Questões de Concursos SEE MG

Resolva Questões de Concursos SEE MG Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 49426.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Geografia - SEE MG - FCC - 2012
  • Leia o texto a seguir, sobre a festa de Reis e o Boi-Bumbá de São Tomé de Paripe, em Salvador (BA). 

    Como a festa surgiu, eu não sei, pois é uma coisa que existe há mais de 100 anos. Então é uma coisa que vem passando de pai pra filho, se pressupõe que tenha começado com os escravos, porque aqui era um reduto de escravos e pescadores. Hoje a festa está acabando pela urbanização do local, hoje o que tentamos fazer é resgatar esses valores, nós estamos tentando resgatar isso através do Boi-Bumbá Estrela.

                                                                   (http://www.nepec.com.br/serpa_Espaco_e_cultura22.pdf) 

    Abordando o tema “urbanização e mudanças na vida das cidades", o professor de Geografia pode usar o conteúdo do texto para exemplificar
  • Questão 49429.   Geografia - Nível Superior - Professor de Geografia - SEE MG - FCC - 2012
  • Leia os textos a seguir. 

    I. De acordo com as pesquisas mais detalhadas sobre o tema, o sistema defendido pelo MST e geralmente adotado pelo governo − desapropriação e distribuição da terra em pequenos assentamentos − tem pouca chance de sucesso, já que caminha na contramão da História. Sem competitividade no mercado nem estrutura para engrenar a produção, os pequenos produtores que ganham terras acabam fracassando − e retornando à fila da exclusão no país. 

            (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_2.html)

    II. Com essa tremenda força política, tenta-se impedir que a realidade do campo brasileiro apareça como de fato é: com uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo e em intensificação; com o aumento de famílias acampadas nas beiras das estradas e dentro dos latifúndios, com o empobrecimento dos camponeses; com o aumento da expropriação e exclusão. O que a mídia nacional procura mostrar é o aumento do conflito, mas não apresenta suas causas. 

    (http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/bernardoengamesaredonda.pdf) 

    Está correto afirmar que o texto I
  • Questão 49322.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Os conteúdos da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) tratam das concepções da Língua Portuguesa para o ensino. Em relação a essas concepções, assinale a alternativa correta.
  • Questão 49311.   Direitos Humanos - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Assinale a alternativa correta que reproduz literalmente um fragmento do texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Questão 49481.   Pedagogia - Nível Superior - Especialista em Educação - SEE MG - FCC - 2012
  • O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento
  • Questão 11498.   Português - Nível Médio - Assistente Técnico de Educação Básica - SEE MG - FCC - 2012
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Existe relação de causa e consequência entre as orações:
  • Questão 49332.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O professor deve considerar que textos de gêneros diferentes exigem estratégias de leitura e produção diversas e que tarefas diferentes propostas a partir de um mesmo texto também podem requerer a ativação e articulação de habilidades distintas. Sobre os gêneros do domínio literário, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Com relação aos gêneros do domínio literário, vale lembrar que cabe a escola mediar a leitura e a apreciação dos textos literários, com base em categorias que reconheçam a especificidade da recepção literária.
    II. Aliteratura não ultrapassa a verdade de correspondância (o que pode ser constatado pela observação ou pelo testemunho de outras fontes): instaura outra relação entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto.
    III. A compreensão da especificidade do texto literário justifica por que ele não deve ser usado para outras finalidades, além daquela de contribuir para formar leitores capazes de reconhecer e apreciar os usos estéticos e criativos da linguagem. 

    Estão corretas as afirmativas: