Questões de Concursos SEE AL

Resolva Questões de Concursos SEE AL Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 10187.   Informática - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue o item subsecutivo.
  • Em um computador no qual esteja instalado o sistema Windows, é obrigatório que o usuário utilize o Internet Explorer como navegador de Internet.
  • 2 - Questão 10192.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

    O planejamento curricular deve abranger todas as experiências de aprendizagem que o educando vivencia, e não apenas uma relação de conteúdos e métodos a serem trabalhados na escola.
  • 3 - Questão 10209.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

    Na tendência progressista libertária, que privilegia a vivência grupal sob a forma de autogestão, a aprendizagem ocorre de maneira informal, por meio do grupo.
  • 4 - Questão 10175.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

    Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
  • Uma espécie exótica passa a ser chamada de invasora quando existe impacto ambiental associado a ela. A impossibilidade de coexistência entre espécie nativa e espécie invasora está relacionada ao conceito de nicho ecológico.
  • 5 - Questão 10200.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item.

    Para Adorno, a extensão da escola básica às classes trabalhadoras não significou a concessão a elas do direito de integração plena na sociedade, mas apenas uma falsa conscientização.
  • 6 - Questão 10136.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • Em 1977, o cientista norte-americano Carl Woese revolucionou a árvore da vida, diagrama que representa a relação evolutiva entre as espécies, ao propor um novo domínio, os Archaea. Pensava-se que esse conjunto de espécies eram bactérias, mas C. Woese mostrou que é um grupo independente e, a nível evolutivo, tão próximo da bactéria Escherichia coli como de um cogumelo ou de um pinguim. C. Woese considerou, em seus estudos, o sequenciamento do RNA ribossomal dos seres vivos.

    Internet: < www.publico.pt > (com adaptações).

    Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

    Archaeas são ancestrais das atuais bactérias e, por serem espécies antigas, estão adaptadas a diversos ambientes inóspitos.
  • 7 - Questão 10198.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item.

    Tanto as instituições quanto os indivíduos são imperfeitos segundo os valores básicos da democracia. Nesse sentido, para Bourdieu, a educação seria a responsável pela correção dessas imperfeições.
  • 8 - Questão 10148.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • A alfarroba é uma vagem da qual se extrai uma polpa que, depois de torrada e moída, pode ser usada como substituto do cacau. Com sabor de chocolate, os produtos feitos com alfarroba possuem o benefício de serem isentos de lactose, glúten e açúcar, embora, em termos calóricos, não apresentem muita diferença do cacau. A alfarrobeira (Ceratonia siliqua) também é designada pelo nome popular de figueira-do-egito.

    Internet: < www.senado.gov.br/ > (com adaptações).

    Com base nas informações apresentadas no texto e nos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

    A alfarrobeira é uma planta que, durante o ciclo reprodutivo, apresenta formação de flores e frutos.
  • 9 - Questão 10153.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • Com relação às estruturas, processos e funções dos constituintes celulares, julgue os itens subsequentes.

    As vesículas transportadoras destinadas à superfície celular são oriundas do complexo de Golgi e descarregam seu conteúdo fora da célula mediante processo de fagocitose.
  • 10 - Questão 10150.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos.
    Nas células vegetais, a oxidação de carboidratos para a liberação de energia ocorre nos cloroplastos.