Questões de Concursos SED SC

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  • Questão 51612.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

    ( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.
    ( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.
    ( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.
    ( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros. 
  • Questão 51594.   Pedagogia - Legislação da Educação - Nível Médio - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto
  • Questão 51609.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? 
  • Questão 51618.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72.  
  • Questão 51607.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
  • Questão 51597.   Pedagogia - Legislação da Educação - Nível Médio - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • O estágio probatório é o período de 2 (dois) anos de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários e indispensáveis ao exercício do cargo.” Identifique quais são estes requisitos e assinale a alternativa correta.
    Fonte: Lei 6844, Art. 31, § 1º. 

    ( 1 ) idoneidade moral
    ( 2 ) assiduidade
    ( 3 ) disciplina
    ( 4 ) eficiência e produtividade
    ( 5 ) dedicação às atividades educacionais. 
  • Questão 51614.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Todos os profissionais devem atuar na escola para relação professor-aluno. Nesse sentido, compete ao Supervisor Escolar uma atuação progressista, que se verifica nas assertivas abaixo, exceto na:

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.71. 
  • Questão 51591.   Pedagogia - Legislação da Educação - Nível Médio - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução n° 132, de 15/12/2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica. Essa normativa passou a vigorar a partir de 2011 e dispõe sobre o nome social nos registros escolares internos e dá outras providências.

    O seu artigo 1º afirma: Determinar, quando requerido, que as escolas/instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina que, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana, além do nome civil, incluam o nome social de travestis e transexuais nos (...):
  • Questão 51605.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

    ( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
    ( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
    ( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
    ( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.