Questões de Concursos - SEDUC PE - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - SEDUC PE - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:

Em relação ao trabalho com funções, os Parâmetros Curriculares do ensino médio recomendam que a ênfase deve ser dada em alguns aspectos, que podem contribuir para o desenvolvimento de competências.

De acordo com esse documento, no trabalho com funções, a ênfase deve ser dada:

O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

 Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

O Professor de Ciências tem à sua disposição recursos tecnológicos que ampliam, facilitam e diversificam suas atividades didáticas, assim como o acesso a informações atualizadas. Como exemplo das aplicações da informática, temos acesso a internet, o correio eletrônico, teleconferências, e a educação a distância.

Assinale a alternativa incorreta:

Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.

Para promover um ensino-aprendizagem por competências, o professor deverá:

1. manter uma postura reflexiva.

2. evidenciar a capacidade de conceber, de observar e de regular situações de aprendizagem

3. apresentar a possibilidade de aprender com os outros, com os alunos, com a experiência.

4. trabalhar por problemas e por projetos.

5. propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.

Estão corretas:

Em que método de ensino o professor, assim como os alunos com mais conhecimentos, têm o papel de mediador na sala de aula?

Joelson, fiscal do fisco, espera que a casa comercial de Nauta esteja cheia de clientes, entra aos berros, pedindo livros de escrita comercial e, por haver a comerciante informado que se encontrava na casa do contador, trata-a com grosseria e passa a revirar a loja procurando os livros, bradando que ela era sonegadora de impostos. Ela procura a polícia e o Inquérito Policial é remetido ao Ministério Público.

Assinale a alternativa correta:

O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:

1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.

2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.

3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.

4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.

5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.

Estão corretas: