, ser eleito e participar da organização e da atividade do poder estatal.
    II. Exercício da democracia direta, forma de consulta ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.
    III. Refere-se à aptidão do cidadão de ser votado, de ser eleito para cargos representativos da democracia.
    IV. Projeto de lei apresentado ao Poder Legislativo por uma parcela da população. 

    Assinale a alternativa que apresenta as associações CORRETAS
  • Questão 17264.   Informática - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • Um documento deve ser digitado com 600 palavras, em um máximo de 60 linhas e 4 parágrafos. No Microsoft Word 2010, na versão original, o controle dessas características pode ser feito
  • Questão 17316.   Direitos Humanos - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • Considera-se a Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes, adotada pela Resolução 39/46, da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1984.

    Artigo 4

    1. Cada Estado Parte assegurará que todos os atos de tortura sejam considerados crimes nos termos da sua lei penal. O mesmo aplicar-se-á à tentativa de infligir tortura e a todo ato praticado por qualquer pessoa que constitua cumplicidade ou participação em tortura.

    2. Cada Estado Parte penalizará adequadamente tais crimes, levando em consideração sua gravidade.

    Responda:

    Cada Estado Parte tomará as medidas que sejam necessárias, de modo a estabelecer sua jurisdição sobre os crimes previstos no artigo 4, nos seguintes casos:

    I. quando os crimes tenham sido cometidos em qualquer território sob a sua jurisdição ou a bordo de um navio ou de uma aeronave registrada no Estado em apreço.

    II. quando o suposto criminoso for nacional do Estado em apreço.

    III. quando a vítima for cidadã do Estado em apreço, se este o considerar apropriado.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • Questão 17259.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2014
  • Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação equivalente à afirmação: “Se Clube A é campeão do torneio, então Clube B não é”.
  • Questão 49882.   Direito Constitucional - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • Sobre os Remédios constitucionais previstos na Constituição Federal, analise os itens a seguir:

    I. O Habeas Corpus é cabível para proteger o direito de ir e vir, ou seja, de circulação de mercadoria nacional.
    II. O Mandado de Segurança é cabível, para proteger direito não amparado por habeas corpus ou habeas data, dentre outros requisitos.
    III. O Mandado de Injunção é cabível, sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
    IV. A ação popular pode ser proposta por um único cidadão. 

    Está(ão) CORRETA(S)