Questões de Concursos - Prefeitura de Piraquara PR - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Prefeitura de Piraquara PR - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Nos anos de 2010 a 2012 a ocorrência de Brucelose no Brasil, no Paraguai, na Argentina e no Uruguai foi respectivamente de vinte mil, quinze mil, dez mil e oito mil casos. Diante do exposto, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a cidade em que serão disputados os Jogos Olímpicos de 2016 e o país que sediará a Copa Mundial de Futebol de 2018:
Observe as informações descritas abaixo e responda à questão a seguir. 

Clara é Agente Comunitária de Saúde e deve organizar palestras mensais para dois grupos de doentes crônicos: Hipertensos e Diabéticos. Na primeira semana do mês ela organizou a palestra para os Hipertensos, que durou 42 minutos, e verificou que 24 pessoas assistiram. Na semana seguinte, Clara organizou a palestra para os Diabéticos, que durou 34 minutos, e verificou que 31 pessoas assistiram. Ao verificar a lista de presença das duas palestras, Clara reparou que 7 pessoas haviam assistido às duas palestras.

Suponha que as duas palestras fossem realizadas no mesmo dia e local. A palestra para os Hipertensos iniciaria às 15h 00min e ao final desta palestra haveria um intervalo de 15min. Logo após o intervalo teria início a palestra para os Diabéticos. Assinale a alternativa que apresenta o horário de término da segunda palestra (para os Diabéticos)
Espécies bioindicadoras demonstram de forma precoce a presença de alterações em um ambiente; são utilizadas para identificar modificações ambientais, antes que se agravem, e também na busca de se determinar qual tipo de poluição pode afetar os ecossistemas. As alternativas abaixo demonstram razões para a utilização de bioindicadores, EXCETO:
Leia o trecho a seguir: 

Da mesma forma, as perdas de movimentos voluntários provocadas por derrames, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou traumatismos medulares que desconectam os centros cerebrais do restante do corpo, poderão ser tratadas e corrigidas por meio dessas novas tecnologias.

Quando lemos alguns textos, é comum encontrarmos construções em que há uma distância muito grande entre o sujeito da frase e o verbo que corresponde a ele. Na frase citada, por exemplo, o verbo “poder" vai para o plural (“poderão") porque está concordando com o núcleo “perdas", que aparece muitas palavras antes. Em função dessa distância ou da inversão da posição sujeito/verbo, é comum as pessoas errarem a concordância em algumas frases. Assinale a alternativa em que ocorreu um ERRO de concordância.
Fipronil, lufenuron e carbaril são:
Observe os termos e os associe a cada descrição, assinalando a alternativa que faz a correspondência correta.
1 – Agente Mutagênico
2 – Agente Carcinogênico
3 – Agente Teratogênico
4 – Agente Tóxico
5 – Toxicidade

A. Qualquer substância ou mistura cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientificamente comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico, mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico).

B. Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

C. Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante.

D. Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.

E. Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer ou aumentar sua frequência.
O texto abaixo serve de referência para a  questão. 

     Horas sentado no trabalho, muito tempo no trânsito, pouco tempo para se exercitar. Motivos para sofrer de dor nas costas não faltam. Depois das cefaleias, esse é o tipo de dor mais comum na população. Mais de 80% das pessoas têm, tiveram ou terão o desconforto em algum momento da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
     Estudos do Global Burden of Disease [Carga Global das Doenças] indicam que as dores lombares são a principal causa de incapacidade no mundo. De acordo com o relatório, o problema responde por um terço dos casos de invalidez provocados pelo trabalho. 


(Vivasaúde, n.º 137, p adaptado.)

Assinale a alternativa cuja afirmação esteja de acordo com as ideias do texto:
Estão previstas para outubro de 2016, no Brasil, eleições para elege ___________________________.

I. senador
II. deputado estadual
III. prefeito
IV. governador
V. vereador

Assinale a alternativa que contém itens que, verdadeiramente, completam a frase acima.
Ações de aéreas despencam com 1.º caso de Ebola nos EUA

Este foi outro título de reportagem de O Estado de S. Paulo, em 2 de outubro de 2014, p. B 16. O que é EBOLA?