Questões de Concursos SEDUC PE

Resolva Questões de Concursos SEDUC PE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 42637 - Português - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • “O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói)

    Alguns elementos do pensamento de Tolstói se referem a termos anteriores, o que dá coesão ao texto.
    Assinale a opção em que o termo cujo referente anterior está indicado incorretamente.
  • 2 - Questão 42628 - Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • O óxido nitroso, também conhecido como o gás do riso, foi usado como anestésico e hoje é vendido em pequenas cápsulas para preparação de espumas na culinária. Os jovens, hoje, inalam esse gás e sentem um leve torpor e em seguida euforia, embora ainda não se saiba os efeitos colaterais do seu uso prolongado. Acredita-se que pode levar à dependência.
    O óxido citado no texto pode ser representado pela fórmula
  • 3 - Questão 42629 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • Sobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir.

    I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos.
    II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento.
    III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques.

    Está correto o que se afirma em
  • 4 - Questão 42619 - Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • Para a determinação da pureza do sal sulfato de potássio, 0,500 g de amostra foram tratadas com excesso de solução de cloreto de bário. O precipitado obtido foi lavado, seco e calcinado a 500ºC até peso constante. A massa final do precipitado foi 0,466 g.
    A pureza da amostra em termos de sulfato de potássio é de, aproximadamente,
    Dados: Massas molares (g.mol –1 ) K2SO4: 174; KCl: 74,5; BaSO4: 233
  • 5 - Questão 42630 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”.

    As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas.

    I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos.
    II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento.
    III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates.

    Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.
  • 6 - Questão 42632 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições.

    1. Paradigma do interesse
    2. Paradigma da obrigação
    3. Paradigma da solidariedade

    ( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
    ( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos.
    ( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual.

    Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  • 7 - Questão 42633 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

    A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

    ( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.
    ( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.
    ( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

    As afirmativas são, respectivamente,
  • 8 - Questão 42622 - Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo.
    (Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1, 5ª Ed. Rio de janeiro: LTC. 2009)

    Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir.
    I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio.
    II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel.
    III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio

    Está correto o que se afirma em
  • 9 - Questão 42640 - Português - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • “Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

    O pensamento de Sêneca mostra um conjunto de conectores de valores semânticos diferentes.
    Assinale a opção que apresenta o conector que tem seu significado corretamente indicado.
  • 10 - Questão 42617 - Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • Um método experimental, para verificar se um material homogêneo é constituído por uma ou por duas ou mais substâncias diferentes, baseia-se no estudo da mudança de estado de agregação desse material em função do tempo.
    Sendo assim, as mudanças de estado que implicam no aumento da desordem do sistema com absorção de calor são