Questões de Concursos SEAP PR

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  • 2 - Questão 4841.   Português - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEAP PR - COPS UEL - 2007
  • Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 05.

    O Primo das Selvas

    Patrocinada com uma verba de 25 milhões de dólares do governo americano, uma equipe de 67 pessoas de
    várias nacionalidades dedicou os últimos anos a uma tarefa complexa: analisar e decifrar o código genético do
    chimpanzé, o parente mais próximo do ser humano na árvore evolucionária. O resultado, divulgado na semana
    passada, representa um importante passo para responder a uma das questões cruciais da biologia: o que nos faz
    humanos? Depois de mapeado, o DNA do chimpanzé foi comparado, gene por gene, com o genoma humano. A
    conclusão foi que as duas espécies compartilham 96% de seu código genético. Como boa parcela dos 4%
    restantes se encontra em partes do genoma aparentemente sem função, os cientistas acreditam que a diferença
    se concentra em apenas 1% do material genético – uma diferença dez vezes maior que a existente entre dois
    seres humanos.
    Ainda não é possível dizer com exatidão a missão de cada um desses genes. Mas a comparação entre os dois
    genomas permite avançar na direção desse conhecimento. Pela lógica, os genes que aparecem apenas no
    homem podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, e pelo menos um já identificado parece ter
    importância crucial no desenvolvimento da linguagem. De acordo com os estudos, as principais distinções entre as
    duas espécies devem ser atribuídas não tanto aos genes propriamente ditos, mas à forma e ao ritmo com que
    atuam. Por exemplo, as células do cérebro humano dividem-se muitas vezes mais que as do chimpanzé durante o
    desenvolvimento fetal. O resultado é que o homem adulto tem um cérebro três vezes maior que o do chimpanzé.
    O chimpanzé é o quarto mamífero a ter o genoma decifrado, depois do homem, do camundongo e do rato
    (diferença de 10% em relação ao homem). “O desafio é decifrar agora o que significam as semelhanças e as
    diferenças entre os códigos genéticos do chimpanzé e do homem em termos de características físicas, como o
    tamanho do cérebro, e de comportamento, como a capacidade de aprendizado e organização social”, disse a
    VEJA a geneticista Bárbara Trask, da Universidade de Washington.

    Fonte: VENTUROLLI, Thereza. O primo das selvas: Revista Veja. São Paulo: edição 1921, ano 38, 07 de set de 2005, p. 113.
  • Considere as afirmativas a seguir, cujas palavras sublinhadas estão interpretadas entre parênteses:

    I. “[...] dedicou os últimos anos a uma tarefa complexa: analisar e decifrar o código genético do chimpanzé [...].”
    (escriturar)
    II. “A conclusão foi que as duas espécies compartilham 96% de seu código genético.” (partilham)
    III. “[...] pelo menos um já identificado parece ter importância crucial no desenvolvimento da linguagem.”
    (essencial)
    IV. “[...] as principais distinções entre as duas espécies devem ser atribuídas não tanto aos genes, propriamente
    ditos [...]”. (semelhanças)

    Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  • 3 - Questão 4845.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEAP PR - COPS UEL - 2007
  •  Leia e analise as seguintes notícias:

    “A Terra está sob forte estresse, diz estudo”.
    “Mudança do clima é só um dos problemas; pesca predatória e uso intensivo do solo também causam
    desequilíbrios”.
    “Grupo internacional (Paris, fev 2007), presidido pelo cientista brasileiro Carlos Nobre, estuda o planeta como se
    ele fosse um grande e único sistema, cheio de interações”.

    Fonte: Adaptado de Folha Ciência In: Folha de São Paulo. 05/02/2007.

    Baseado no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
  • 4 - Questão 4848.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEAP PR - COPS UEL - 2007
  • “O medo é uma emoção onipresente na vida das crianças brasileiras. E não são apenas as ameaças que fazem
    parte do cotidiano nacional, como os assaltos e os seqüestros, que as crianças temem. [...] Estudo mostra que as
    crianças do Brasil são as mais extressadas do mundo [...]”

