Questões de Concursos SEDUC RO

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  • Questão 31077.   História - História do Brasil - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • “Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de escravos de origem africana, adeptos do Islã, saiu às ruas de Salvador e, durante mais de três horas, enfrentou tropas da cavalaria e milícias. Centenas de escravos e libertos participaram, cerca de setenta morreram e mais de quinhentos foram punidos com penas de morte, prisão, açoites e deportação.” (A Construção do Brasil . In: Revista Nossa História. São Paulo: Editora VeraCruz, 2006. p. 79).

    O episódio ficou conhecido como:
  • Questão 31074.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • Em comparação ao FUNDEF, o FUNDEB:
  • Questão 31075.   História - História do Brasil - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • “Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D"ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).

    Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:
  • Questão 31076.   História - História do Brasil - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • “Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator – que consideramos, entretanto, muito importante – e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa.” (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek – Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).

    Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:
  • Questão 31088.   História - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • 15 de Novembro

    A Monarquia – Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
    A República – Eu também!
    (Revista FON-FON)

    Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.

    As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:
  • Questão 31086.   História - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conflitos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:
  • Questão 31066.   Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a Missão Rondon, ambas do início do século XX, desempenharam importante papel na ocupação da área hoje pertencente ao estado de Rondônia. É correto afirmar que:
  • Questão 31067.   Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • A ocupação territorial de Rondônia teve início no século XVIII, quando a Colônia portuguesa saiu à frente dos espanhóis para garantir o controle da região. O povoamento do território que se seguiu a partir daí NÃO teve como fator:
  • Questão 31071.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • O Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente refere-se ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Neste âmbito, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente no Ensino Fundamental: