Questões de Concursos - Prefeitura de Teresópolis RJ - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Prefeitura de Teresópolis RJ - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Assinale a afirmativa correta.

Por ontogênese motora, compreendemos o desenvolvimento individual de habilidades de condicionamento e da coordenação, e de formas de prontidões de movimento do ser humano. Assinale a alternativa que contenha as formas básicas de movimento.

O esporte ou desporto é definido por Georges Magnane como uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço físico, participando simultaneamente do jogo e do trabalho. Para essa concepção, é correto afirmar que ela deve ser praticada:

Na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, a dinâmica curricular, no âmbito da Educação Física, tem características bem diferenciadas das tendências anteriores. É correto afirmar que ela busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre:

A partir das reformas radicais do final da década de 1970, a China iniciou um período de crescimento econômico acelerado, aumentando sua participação no PIB mundial de 1% em 1980 para 4% em 2000.

Nesse período, entre as diretrizes da economia chinesa, não encontramos:

Um corpo é abandonado em queda livre, no vácuo, próximo à superfície da Terra. Durante a queda, medimos, a cada segundo, os valores de sua energia cinética (Ec), sua energia potencial (Ep) e sua energia mecânica (Em). Constatamos, corretamente, que:

É correto afirmar que o conteúdo curricular da Educação Física escolar observará a diretriz que instrui sobre a promoção do desporto educacional e:

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

                                                                                                                  (Veiga, 2003)

O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:

A transposição das águas do rio São Francisco, para atender às necessidades de uma extensa área do semi-árido nordestino, tem gerado uma grande polêmica. Os que são contra argumentam que o desvio das águas do rio provocará graves impactos ambientais. No entanto, na bacia do "velho Chico", vêm ocorrendo, sem qualquer providência, numerosas ações que provocam impactos ambientais. Sobre essas ações, analise as afirmativas a seguir:

I. O desmatamento indiscriminado - principalmente da mata ciliar- para ampliação da fronteira agrícola vem alterando a vazão e promovendo o assoreamento dos rios.

II. As barragens de Sobradinho e Xingó reduziram a vazão do rio, e o mar, sem encontrar a resistência da antiga força das águas do São Francisco, vem aos poucos penetrando rio acima, com a possibilidade de salinização de suas águas.

III. A construção de barragens para a produção de energia tem alterado o ciclo natural de cheias e vazantes do rio, dificultando a reprodução dos peixes e desestruturando as atividades econômicas do povo ribeirinho.

Assinale:

O rendimento físico e atlético ainda é uma preocupação da Educação Física, mas, na escola, não pode ser aquele desempenho apoiado num referencial externo, induzindo todos a chegar ao mesmo lugar ao mesmo tempo, e seguindo o mesmo caminho. Na escola, o desempenho estimulado deve ser aquele que: