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Questões de Concursos - SEDUC AM - Exercícios com Gabarito

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Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

A LDB não trata expressamente da certificação da escolaridade de alunos com necessidades especiais que não atingirem o nível de exigência para a conclusão do ensino fundamental ou que frequentarem apenas serviços de educação especial.

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabeleceu a garantia de padrão de qualidade como um dos princípios básicos do ensino ministrado no país. Tal princípio foi complementado por resolução do Conselho Nacional de Educação que instituiu o conceito de qualidade social da educação.

Com relação à origem e à evolução da vida, julgue os itens que se seguem.

Alexander Oparin buscou entender a origem da vida como parte da evolução de reações bioquímicas mediante a competição e seleção darwiniana.

Com relação à reprodução humana, em especial na adolescência, julgue os itens a seguir.

O uso de preservativo em comparação ao uso da pílula anticoncepcional é mais vantajoso, uma vez que o preservativo também é útil na proteção de ambos os parceiros em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.

O conjunto de elementos sociais, culturais e psicológicos que compõe o retrato da escola denomina-se cultura organizacional.

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

No período de adaptação das crianças, é recomendado o acesso parcial das famílias às dependências da creche, a fim de evitar a reação adversa das crianças durante esse período.

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

Nos termos da LDB e da normatização específica, a oferta de programas a distância no ensino fundamental restringe-se ao atendimento a situações emergenciais e a casos de complementação de aprendizagem.

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.

Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A planta de ervilha do referido experimento que confere cor amarela às sementes da geração F1 apresenta alelos homozigotos para essa característica.

Acerca das teorias propostas por Lamarck e Darwin, julgue os itens subsequentes.

Darwin negou-se a aceitar hipóteses auxiliares adotadas de naturalistas que o precederam, como Lamarck, tais como a ação do meio ambiente como causa das variações; o uso e desuso das partes e dos órgãos do organismo, que atuaria independentemente da seleção natural; e também a hereditariedade dos caracteres adquiridos.