Questões de SED SC Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de SED SC com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 51596. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017

Os princípios que completam o enunciado a seguir são, exceto:

“As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: (...).”
Fonte: Resolução 4, de 2010,Art. 4º.  

2Questão 51610. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto

3Questão 51595. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017

São requisitos para a promoção, a serem cumpridos pelo titular de cargo efetivo integrante do Quadro de Pessoal do Magistério Público Estadual durante o período aquisitivo, exceto:
Fonte: Lei complementar nº 668, artigo 12, § 3º. 

4Questão 51617. Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto

5Questão 51605. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

6Questão 51609. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? 

7Questão 51591. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017

Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução n° 132, de 15/12/2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica. Essa normativa passou a vigorar a partir de 2011 e dispõe sobre o nome social nos registros escolares internos e dá outras providências.

O seu artigo 1º afirma: Determinar, quando requerido, que as escolas/instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina que, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana, além do nome civil, incluam o nome social de travestis e transexuais nos (...):

8Questão 51616. Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Promover aperfeiçoamento permanente dos professores visando a construção da competência docente está descrito como função da supervisão escolar na Proposta Curricular de SC 1991. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Organizar cursos, palestras e seminários para os estudantes com temas que os professores não dominam.
( ) Organizar estudos que permitam aos professores se apropriarem de novos saberes visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
( ) Pesquisar e difundir metodologias de ensino que atendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e de adolescentes.
( ) Trazer pessoas externas à escola para os temas polêmicos como educação sexual e uso de drogas, preservando o professor de abordar estes temas.

9Questão 51598. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, o artigo 27 diz que: “Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes (...).” As diretrizes que completam o enunciado acima são, exceto

10Questão 51611. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.