Questões de Concursos SEDUC AM

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  • 1 - Questão 49728.   Português - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os benefícios da merenda escolar

        A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
        Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
        A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
        O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.
     
      (Agência Unama)
  • Marque a opção em que as palavras estão colocadas em ordem alfabética corretamente.
  • 2 - Questão 7488.   Informática - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - SEDUC AM - CESPE - 2011
  • Acerca de conceitos e modos de utilização de aplicativos do ambiente Microsoft Office, julgue os itens a seguir.

    A opção Do scanner ou câmera, para adicionar imagens a uma apresentação ou álbum de fotografias, presente no PowerPoint 2003, não está disponível no PowerPoint 2007.
  • 3 - Questão 45595.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDUC AM - CESPE - 2011
  • A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

    A educação especial é uma modalidade educacional que tem início na educação infantil e visa atender educandos com necessidades especiais, mediante a integração de todos, sem exceção, nas classes comuns do ensino regular.
  • 4 - Questão 14287.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - SEDUC AM - FGV - 2014
  • A orientação e o acompanhamento são ações presentes no cotidiano do trabalho do Assistente Social. O desenvolvimento destas ações está ligado a três processos de articulação das ações profissionais. São eles:
  • 5 - Questão 14293.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
  • 6 - Questão 49734.   Português - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os benefícios da merenda escolar

        A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
        Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
        A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
        O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.
     
      (Agência Unama)
  • Marque a opção que indica a palavra cujas sílabas estão separadas corretamente.
  • 7 - Questão 14242.   Direito Constitucional - Nível Superior - Assistente Social - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Sobre o dever do Estado com a educação,segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, analise as afirmativas a seguir. 

    I. Será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na rede regular de ensino. 

    II. Será efetivado mediante a garantia de progressiva universalização do ensino médio gratuito. 

    III. Será efetivado mediante a garantia de oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. 

    Assinale:
  • 8 - Questão 45569.   Informática - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDUC AM - CESPE - 2011
  • No que diz respeito a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.

    Ao se utilizarem navegadores em um ambiente de rede que possua um proxy instalado, os acessos aos recursos utilizados não ficam registrados, caso o histórico de navegação seja apagado.
  • 9 - Questão 14223.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Assistente Social - SEDUC AM - FGV - 2014
  • 29 anos de democracia 

    Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general- presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto. Outros 30 milhões ainda não eram adolescentes. 
    Maioria crescente dos brasileiros, portanto, terá nascido ou se tornado adulta na vigência do regime democrático. A Nova República já é mais longeva que todos os arranjos republicanos anteriores, à exceção do período oligárquico (1889-1930). 
    Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes, o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior. 
    A hipótese de ruptura com o passado se fortalece quando avaliamos a extensão dos mecanismos de distribuição de oportunidades e de mitigação de desigualdades de hoje. Sozinhas, as despesas sociais no Brasil equivalem, em percentual do PIB, a quase todo o gasto público chinês. 
    A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média. A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social- democratas. 
    Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio -e o controle de qualidade- da educação básica. Governos democráticos a partir de 1985 fizeram disparar a despesa. Muito da redução na desigualdade de renda se deve a isso. 
    Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o “aprofundamento da democracia” e “mudanças estruturais” que nos livrem do modelo de “modernização conservadora” -seja lá o que esses termos signifiquem hoje. 
    Já ocorreu a tal “mudança estrutural”. O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer. 

    (Vinicius Mota, Folha de São Paulo)
  • “Maioria crescente dos brasileiros, portanto, terá nascido ou se tornado adulta na vigência do regime democrático”. 

    O emprego da forma futura “terá nascido” mostra o valor de
  • 10 - Questão 49733.   Português - Nível Fundamental - Merendeiro - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os benefícios da merenda escolar

        A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem o crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social.
        Nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno. Por isso, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola.
        A merenda escolar é um direito de meninos e meninas. Não pode ser pensada como “auxílio aos carentes", nem como instrumento de combate à fome ou à desnutrição.
        O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, consequentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.
     
      (Agência Unama)
  • “Por isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece como função do Estado assegurar a alimentação de qualidade na escola".

    De acordo com essa parte do texto, não é um alimento qualquer que deve ser servido nas escolas. É preciso que ele seja