Questões de Polícia Militar RJ Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Polícia Militar RJ com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 52539. Direito Administrativo, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, IBADE, Ensino Superior, 2017

O ato administrativo que fique com sua eficácia dependente de uma condição, que vai ser atendida por outro órgão, cuja vontade se funde para formar uma só vontade autônoma, é denominado: 

2Questão 17660. Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR, Ensino Médio, 2014

Considere as afirmativas abaixo: 

I - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social.
II - Segundo Durkheim, o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
III - A educação na visão de Max Weber objetiva transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. 

Assinale a alternativa correta:

3Questão 17634. História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR, Ensino Médio, 2014

Leia o texto: 

“Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os dois são levados para quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de  1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos, como Ênio Silveira, dono da editora Civilização Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell), que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é transferido para um outro quartel, em vila militar no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis, Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira “selvagemente grande” cultivada por quase dois anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos para Salvador e lá permanecem confinados por mais quatro meses. Proibidos de se apresentar em público e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao embarcar para Londres, um dos policiais afirma para Caetano:
- Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se entregar logo que chegue para nos poupar trabalho”.
(MARCELO, Carlos. 1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro:Agir, 2009. p.40.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ditadura Militar Brasileira (1964 - 1985), assinale a alternativa correta:

4Questão 17639. Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR, Ensino Médio, 2014

O arquivo de texto concurso.txt ocupa exatamente 3 bytes. Quantos bits são necessários para o armazenamento deste arquivo?

5Questão 6102. Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, Ensino Médio, 2010

Como são conhecidas as cópias de segurança de arquivos?

6Questão 17659. Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR, Ensino Médio, 2014

Leia o texto a seguir: 

“No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.

(Disponível em: Acesso em: 19 abril 2014.)

Com base no texto é possível relacioná-lo à discriminação com a população:

7Questão 8565. Matemática, Oficial Administrativo, Polícia Militar RJ, VUNESP, Ensino Médio, 2014

O dono de uma loja comprou 500 latas pintadas e constatou que 5% delas apresentavam arranhões na pintura, e 8% das demais latas apresentavam pequenos amassados. Sabendo que não havia pequenos amassados e arranhões em uma mesma lata, então, em relação ao número total de latas compradas, a porcentagem de latas sem pequenos amassados e sem arranhões era, aproximadamente, de

8Questão 8569. Matemática, Oficial Administrativo, Polícia Militar RJ, VUNESP, Ensino Médio, 2014

Um trecho de uma estrada com 5,6 km de comprimento está sendo reparado. A empresa A, responsável pelo serviço, já concluiu 3/7 do total a ser reparado e, por motivos técnicos, 2/5 do trecho que ainda faltam reparar serão feitos por uma empresa B. O número total de metros que a empresa A ainda terá que reparar é

9Questão 6103. Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, Ensino Médio, 2010

A parte física (hardware) do computador pode ser entendida como um conjunto de placas, componentes e circuitos eletrônicos que se comunicam através de barramentos.

Com base nessa afirmação, assinale a opção que descreve a função do dispositivo de forma correta.

10Questão 6100. Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, Ensino Médio, 2010

Em uma sociedade capitalista, dividida em classes sociais, a mobilidade social vertical ascendente não se dá de maneira igual para todos os indivíduos. A ascensão social depende muito da origem de classe de cada indivíduo.

Essa afirmação