Questões de Concursos - Prefeitura de Paulista PE - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Prefeitura de Paulista PE - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Sobre as relações humanas no trabalho, a baixa escolaridade e a falta de bons modos e de traquejo social têm contribuído para as dificuldades nas relações humanas, nas empresas. O fenômeno da globalização trouxe mudanças significativas tanto para as pessoas quanto para as corporações. No meio organizacional, hoje se observam investimentos destinados não apenas às novas tecnologias, como também às ações voltadas ao desenvolvimento do capital humano e das atitudes comportamentais. Acerca das relações humanas no trabalho, é CORRETO afirmar o seguinte:
O papel do colaborador é justamente participar do “time” e se relacionar com os outros na empresa. Ele precisa saber como, afinal, mantém uma relação de convivência diária com seus colegas de trabalho. Um bom relacionamento interno é um fator estratégico para seu sucesso profissional e para o sucesso da empresa como um todo”.

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª no que se refere a pecados capitais na comunicação, no ambiente de trabalho.

1. Apatia
2. Insegurança
3. Impaciência
4. Incoerência
5. Prolixidade
6. Ignorância
7. Arrogância

( ) Pouca clareza e nenhuma empatia tornam a comunicação quase que uma obrigação em vez de ser uma ação prazerosa e envolvente.
( ) Discrepância, falta de lógica, inconsequência.
( ) Ser excessivamente longo, cansativo e entediante numa conversa ou texto é um dos maiores pecados da comunicação.
( ) Caracteriza a falta de humildade.
( ) Falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou mesmo, acreditar em algo falso, não tendo discernimento.
( ) Reflete o desconhecimento das características do público-alvo.
( ) Falta de informação, de conhecimento sobre uma situação ou um tema. Pouco ou nenhum conteúdo evidenciam a ausência de assertividade.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
A maneira como nos relacionamos com o lixo que produzimos indica o grau da cidadania da sociedade em que vivemos. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que ter cidadania é
Texto associado.
Saldo da Copa

Não só de bola viveu o Mundial do Brasil. Gente, cores, festa, risos, lágrimas compuseram o cenário. Palavras também. Ao lado da redonda, a língua foi grande vedete. Olhos e ouvidos mantiveram-se atentos a grafias e pronúncias. Houve carinhos e pancadas – como os deixados pela Seleção verde-amarela. As carícias ganharam de goleada. Mas sete faltas doeram como os chutes alemães.

Texto extraído do Diário de Pernambuco. 13 de julho de 2014.
A expressão “Ao lado da redonda” significa estar
Para um bom desempenho das tarefas e de forma organizada, é importante desenvolver um diagnóstico dos problemas, os quais sempre partem da observação dos diretores, gerentes e supervisores. Em relação a uma melhor produção dos funcionários, dentro de um melhor desempenho, é CORRETO observar que
Qual é o próximo número da sequência: 1 2 9 12 19 24 31?
"É preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornem satisfatórias”.

Para tanto, é importante observar
“Mesmo com o excesso de tarefas, o planejamento e a organização podem melhorar o trabalho. O acúmulo de tarefas é comum na rotina de muitos profissionais”.

Partindo desse pressuposto, é CORRETO afirmar que
Numa eleição com 4200 eleitores na qual concorreram dois candidatos, 10% não votaram. Dos que votaram, 15% votaram em branco, 20% anularam o voto, e 35% votaram no candidato vencedor. A quantidade de votos obtidos pelo candidato vencedor e o oponente é, respectivamente, a seguinte:
No momento de um atendimento de recepção, qual é a primeira orientação que deve ser tomada ao se dirigir às pessoas?