Questões de Concursos SEE AL

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  • 1 - Questão 10218 - Redação Oficial - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

    Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
  • O texto do documento deve ser arrematado com o fecho Respeitosamente, visto que seu destinatário é uma autoridade hierarquicamente superior. Após o fecho, deve constar apenas o cargo do secretário, sem seu nome, a fim de se garantir o respeito ao princípio da impessoalidade nas comunicações oficiais.
  • 2 - Questão 10217 - Redação Oficial - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

    Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
  • A forma pela qual o ministro deve ser tratado no documento é Vossa Excelência, e o vocativo deve ser Senhor, seguido do cargo, ou seja, Senhor Ministro.
  • 3 - Questão 10216 - Redação Oficial - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

    Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
  • O tipo de comunicação adequado para a solicitação ao ministro é o aviso, o qual deve seguir o modelo do padrão ofício, acrescido de vocativo.
  • 4 - Questão 10215 - Redação Oficial - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

    Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
  • Na redação do documento, deve-se evitar prolixidade, solicitando-se objetivamente a celeridade no repasse de recursos, conforme o princípio da concisão.
  • 5 - Questão 10214 - Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

    Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.
  • 6 - Questão 10213 - Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

    O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.
  • 8 - Questão 10211 - Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

    A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.
  • 9 - Questão 10210 - Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

    Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico-crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado.
  • 10 - Questão 10209 - Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

    Na tendência progressista libertária, que privilegia a vivência grupal sob a forma de autogestão, a aprendizagem ocorre de maneira informal, por meio do grupo.