Questões de Concursos SEE SP

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  • Questão 10025.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Ao discorrer sobre os desafios da educação no Brasil, Schwartzman, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2005, afirma, entre outros fatos, que
  • Questão 10095.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Segundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Questão 10088.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que
  • Questão 10051.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento infantil.
  • Questão 5965.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE SP - VUNESP - 2012
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Do ponto de vista do autor de Leitura e Produção de Texto, a redação difere da produção de texto porque aquela
  • Questão 10061.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • A respeito da prática de ensino e do desenvolvimento do currículo, à luz dos estudos de Sacristán e Pérez Gómez (2000), pode-se afirmar que são processos

    I. de natureza social que permitem ser dirigidos por idéias e intenções, mas que não podem ser previstos totalmente antes de serem realizados.
    II. que planejados coletivamente, garantem o total controle das variáveis intervenientes.
    III. desencadeados por necessidade e não determinam nunca totalmente a prática educativa.
    IV. de caráter indeterminado que obrigam a esclarecer as idéias e pretensões que fundamentam as metas, para manter a coerência das práticas que se realizam para alcançá-las.
    V. guiados por princípios de diferentes tipos que, devidamente explicitados, poderão guiar a prática com segurança científico-técnica.

    Está correto, de acordo com os autores, o explicitado em
  • Questão 10070.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, buscam fundamentar sua proposta de que
  • Questão 10084.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Muramoto (2002) afirma que a supervisão "deve abrir espaço, em nível de sistema, atuando no interescolar, para interferir no intra-escolar, de forma mediada". Considerando a divulgação dos resultados de avaliação externa de escolas estaduais, indique a ação supervisora coerente com essa afirmação.
  • Questão 10077.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • No balanço que faz da Educação Escolar Brasileira do século XX, Mello (2004) afirma que o legado do uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais de esperança do que de realizações. Sua crítica aponta para o fato de que