← Início

Questões de Concursos - Prefeitura de Aracajú SE - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Prefeitura de Aracajú SE - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Uma paciente de 37 anos de idade, com 32 semanas de gestação, foi atendida na emergência da maternidade, com quadro de edema importante de membros inferiores e cefaléia intensa. No exame clínico, constatou-se presença de hipertensão arterial e o diagnóstico é de pré-eclâmpsia. Iniciou-se tratamento com metildopa, dexametasona e sulfato de magnésio. Depois de 48 horas, como foi observado que havia sofrimento fetal, que a pressão arterial ainda persistia elevada e que havia risco de morte da paciente, decidiu-se interromper a gravidez e retirar o feto.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes, com relação a gestação, hipertensão arterial e pré-eclâmpsia.

A interrupção da gravidez pode ser feita com a administração de drogas que antagonizam a ocitocina ou as prostaglandinas.

Um paciente do sexo masculino, com 36 anos de idade e 50 kg, com diagnóstico de síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), foi internado com quadro de pneumonia causada por Pneumocystis carinii e medicado com Bactrim® (sulfametoxazol + trimetropima). Quando administrados em associação, a trimetropima e o sulfametoxazol têm uma eficácia com doses de 1/10 ou menores que as necessárias para a administração isolada das drogas. Ambas as drogas afetam a síntese final do tetraidrofolato das bactérias, embora em fases diferentes. O sulfametoxazol atua em uma fase anterior na geração de folato, e a trimetropima inibe a diidrofolato-redutase, uma enzima importante para a síntese final do tetraidrofolato. A dose eficaz recomendada para esse caso é de 15 a 20 mg/kg/dia de trimetropima e 75 a 100 mg/kg/dia de sulfametoxazol divididas em quatro dosagens. Cada ampola de 5 ml de Bactrim® contém 80 mg de trimetropima e 400 mg de sulfametoxazol.

Considerando o caso clínico e as informações acima, julgue os itens subseqüentes.

A indicação de três ampolas de Bactrim® EV (endovenosa) a cada 6 horas para o paciente está correta.

No que se refere a bioensaios de toxicidade, julgue os itens seguintes.

No laudo técnico sobre o bioensaio utilizado, não há necessidade de se incluir informações sobre os controles positivo e negativo utilizados.

De acordo com a portaria GM n.º 3.916/1998, referente à política nacional de medicamentos, a assistência farmacêutica é um grupo de atividades relacionadas com o medicamento e destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e o controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. Considerando a abrangência do tema focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A assistência farmacêutica não estabelece que o farmacêutico deve alertar e questionar o médico para o risco de agravamento do broncoespasmo, caso tenha prescrito propranolol para um paciente asmático severo que faz uso de salbutamol.

Análises hematológicas, sejam celulares das séries branca e vermelha, sejam dos componentes plasmáticos, são procedimentos essenciais em investigação diagnóstica de um grande número de patologias. A respeito dos princípios que norteiam tais análises, julgue os itens subseqüentes.

O nível de ferritina sérica encontra-se aumentado na presença de anemia ferropriva.

O uso simultâneo de vários agentes terapêuticos tornou-se comum. Esse é um dos fatores capazes de alterar a resposta a drogas. A combinação de dois ou mais fármacos pode ocasionar redução da eficácia terapêutica e exacerbação da toxicidade. Assim, é preciso sempre considerar as propriedades dos medicamentos, como, por exemplo, o fato de que o hidróxido de alumínio é um agente quelante e que o Hipericum perforatum (erva de São João) é um indutor da atividade citocromo P450. Considerando a importância das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem.

Pacientes com insuficiência renal que recebem medicamento de excreção renal apresentam aumento da concentração plasmática do medicamento e podem, assim, aumentar as chances de uma interação indesejável.

O cultivo da papoula (Papaver somniferum) e a extração lícita do ópio são restritos à Índia e estão sob controle da Organização Mundial de Saúde. Da papoula são extraídos alcalóides isoquinoléicos, tais como morfina e codeína, que são de extrema importância para a indústria farmacêutica. Considerando as principais propriedades dos alcalóides, julgue os itens subseqüentes.

A morfina é amplamente utilizada em pacientes com neoplasia em fase terminal, visando induzir analgesia e sedação.

O cultivo da papoula (Papaver somniferum) e a extração lícita do ópio são restritos à Índia e estão sob controle da Organização Mundial de Saúde. Da papoula são extraídos alcalóides isoquinoléicos, tais como morfina e codeína, que são de extrema importância para a indústria farmacêutica. Considerando as principais propriedades dos alcalóides, julgue os itens subseqüentes.

Os alcalóides são substâncias nitrogenadas que agem no sistema nervoso central por serem estruturalmente semelhantes às aminas biogênicas.

A ventilação e a refrigeração de ambientes garantem o conforto térmico e a salubridade do ar para os usuários de obras civis. Julgue os itens que se seguem, relacionados a instalações de ventilação e ar condicionado.

Filtros secos, filtros de carvão ativado e filtros úmidos são alguns dos dispositivos utilizados para a purificação do ar em sistemas de ar condicionado.

Julgue os itens que se seguem, relacionados a instalações hidráulicas de obras civis.

A caixa de quebra-pressão é uma tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais.