Questões de SEDUC AM - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de SEDUC AM com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 328216 | Pedagogia, Professor, SEDUC AM, CESPE, 2008

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

2 Questão 328190 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Educação Especial, SEDUC AM, CESPE, 2011

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado público e gratuito é garantido até o ensino fundamental.

3 Questão 327490 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Educação Especial, SEDUC AM, CESPE, 2011

Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.

As práticas de letramento manifestam-se apenas em situações concretas de aprendizagem.

4 Questão 555694 | Informática, Internet, Assistente Social, SEDUC AM, CESPE, 2011

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e intranet.

Ao se efetuar uma pesquisa na Internet, o uso de aspas (“ ”) delimitando o texto digitado restringe a busca às páginas que contenham exatamente as mesmas informações do conteúdo que esteja entre as aspas, mas em qualquer ordem do conteúdo do texto.

5 Questão 379097 | Biologia, Evolução, Professor, SEDUC AM, CESPE, 2008

Com relação à origem e à evolução da vida, julgue os itens que se seguem.

Alexander Oparin buscou entender a origem da vida como parte da evolução de reações bioquímicas mediante a competição e seleção darwiniana.

6 Questão 471587 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE, 2011

No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.

Os governos militares que assumiram o poder em março de 1964 passaram a investir mais no esporte, na busca de talentos que pudessem representar o Brasil em competições internacionais.

7 Questão 45584 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

A formação dos profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino, deve garantir a associação entre teorias e práticas, sendo permitido o aproveitamento de experiências anteriores em instituições de ensino e em outras atividades.

8 Questão 320246 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor Educação Especial, SEDUC AM, CESPE, 2011

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, deve ser elaborado em consonância com as necessidades das crianças e de seus familiares.

9 Questão 385988 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AM, CESPE, 2011

Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Caso fossem realizados cruzamentos entre os indivíduos da geração F2 desse experimento, a geração F3 resultante produziria sementes predominantemente de cor verde.

10 Questão 383703 | Biologia, Citologia, Professor, SEDUC AM, CESPE, 2011

Tendo em vista que existem dois tipos básicos de células — as procariontes e as eucariontes —, as quais compartem elementos em comum, como organelas, membrana plasmática e citoplasma; e que determinadas células podem também apresentar vacúolo e parede celular, julgue os itens a seguir.

Mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de energia nas células.