Questões de Concursos - Prefeitura de Palmeira SC - Exercícios com Gabarito

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(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados – sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.

Em relação às contribuições de Vygotsky para a concepção sociointeracionista ou socioconstrutivista, podem-se considerar como verdadeiras qual(is) das seguintes premissas?

I. Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pressupondo o caráter mediado dos processos psicológicos superiores tipicamente humanos.

II. O meio social e cultural dispõe de signos e sistemas de signos necessários para formar os processos psicológicos superiores, já que o desenvolvimento individual consiste, em boa parte, no acesso progressivo a esses signos e na sua utilização.

III. É atribuído um caráter central à interação social no processo de desenvolvimento das capacidades humanas superiores. Segundo esse princípio, as funções superiores originam-se sempre entre pessoas, isto é, aparecem inicialmente no plano da relação com outras, para surgirem depois no plano individual.

Qual(is) é(são) verdadeira(s)?

Considere os seguintes fatores relacionados à atividade do(a) pedagogo(a) escolar (LIBÂNEO, 2001):

1. iniciativa

2. disciplina

3. autoridade

4. responsabilidade

5. decisão Relacione-os aos textos correspondentes.

( ) A __________ é o exercício de um poder delegado a alguém para coordenar as medidas tomadas coletivamente, implicando determinadas qualidades e conhecimento de suas funções. É recomendável que seja descentralizada, delegando-se tarefas aos demais membros da equipe escolar.

( ) É uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização das tarefas, a __________ final é de quem coordena.

( ) A __________ é a capacidade de selecionar, diante de várias alternativas, a medida mais adequada conforme as situações concretas. Com base em um plano de trabalho, de objetivos e tarefas estabelecidas mediante a participação da equipe escolar, o(a) pedagogo(a) não pode furtar-se de tomar as medidas necessárias.

( ) A __________ implica compatibilizar a conduta individual com as normas, regulamentos, interesses da vida social e escolar, assumidos coletivamente.

 ( ) A __________ é a capacidade crítica e criadora de encontrar soluções aos problemas que se apresentam no desenvolvimento do processo de gestão, o que implica a capacidade de enfrentar o imprevisto e situações inusitadas ou embaraçosas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:

Segundo a Lei n.º 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, são direitos das crianças e dos adolescentes:

I. Opinião e expressão.

II. Organizar e participar de entidades estudantis.

III. Contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores.

IV. Sigilo em todos os tipos de processos.

V. Se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.

VI. Brincar, praticar esportes e divertir-se.

VII. Ser respeitado por seus educadores.

Assinale a alternativa correta:

Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:

( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

O Código de Ética do (a) Assistente Social de 1993, afirma que sua concepção ética está articulada a valores ético-políticos como a liberdade, a justiça social, a democracia e ao conjunto dos direitos humanos. Apesar da necessidade da reformulação do Código de Ética de 1986, este foi marcado principalmente pelo posicionamento de negação ao conservadorismo, que ocorreu no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, sendo considerado um marco fundamental no processo de ruptura. O Congresso ficou conhecido como _______________________

Assinale a alternativa INCORRETA:

“Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula.” (LIBÂNEO, 1998, p. 128)

 É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:

( ) definir objetivos educativos

( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino

( ) organizar turmas

( ) organizar reuniões de estudo

( ) articular planos de ensino

Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

Numere as modalidades de planejamento da segunda coluna de acordo com as premissas da primeira:

I. Sua inovação está ao tomar de empréstimo no postulado desenvolvido por Paulo Freire o caráter “interdisciplinar, multidisciplinar e multidimensional”, enfatizando a Escola Cidadã como locus central do processo educativo, espaço este no qual ocorre a cidadania ativo-crítica e se iniciam as transformações educacionais.

II. Nasce como sugestão alternativa e crítica ao planejamento tecnocrático (prático, instrumental e normativo) elaborado nas diferentes esferas educativas. Sugere como procedimentos o estabelecimento de três marcos: marco referencial (situacional, doutrinal e operativo), diagnóstico e programação (objetivos, políticas e estratégias, responsáveis e demais instruções de execução).

III. Na gestão educacional começa a ser aplicado, no final dos anos setenta, principalmente nas instituições de ensino superior americanas, como tentativa de encontrar respostas para os desafios da modernidade, embasada na literatura sobre gestão empresarial.

( ) Planejamento Participativo

( ) Planejamento Estratégico

( ) Planejamento Dialógico

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo: