Questões de Concursos SEMED MA

Resolva Questões de Concursos SEMED MA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 40861.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Considerando as ações associadas à organização, avalie os enunciados a seguir e, ao final, marque a opção VERDADEIRA.

    I. A divisão do trabalho, alicerce da organização, consiste em relacionar, na ordem lógica em que devem ser implementadas, as tarefas globais que precisam ser desempenhadas para alcançar os objetivos institucionais.
    II. A divisão do trabalho conduz ao aumento da produtividade, pois leva à generalização, ou seja, os trabalhadores serão mais produtivos à medida que estiverem capacitados para atuar em todas as etapas do processo produtivo.
    III. A departamentalização corresponde ao agrupamento de tarefas segundo um critério determinado, criando unidades específicas e definindo o desenho organizacional mais adequado ao alcance dos objetivos institucionais.
    IV. O estabelecimento da cadeia de comando em uma instituição, por meio da qual se estabelecem as relações de subordinação entre os vários setores organizacionais, deve estar baseado no princípio da hierarquia.
  • Questão 40855.   Administração Pública - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Entre as opções abaixo, marque aquela que apresenta um dever do servidor público.
  • Questão 40870.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • A luta dos camponeses pela posse da terra sempre foi uma constante na história do Maranhão. No entanto, ao longo do século XX, a propriedade da terra foi adquirida e controlada de diversas formas pelos latifundiários em aliança com as oligarquias locais e regionais, utilizando-se de fraudes cartoriais e jurídicas para atestarem os seus títulos de propriedade. Essa prática fraudulenta chama-se:
  • Questão 40882.   Português - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • TEXTO A

    A Linguagem, a filosofia já o sabe, tem valor ontológico. A palavra “ontológico” é, no mais, estranha a muita gente, mas no contexto da frase quer dizer apenas o seguinte: o ser é linguagem. Qualquer ser humano, todo ser humano. Afirmar isso significa dizer que a palavra não seria só uma ferramenta da comunicação, ela sustentaria o próprio ser. Ao rotular os fenômenos e os objetos, ao esquadrinhar formas expressivas, cada língua impõe uma maneira de compreender a realidade, de comportar perspectivas e aversões contra outros ângulos possíveis.

    O trecho entre vírgulas no primeiro período do texto indica .
  • Questão 40869.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Em 2006, a região sudoeste do Maranhão passou por um surto de uma grave doença que vitimou mais de 30 pessoas, principalmente nos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Montes Altos, Senador La Rocque, Açailândia, Itinga do Maranhão, Vila Nova dos Martírios, Bom Jesus das Selvas, dentre outros. Essa doença é conhecida como:
  • Questão 40864.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Partindo dos seus conhecimentos sobre liderança avalie as afirmativas a seguir:

    ( 1 ) Segundo a teoria dos traços, o líder já nasce com características físicas, intelectuais e sociais para exercer influência sobre outras pessoas. O fato de já nascer com essas características é que define se determinada pessoa será líder ou liderado.
    ( 3 ) A teoria dos estilos, fundada no estudo do comportamento dos líderes, identifica três estilos básicos de liderança: democrático, autocrático e liberal.
    ( 5 ) O estilo liberal corresponde ao líder centralizador, que toma decisões sozinho e não aceita questionamentos de seus liderados.
    ( 7 ) O fenômeno da liderança, sob a ótica da teoria dos traços, está baseado na observação de três aspectos de relevância: o comportamento do líder, a situação dos liderados e o contexto situacional em que ocorre a liderança.
    ( 9 ) Segundo a teoria da liderança situacional, o fato que determina no que deve concentrar sua atuação - se na tarefa, no relacionamento ou em ambos - é o nível de preparo e de maturidade.

    Marque a opção que contém somente números relacionados a afirmativas CORRETAS.
  • Questão 40884.   Português - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • TEXTO B

    Meu gerente me disse que meu defeito é querer trabalhar pelos outros. Eu concordo com ele. Quando vejo que alguma coisa vai atrasar, ou não vai sair bem-feita, vou lá e faço. Só não entendo por que meu gerente chama essa atitude de “defeito”. - Luly

    Digamos que essa seja uma virtude perigosa, Luly. O trabalho pode sair bem-feito, mas sua atitude desperta alguns sentimentos em seus colegas. Na melhor hipótese, de agradecimento por sua preocupação. Na pior, de raiva incontida por sua intromissão. Seu gerente precisa administrar um departamento inteiro, e cabe a ele equilibrar a parte técnica (o trabalho bem-feito) com a parte humana (o bom ambiente de trabalho). Se sua atitude, Luly, colocar todos os seus colegas contra você, gerando um clima de insatisfação, seu gerente terá um problema. E ele lhe deu o primeiro aviso, ao chamar de “defeito” a sua proatividade invasiva. Para que isso se transforme em virtude, você só precisa trocar “vou lá e faço” por “vou lá e ofereço ajuda”.

    Leia o fragmento abaixo, considerando o contexto em que ele se insere, e responda às questões 05 e 06.

    “Digamos que essa seja uma virtude perigosa, Luly. O trabalho pode sair bem-feito, mas sua atitude desperta alguns sentimentos em seus colegas. Na melhor hipótese, de agradecimento por sua preocupação. Na pior, de raiva incontida por sua intromissão.”

    O comentarista Max Gehringer, a respeito da atitude de Luly, expressa dois sentimentos,