1Questão 51596. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017 Os princípios que completam o enunciado a seguir são, exceto: “As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: (...).” Fonte: Resolução 4, de 2010,Art. 4º. a) normatividade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. b) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. c) valorização da experiência extraescolar. d) valorização do profissional da educação escolar. Resolver Comentários (3) Estatísticas 2Questão 51610. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017 As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto: a) sejam de escolha do estudante. b) aqueles que aprendem tenham um motivo para aprender. c) tenham finalidade. d) tenham relação com a vida. Resolver Comentários (0) Estatísticas 3Questão 51595. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017 São requisitos para a promoção, a serem cumpridos pelo titular de cargo efetivo integrante do Quadro de Pessoal do Magistério Público Estadual durante o período aquisitivo, exceto: Fonte: Lei complementar nº 668, artigo 12, § 3º. a) encontrar-se em efetivo exercício; b) não ter mais do que 5 (cinco) faltas injustificadas registradas em ficha funcional, considerando-se injustificadas aquelas previstas em lei; c) não ter mais do que 10 (dez) faltas justificadas registradas em ficha funcional, considerando-se injustificadas aquelas previstas em lei; d) comprovar a frequência ou docência em curso de aperfeiçoamento e atualização, homologados pela Secretaria de Estado da Educação, pelo Conselho Estadual de Educação ou pelo Ministério da Educação, com o mínimo de 120 (cento e vinte) horas de duração. Resolver Comentários (0) Estatísticas 4Questão 51617. Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017 Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: a) O acolhimento aos conhecimentos que os estudantes trazem de seus contextos é ponto de partida para ampliação do repertório cultural. b) Educar para democracia implica numa concepção de humano crítico, reflexivo, criativo, consciente, comprometido socialmente e adaptado à sociedade. c) Educar para democracia implica numa concepção de ensino e aprendizagem que entenda as diversidades como riqueza cultural e social. d) Entender o currículo como um fazer coletivo e inevitavelmente político, o que obriga ao compromisso com a qualidade da aprendizagem de todos os estudantes, independente de suas origens. Resolver Comentários (0) Estatísticas 5Questão 51605. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017 “Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25. ( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos. ( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros. ( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas. ( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências. a) V - F - V - F b) V - V - V - V c) F - V - F - V d) F - F - F - V Resolver Comentários (0) Estatísticas 6Questão 51609. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017 Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? a) São objetos existentes, exteriores ao sujeito, utilizados como meio para estabelecer a relação de aprendizagem. b) São objetos interiorizados pelos estudantes mobilizados mentalmente para aprender um conceito. c) São saberes que os professores possuem e que mobilizam na hora de ensinar os estudantes. d) São saberes que os estudantes não têm e vão ser instrumentalizados por associações mentais. Resolver Comentários (0) Estatísticas 7Questão 51591. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017 Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução n° 132, de 15/12/2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica. Essa normativa passou a vigorar a partir de 2011 e dispõe sobre o nome social nos registros escolares internos e dá outras providências. O seu artigo 1º afirma: Determinar, quando requerido, que as escolas/instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina que, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana, além do nome civil, incluam o nome social de travestis e transexuais nos (...): a) documentos oficiais. b) processos de práticas orais. c) diários de classe. d) registros escolares internos. Resolver Comentários (0) Estatísticas 8Questão 51616. Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017 Promover aperfeiçoamento permanente dos professores visando a construção da competência docente está descrito como função da supervisão escolar na Proposta Curricular de SC 1991. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Organizar cursos, palestras e seminários para os estudantes com temas que os professores não dominam. ( ) Organizar estudos que permitam aos professores se apropriarem de novos saberes visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. ( ) Pesquisar e difundir metodologias de ensino que atendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e de adolescentes. ( ) Trazer pessoas externas à escola para os temas polêmicos como educação sexual e uso de drogas, preservando o professor de abordar estes temas. a) F - V - V - F b) F - V - F - V c) V - V - V - F d) V - F - V - F Resolver Comentários (0) Estatísticas 9Questão 51598. Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Médio, 2017 Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, o artigo 27 diz que: “Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes (...).” As diretrizes que completam o enunciado acima são, exceto: a) consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; b) difusão de valores fundamentais ao interesse individual, aos direitos dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem hegemônica; c) orientação para o trabalho; d) promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. Resolver Comentários (0) Estatísticas 10Questão 51611. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017 Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta. a) Ao pautar metodologias que auxiliem o processo de ensino dos professores, o supervisor fará de forma exclusiva, sem envolvimento dos demais especialistas em assuntos educacionais. b) O estudo das legislações de educação educacionais, das legislações sobre infância e adolescência são tarefas exclusivas da administração escolar. c) A supervisão escolar não se envolve com os estudantes, esta tarefa é da orientação educacional. d) O trabalho da supervisão deve ter como foco a qualidade do processo ensino aprendizagem, atuando junto ao fazer do professor, mas tendo o estudante como centralidade. Resolver Comentários (1) Estatísticas Próximo →