    Em resposta à pergunta: “Quanto você se sente extressado?” as crianças brasileiras tiveram a média (em
    pontos) mais alta na pesquisa Bem-Estar do Canal Nickelodeon.

    Ao serem indagados como elas descarregam o stress, responderam:

      56% assistem à TV.
      45% ouvem música.
      32% choram.
      16% optam por conversar com os pais.
      15% lêem ou rezam.

    Fonte: Revista Veja - 22/11/2006.

    Baseado nas informações e em seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:

    I. As crianças brasileiras têm sido privadas dos seus direitos mais básicos – a inocência, a tranqüilidade
    e a ilusão própria da infância.
    II. Os seus pais sabem que as crianças são “esponjas” e absorvem tudo o que está a sua volta, por isso
    não precisam se preocupar.
    III. O cotidiano brasileiro das grandes cidades proporciona às crianças espaços físicos e psicológicos
    apropriados para que elas se sintam protegidas e livres de qualquer ameaça.
    IV. 16% de nossas crianças optam por conversar com seus pais quando estão aflitas.

    A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
  • 5 - Questão 3724.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEAP PR - COPS UEL - 2007
  • O art. 11 da Declaração Universal dos Direitos do Homem contém duas disposições, com a seguinte
    redação:

    “1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua
    culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido
    asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
    2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituam delito perante o
    direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da
    prática, era aplicável ao ato delituoso”.

    Estas disposições estão contempladas no art. 5º da Constituição Federal Brasileira, respectivamente,
    com a seguinte redação:

    I. Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença pena condenatória; aos
    litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o
    contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
    II. A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais; ninguém será
    considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença pena condenatória.
    III. A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada; não haverá juízo ou
    tribunal de exceção.
    IV. Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal; a lei penal não
    retroagirá, salvo para beneficiar o réu.

    Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  • 7 - Questão 3727.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEAP PR - COPS UEL - 2007
  • O hábeas corpus é uma medida judicial que pode ser postulada pela pessoa para:

    I. Afastar ameaça de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou
    abuso de poder.
    II. Regular o exercício de direitos e liberdades constitucionais.
    III. Anular ato lesivo ao patrimônio público.
    IV. Afastar violência ou coação que estiver sofrendo em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou
    abuso de poder.

    Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
  • 9 - Questão 3722.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEAP PR - COPS UEL - 2007
  • A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi proclamada em que data e por qual Organismo Internacional:
  • 10 - Questão 4844.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEAP PR - COPS UEL - 2007
  • Leia a letra da música “Notícias do Brasil” de Milton Nascimento e responda à questão 11.

    A novidade é que o Brasil não é só litoral
    É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul
    Tem gente boa espalhada por esse Brasil
    Que vai fazer desse lugar um bom país
    Uma notícia está chegando lá do interior
    Não deu no rádio, no jornal ou na televisão
    Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil
    Não vai fazer desse lugar um bom país.

    Fonte: Livro didático público. Geografia / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006.

    Este texto remete à idéia de uma organização territorial de áreas isoladas ou “arquipélago” que teve o Brasil durante a sua colonização, característica que ainda retrata o Brasil atualmente. Estão relacionadas com o texto as seguintes afirmativas:

    I. Por ter sido formado histórica e economicamente por áreas produtivas isoladas, voltadas à exportação e com contatos muito tênues com o interior.
    II. Que pelas dimensões continentais de nosso país, a pluralidade e a diversidade das culturas regionais deva ser valorizada e reconhecida pelos governantes e brasileiros.
    III. Que toda a produção econômica do Brasil sempre esteve organizada para a exportação.
    IV. Esta preocupação em enviar a produção para o exterior vai caracterizar o Brasil apenas no período colonial.

    A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: