Questões de Concursos Prefeitura de Araxá MG

Resolva Questões de Concursos Prefeitura de Araxá MG Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 28422 - Eca - Lei n 8069 de 1990 - Nível Médio - Agente Socioeducativo - Prefeitura de Araxá MG - FRAMINAS - 2013
  • Assinale, a seguir, a alternativa que complementa CORRETAMENTE o seguinte enunciado: Ao cuidar das regras gerais de adoção, o Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 41, atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com os pais biológicos e parentes,salvo no caso de
  • 2 - Questão 28415 - Matemática - Nível Médio - Agente Socioeducativo - Prefeitura de Araxá MG - FRAMINAS - 2013
  • Um supervisor precisou adquirir material de escritório para o próximo mês. Sabendo-se que, no último mês, foram gastos R$ 1 000,00, em 20 dias trabalhados, e que, no próximo mês, a demanda média diária continuará a mesma, assinale aalternativa que indica CORRETAMENTE qual será a previsão de gasto com material de escritório no próximo mês, quando serão trabalhados 25 dias:
  • 3 - Questão 28423 - Eca - Lei n 8069 de 1990 - Nível Médio - Agente Socioeducativo - Prefeitura de Araxá MG - FRAMINAS - 2013
  • Marque, abaixo, a alternativa que completa CORRETAMENTE este enunciado: Conforme o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra a criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados
  • 4 - Questão 28410 - Português - Nível Médio - Agente Socioeducativo - Prefeitura de Araxá MG - FRAMINAS - 2013
  • A BUSCA DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA

    É na puberdade que o jovem reconstrói seu universo interno e cria relações com o mundo externo.                             Entenda os processos que marcam a fase.

    (1§) A transformação tem início por volta dos 11 anos. Meninos e meninas passam a contestar o que os adultos dizem. Ora falam demais, ora ficam calados. Surgem os namoricos, as implicâncias com outros adolescentes e a vontade de conhecer intensamente o mundo. Os comportamentos variam tanto que professores e pais se sentem perdidos: afinal de contas, por que os adolescentes são tão instáveis?

    (2§) A inconstância, nesse caso, é sinônimo de ajuste. É a maneira que os jovens encontram para tentar se adaptar ao fato de não serem mais crianças - nem adultos. Diante de um corpo em mutação, precisam construir uma nova identidade e afirmar seu lugar no mundo. Por trás de manifestações tão distintas quanto rebeldia ou isolamento, há inúmeros processos psicológicos para organizar um turbilhão de sensações e sentimentos. A adolescência é como um renascimento,marcado, dessa vez, pela revisão de tudo o que foi vivido na infância.

    (3§) Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto, autora de clássicos sobre a psicologia de crianças e adolescentes, os seres humanos têm dois tipos de imagem em relação ao próprio corpo: a real, que se refere às características físicas, e a simbólica, que seria um somatório de desejos, emoções, imaginário e sentido íntimo que damos às experiências corporais.Na adolescência, essas duas percepções são abaladas. A puberdade (conjunto das transformações ligadas à maturação sexual) faz com que a imagem real se modifique - a descarga de hormônios desenvolve características sexuais primárias (aumento dos testículos e ovários) e secundárias (amadurecimento dos seios, modificações na cintura e na pélvis, crescimento dos pelos, mudanças na voz etc.). É comum que aflorem sentimentos contraditórios: ao mesmo tempo em que deseja se parecer com um homem ou uma mulher, o adolescente tende a rejeitar as mudanças por medo do desconhecido. Essas mudanças do corpo acabam refletindo em mudanças sociais. Isso, para o jovem, é assustador.

    (4§) Isso ocorre porque a imagem simbólica que ele tem do corpo ainda é carregada de referências infantis que entram em contradição com os desejos e a potência sexual recém-descoberta. É como se o psiquismo do jovem tivesse dificuldade para acompanhar tantas novidades. Por causa disso, podem surgir dificuldades  de higiene, como a de jovens que não tomam banho porque gostam de sentir o cheiro do próprio suor (que se transformou com a ação da testosterona) e a de outros que veem numa parte do corpo a raiz de todos os seus problemas (seios que não crescem, pés muito grandes, nariz torto etc.). São encanações típicas da idade e que precisam ser acolhidas. "O jovem deve ficar à vontade para tirar dúvidas e conversar sobre o que ocorre com seu corpo sem que sinta medo de ser diminuído ou ridicularizado. Além disso, ele necessita de privacidade e, se não quiser falar, deve ser respeitado", afirma Lidia Aratangy, psicóloga e autora de  livros sobre o tema. Apenas quando perduram as sensações de estranhamento com as mudanças fisiológicas um encaminhamento médico é necessário.

    (http://goo.gl/vLF5z. Acesso: 10/10/2012. Adaptado.)
  • Releia com atenção este trecho do terceiro parágrafo:

    “Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto, autora de clássicos sobre a psicologia de crianças e adolescentes, os seres humanos têm dois tipos de imagem em relação ao próprio corpo: a real, que se refere às características físicas, e a simbólica, que seria um somatório de desejos, emoções, imaginário e sentido íntimo que damos às experiências corporais. Na adolescência, essas duas percepções são abaladas.”

    Sobre esse trecho do terceiro parágrafo foram feitas algumas afirmações. Analise-as, classificando-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas:

    ( ) O adjetivo “francesa”, usado em “Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto”, pode ser considerado como uma estratégia para garantir maior credibilidade ao assunto tratado no texto
    ( ) Os dois pontos foram usados no trecho com o propósito de indicar uma enumeração de argumentos.
    ( ) Há um aposto entre vírgulas no trecho: “...a real, que se refere às características físicas, ea simbólica...”
    ( ) No contexto em que ocorre, a expressão “na adolescência” tem sentido de “período de tempo”.
    ( ) O trecho “autora de clássicos sobre a psicologia das crianças e adolescentes” é uma informação adicional que pode ser retirada do trecho sem que haja perda do potencial argumentativo do texto.

    A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:
  • 6 - Questão 28419 - Conhecimentos Específicos - Direito à Liberdade ao Respeito e à Dignidade - Nível Médio - Agente Socioeducativo - Prefeitura de Araxá MG - FRAMINAS - 2013
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em seu artigo 4°, estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. A garantia de prioridade de que trata essa lei compreende:

    Leia com atenção os itens a seguir, a respeito do complemento CORRETO do enunciado acima :

    I) Acesso à escola privada ou pública mais próxima de sua residência.
    II) Precedência absoluta de atendimento nos serviços públicos, privados ou de relevância pública.
    III) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. IV) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

    Analise os itens acima e marque a alternativa correta:
  • 7 - Questão 28420 - Conhecimentos Específicos - Direito à Liberdade ao Respeito e à Dignidade - Nível Médio - Agente Socioeducativo - Prefeitura de Araxá MG - FRAMINAS - 2013
  • O artigo 17 do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA - trata sobre o direito ao respeito.

    Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa que indica a redação correta deste artigo:
  • 9 - Questão 28416 - Matemática - Nível Médio - Agente Socioeducativo - Prefeitura de Araxá MG - FRAMINAS - 2013
  • Uma pessoa precisa chegar a um determinado destino.Para o percurso entre a origem e este destino, ela tem quatro opções de rota.

    Selecione, nas alternativas seguintes, a rota que permitirá que essa pessoa saia o mais tarde possívelde sua origem para alcançar seu destino: