Questões de Concursos Polícia Militar RR com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Polícia Militar RR com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Considere as seguintes assertivas, de acordo com o Estatuto dos Militares do Estado de Roraima:

I. A Polícia Militar tem competência de realizar o policiamento ostensivo, a preservação da ordem pública, além de outras previstas em lei.
II. Corpo de Bombeiros Militar tem como competência a coordenação e a execução da defesa civil, a prevenção e o combate a incêndios e perícias de incêndios, além de outras previstas em Lei.
III. A carreira militar é privativa de brasileiro nato ou naturalizado;
IV. As normas dispostas no Estatuto não se aplicam aos militares estaduais da Reserva Remunerada e aos Reformados;
V. Os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ex-território Federal de Roraima são militares da União cedidos ao Estado de Roraima e se subordinam diretamente ao Presidente da República.

Está correto o que se afirma APENAS em:
Texto associado.

TEXTO I
Começa processo para tombar Pedra Pintada


Integrantes do Ministério Público Federal em Roraima, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram esta semana na Pedra Pintada, sítio arqueológico que integra o Patrimônio Cultural Brasileiro protegido pela Lei 3.924/61, localizado na Terra Indígena São Marcos, no Município de Pacaraima, norte do Estado. O objetivo da visita ao sítio arqueológico da Pedra Pintada foi identificar a atual situação do local, seu acesso e conservação, além de instruir e iniciar o processo de tombamento do sítio. O primeiro passo foi afixar placas de identificação. A equipe também visitou a Terra Indígena Anaro. Os integrantes da aldeia são os responsáveis pela proteção do sítio arqueológico, sobretudo quanto ao seu acesso e visitação. Conforme o procurador da República Fernando Machiavelli Pacheco é necessário iniciar o processo de tombamento para proteger o sítio arqueológico. “Depois de concluir o processo, a comunidade poderá, inclusive, desenvolver o turismo de forma sustentável no local”, disse. O procurador da República Fernando Machiavelli Pacheco conversou com a comunidade, ouviu algumas reivindicações e falou da preocupação das instituições na defesa do patrimônio histórico e defesa dos direitos indígenas, além de outros temas relativos à manutenção da posse da Terra Indígena, do fornecimento de energia elétrica - ainda inexistente-, do acesso à saúde e à educação. SÍTIO - A Pedra Pintada fica no interior da Terra Indígena São Marcos e a visitação ao sítio, só é permitida atualmente, pela Fundação Nacional do Índio. A Pedra tem mais de 35 metros de altura, com altitude de 83 metros em relação ao nível do mar. Dentro da pedra é possível encontrar uma caverna, além de pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, entre outros artefatos. Por fora da rocha, há pinturas em cor branca rosada.

Disponível em http://folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=142770, acesso em 22/12/12.

A partir do TEXTO I, quanto ao uso da vírgula, marque a alternativa INCORRETA :
São espécies de pena:
Complete a lacuna com a alternativa CORRETA:
Conceder-se-á ________________________ sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:

I - O ponto de maior altitude do estado é a Serra do Sol.
II - O relevo de Roraima é predominantemente plano.
III - Os Rios Uraricoera e Tacutú dão origem ao Rio Branco.
IV - A rede hidrográfica de Roraima faz parte da Bacia do Rio Amazonas.
Considerando o editor de texto “Microsoft Word 2010” é INCORRETO afirmar que o mesmo, no ato de salvamento em “Salvar como”, permite salvar o arquivo como:
Texto associado.

TEXTO II

Neto do Nordeste

Eliakin Rufino

Eu tenho um pé no Ceará
O meu avô era de lá
Eu tenho um pé no Maranhão
Eu tenho mais eu tenho a mão

Eu tenho um pé no Piauí
Rio Grande do Norte passa por aqui
Eu tenho um pé em Pernambuco
Tenho uma perna no sertão

Eu tenho um braço na Bahia
Uma costela em Alagoas
Na Paraíba o coração

Quem é filho do Norte
É neto do Nordeste
Sou chuva na floresta
Sou mandacaru do agreste

Quem é filho do Norte
É neto do Nordeste
Sou farinha de caboclo
Eu sou cabra da peste

Disponível em http://letras.mus.br/eliakin-rufino/neto-do-nordeste/

Julgue os itens, a partir do TEXTO II e assinale a alternativa CORRETA:

I. Na quarta estrofe, o poeta estabelece um paralelismo entre o Norte-chuva na floresta e Nordeste-mandacaru do agreste.
II. Na quinta estrofe, “farinha de caboclo” faz uma referência à tradição nortista de produzir um tipo específico de farinha. III. Na quinta estrofe, “farinha de caboclo” está para o Norte assim como “cabra da peste” está para o Nordeste.
IV. A palavra “caboclo” possui significado distinto da tradição, podendo significar indígena, na região Norte, em Roraima. Logo seria também “farinha feita por indígenas”.
Julgue os itens e assinale a alternativa CORRETA:

I - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
II - É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará exclusivamente nos casos de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.
III - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.
Com relação aos órgãos de direção que compõe o Comando-Geral da Polícia Militar de Roraima, considere:

I. A Polícia Militar é dirigida por um Comandante-Geral, cargo privativo de Oficial Superior da ativa ou da reserva do último posto da Corporação, com equivalência funcional, direitos e prerrogativas de Secretário de Estado, de livre nomeação e exoneração pelo Governador do Estado.
II. O Estado-Maior-Geral da Polícia Militar é o órgão de direção geral, perante o Comandante- Geral, responsável pelo ensino, instrução, manutenção, cultura, estudo, planejamento, coordenação, fiscalização e controle de todas as atividades da Corporação.
III. O Controle Interno é o órgão responsável pela execução das atividades de auditoria, fiscalização e avaliação de gestão, bem como, o acompanhamento da execução orçamentária, financeira, patrimonial, administrativa e contábil da Corporação ou qualquer ato que resulte em receita e despesa para o Poder Executivo Estadual.
IV. As Assessorias destinam-se a realizar a promoção de oficiais e de praças e terão seu funcionamento disciplinado por leis específicas e normas peculiares.

Está correto o que se afirma APENAS em:
Texto associado.

TEXTO II

Neto do Nordeste

Eliakin Rufino

Eu tenho um pé no Ceará
O meu avô era de lá
Eu tenho um pé no Maranhão
Eu tenho mais eu tenho a mão

Eu tenho um pé no Piauí
Rio Grande do Norte passa por aqui
Eu tenho um pé em Pernambuco
Tenho uma perna no sertão

Eu tenho um braço na Bahia
Uma costela em Alagoas
Na Paraíba o coração

Quem é filho do Norte
É neto do Nordeste
Sou chuva na floresta
Sou mandacaru do agreste

Quem é filho do Norte
É neto do Nordeste
Sou farinha de caboclo
Eu sou cabra da peste

Disponível em http://letras.mus.br/eliakin-rufino/neto-do-nordeste/

Assinale a alternativa FALSA, quanto ao uso dos pronomes de tratamento: