Questões de Concursos SEDUC PE

Resolva Questões de Concursos SEDUC PE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 42638.   Português - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • “Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás.Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

    O emprego da forma isto em “Nisto erramos” se justifica porque
  • 2 - Questão 42641.   Português - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • “Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

    Assinale a opção em que, feita a transposição de termos desse pensamento, o sentido original é modificado.
  • 3 - Questão 42620.   Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • Um técnico preparou em um balão volumétrico 250 mL de uma solução diluída de ácido clorídrico (a 20ºC), pipetando adequadamente 8,4 mL do ácido concentrado 37% m/m de densidade 1,19 g.cm-3 (a 20ºC).
    A concentração da solução preparada, em mol.L-1 é de, aproximadamente,
    Dados: Massas molares: H = 1g.mol-1 Cl = 35,5 g.mol–1
  • 4 - Questão 42623.   Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • As propriedades físicas dos sólidos moleculares estão relacionadas com as energias das forças que atuam entre as suas moléculas. Os sólidos moleculares podem ser amorfos ou cristalinos e apresentar diferentes viscosidades e resistências ao choque.
    Compostos como a sacarose (C12H22O11), o benzeno e a benzofenona (C6H5COC6H5 ) formam sólidos moleculares e a ordem crescente de suas temperaturas de fusão é
  • 5 - Questão 42630.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”.

    As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas.

    I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos.
    II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento.
    III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates.

    Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.
  • 6 - Questão 42643.   Português - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é algo desconhecido por todos, menos por Deus.” (Sócrates, no momento de sua morte)
    As palavras de Sócrates denotam
  • 7 - Questão 42645.   Português - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • No período inicial das palavras de Sócrates, há a presença de dois exemplos de diferentes figuras de linguagem; tais figuras são, respectivamente,
  • 8 - Questão 42627.   Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • “Após a descoberta do elétron, não seria possível ainda conceber um átomo como uma esfera rígida, indivisível, mas como uma esfera ou nuvem de carga positiva, na qual os elétrons estariam embebidos, uniformemente distribuídos.”
    Esse conceito de átomo é atribuído a
  • 9 - Questão 42626.   Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • O tecnécio é um dos elementos mais utilizados em medicina nuclear e seu isótopo 99mTc, um gama emissor, é utilizado em exames de imagens. Uma solução contendo 99mTc é ingerida ou injetada no paciente e através da radiação gama emitida, os médicos podem obter imagens de órgãos como coração, fígado e pulmões.
    Doze horas após a aplicação da solução de 99mTc, foi detectado em um paciente 1/4 da atividade inicial desse isótopo. Após 24horas de aplicação, a porcentagem que restará no paciente será de
  • 10 - Questão 42622.   Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo.
    (Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1, 5ª Ed. Rio de janeiro: LTC. 2009)

    Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir.
    I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio.
    II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel.
    III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio

    Está correto o que se afirma em