Questões de Concursos Prefeitura de Cuiabá MT

Resolva Questões de Concursos Prefeitura de Cuiabá MT Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 12568.   Direito Sanitário - Nível Médio - Técnico em Radiologia - Prefeitura de Cuiabá MT - FGV - 2015
  • A participação da comunidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde. No que se refere à gestão do SUS, assinale a opção que indica a instância que conta com a participação de usuários.
  • 2 - Questão 59002.   Português - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • Leia o texto para responder a questão.

    Coisas Antigas

    [...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
    Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
    O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga

    Leia o trecho: “pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo”. Assinale a alternativa que apresenta a regra correta que justifica o uso da expressão pronominal em destaque.
  • 3 - Questão 59014.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • A Política Nacional para a População de Rua surge pelo Decreto n° 7053 de 23 de dezembro de 2009 com o objetivo geral de Proteção Social para Pessoas em Situação de Rua. Em relação aos princípios da Política Nacional para a População de Rua, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).

    ( ) Respeito à dignidade da pessoa humana.
    ( ) Direito a convivência familiar e comunitária.
    ( ) Desvalorização e desrespeito à vida e à cidadania.
    ( ) Atendimento humanizado e universalizado.
    ( ) Desrespeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 4 - Questão 59021.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • A Política de Assistência Social pode operar em programas e projetos de enfrentamento à pobreza, sendo o combate a fome um fator determinante deste processo. No tocante ao combate à fome, a Política de Assistência Social trabalha, em interface, com outras duas políticas. Sobre estas, assinale a alternativa correta.
  • 5 - Questão 59011.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • Proteção social pode ser entendida como uma maneira institucionalizada que a sociedade possui para proteger seus membros. Sobre a proteção social e suas garantias de segurança, assinale a alternativa incorreta.
  • 6 - Questão 59010.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é um serviço localizado em lugares de vulnerabilidade social, de caráter estatal e de base territorial. A respeito do CRAS, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

    I. O CRAS executa serviços de proteção básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.
    II. O CRAS atua com indivíduos e famílias em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.
    III. O trabalho com as famílias deve considerar novas referências para a compreensão dos diferentes arranjos familiares, superando o reconhecimento de um modelo único baseado na família nuclear.
    IV. Deve-se partir do suposto que as famílias devem ter as funções básicas de: prover a proteção e a socialização dos seus membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado.
  • 7 - Questão 12569.   Direito Sanitário - Nível Médio - Técnico em Radiologia - Prefeitura de Cuiabá MT - FGV - 2015
  • A Lei Orgânica da Saúde (LOS), Lei nº 8.080, foi publicada em 1990. Em decorrência dos avanços nas políticas de saúde, a LOS sofreu algumas alterações e, dentre elas, é correto citar a inclusão
  • 8 - Questão 12582.   Radiologia - Nível Médio - Técnico em Radiologia - Prefeitura de Cuiabá MT - FGV - 2015
  • Para a posição lateral de uma radiografia de tórax, o melhor tamanho do filme para essa incidência é  
  • 9 - Questão 59009.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • Um novo modelo de organização da assistência social, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), apresenta enfoque na proteção social a partir de um sistema organizado por níveis de complexidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).

    ( ) Os níveis de complexidade se referem a: proteção social básica, proteção social especial de média complexidade e proteção social especial de alta complexidade.
    ( ) Na proteção social básica objetiva-se o fortalecimento das ações preventivas e fortalecimento dos vínculos.
    ( ) Na proteção social especial de média complexidade objetiva-se o acompanhamento especializado e a prevenção da institucionalização.
    ( ) O nível de proteção social especial de alta complexidade tem o objetivo de acolhimento simples e a manutenção do convívio.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 10 - Questão 59012.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • Por consequência da queda na fecundidade e da mortalidade o envelhecimento populacional é uma realidade de muitos países, inclusive do Brasil. Ações que garantam os direitos da população idosa são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e proteção social. Sobre um marco governamental de proteção à pessoa idosa, assinale a alternativa correta.