Questões de Concursos Polícia Militar RJ

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar RJ Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 17632.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Leia o texto a seguir:

     “Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar nefando para desestimular a própria ideia de alguém roubar sua loja, que ela ocupava com postura militar, voz gélida e até uma respiração que cheirava “heil Hitler”. A loja em si era branca e fria, completamente exangue. A casinha espremida ao seu lado tremia com um pouco mais de severidade do que as outras construções da Rua Himmel. Frau Diller administrava esse sentimento, servindo-o como o único produto grátis de suas instalações. Ela vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro Reich. Mesmo quando começou o racionamento, mais para o fim do ano, sabia-se que ela vendia por baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter e doava o dinheiro para o Partido Nazista”.
    (ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008. p.37.)

    O texto retrata o comportamento de uma comerciante na Alemanha nazista. Com base nos conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta:
  • Questão 17629.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Um estudante precisa fazer um intercâmbio, embarca em uma viagem às 13:00 horas, do dia 23 de maio, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 12 horas. Qual o dia e o horário de chegada do estudante ao ponto B?
  • Questão 52547.   Direito Administrativo - Nível Superior - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - IBADE - 2017
  • Acerca de contratos administrativos, considere a seguinte situação hipotética. A Administração Pública contrata uma empreiteira para realizar uma obra. A Administração Pública interrompe durante 30 dias retardando sua execução. Essa interrupção vai impactar o contrato, porque os custos da empreiteira aumentaram, pois os empregados ficam propriamente parados, mas recebem. Essa interrupção é caracterizada como: 
  • Questão 17611.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Obedecendo a normas gramaticais referentes à regência verbal, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de linha contínua no texto:
  • Questão 52550.   Direito Administrativo - Nível Superior - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - IBADE - 2017
  • Assinale a assertiva correta a respeito da responsabilidade civil do Estado. 
  • Questão 17652.   Direito Constitucional - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Dentre as observações abaixo sobre os direitos e garantias individuais NÃO podemos dizer que:
  • Questão 17619.   Matemática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Luciano pretende comprar um aparelho celular em uma loja que oferece desconto de 30% no preço da etiqueta para as compras à vista, ou se preferir, ele pode parcelar o preço da etiqueta em 3 prestações mensais iguais, sendo que a primeira deve ser paga um mês após a compra. A taxa mensal de juros embutida nessa venda parcelada é igual a, aproximadamente:
  • Questão 6086.   História - Nível Médio - Soldado PM - Polícia Militar RJ - 2010
  • Leia o texto abaixo.

    Durante cerca de trinta anos após a chegada da esquadra comandada por Cabral, o Estado Português não iniciou a
    colonização de fato do Brasil, ficando o período conhecido como pré-colonial.


    Assinale a opção que apresenta características marcantes desse período.
  • Questão 17634.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Leia o texto: 

    “Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os dois são levados para quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de  1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos, como Ênio Silveira, dono da editora Civilização Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell), que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é transferido para um outro quartel, em vila militar no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis, Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira “selvagemente grande” cultivada por quase dois anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos para Salvador e lá permanecem confinados por mais quatro meses. Proibidos de se apresentar em público e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao embarcar para Londres, um dos policiais afirma para Caetano:
    - Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se entregar logo que chegue para nos poupar trabalho”.
    (MARCELO, Carlos. 1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro:Agir, 2009. p.40.)

    Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ditadura Militar Brasileira (1964 - 1985), assinale a alternativa correta: