Questões de Concursos SEDUC GO

Resolva Questões de Concursos SEDUC GO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q42602.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Leia o fragmento a seguir.

                             Esta secção zurgindo, 
                             Zurgirá sem pena ou dó 
                             Enquanto estiver agindo
                             Com desmandos o Totó

    (ZUMBI, 24.06.27) In: MACHADO, Maria Cristina Teixeira. Pedro Ludovico: um tempo, um carisma, uma história. Goiânia: Cegraf/UFG, 1990, p. 119.

    Esse fragmento faz alusão ao contexto político de Goiás, no final da década de 1920, fundamentando-se na crítica à oligarquia local e indicando que, com a mudança do centro de poder, o Estado
  • 2 - Q42572.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • O movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. Sãoeles:
  • 4 - Q42596.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor
  • 5 - Q42593.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque
  • 6 - Q42567.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • O pensamento pós-moderno questiona os limites do projeto de racionalidade moderna e suas pretensões universalistas sobre o progresso, a felicidade e a liberdade. O mundo moderno, baseado na cultura ocidental e em suas tecnologias, ancora-se na certeza e na ordem, a pós-modernidade, por sua vez, caracteriza-se pela:
  • 7 - Q42599.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Os fluxos migratórios para o território goiano, durante o século XX, seguiram padrões regionais influenciados pela dinâmica econômica e projetos de integração nacional. Ao observar o perfil demográfico do Sudoeste Goiano e do Entorno do Distrito Federal, percebe-se que esse padrão foi determinado, respectivamente, pela
  • 8 - Q42576.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condições oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão
  • 9 - Q42581.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Conforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”:
  • 10 - Q42584.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Vivemos em um mundo alucinado de grandes velocidades e acelerações, com muitas turbulências, trazendo para a cena uma perspectiva não linear de pensamento. Um dos elementos marcantes dessa velocidade são as tecnologias de informação e de comunicação (TIC), que passam a fazer parte dos processos educativos. Compreendidas como elementos de cultura e não apenas como aparato tecnológico, as TIC possibilitam