Questões de Concursos SEE SP

Resolva Questões de Concursos SEE SP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 5970.   Pedagogia - Fundamentação Pedagógica - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE SP - VUNESP - 2009
  • Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

    Considerando o exposto, pode-se dizer que o conteúdo trabalhado nessa situação didática é
  • 2 - Questão 10024.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Escreve Milton Santos (2001):

    Não se pode dizer que a globalização seja semelhante às ondas anteriores, nem mesmo uma continuação do que havia antes, exatamente porque as condições de sua realização mudaram radicalmente. É somente agora que a humanidade está podendo contar com essa nova qualidade da técnica, providenciada pelo que se está chamando de técnica informacional. Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico.

    Diante dessa realidade, o autor vê a globalização
  • 3 - Questão 10058.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Sacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar. O autor define currículo como projeto seletivo de cultura, condicionado cultural, social, política e administrativamente, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada.

    Uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental apresenta alto índice de fracasso escolar e seus professores queixam-se constantemente do desinteresse dos alunos, da indisciplina na sala de aula, das agressões entre os alunos e da dificuldade de desenvolver seu trabalho nesse contexto.

    O Supervisor de Ensino, considerando suas funções e competências (Jornal APASE, junho 2002) e tendo em vista as afirmações de Sacristán (2000), diante da situação da escola, deve
  • 4 - Questão 10030.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Hernández (1998) propõe o desafio de se repensar o saber escolar e a função da Escola, colocando no centro das reflexões a situação social em processo de mudança, característica do denominado pós-modernismo, que manifesta a existência de uma nova consciência artística, cultural e que provoca radicais transformações em nossa existência e em suas condições históricas. Com esse argumento, o autor justifica sua tese de que
  • 5 - Questão 10038.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e
  • 6 - Questão 10094.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5/7/00, ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, determina que
  • 7 - Questão 10031.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi
  • 8 - Questão 10022.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,
  • 10 - Questão 10067.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Alarcão (2003) critica, em sua obra, os paradigmas tradicionais de educação e formação e propõe substituí- los por um novo,