Questões de Concursos - SESA ES - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - SESA ES - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Julgue os seguintes itens, no que se refere às atribuições da CNEN e à fiscalização dos exercícios da medicina e profissões afins.

Apenas à Controladoria Geral da União é atribuído o exame da legalidade dos atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial da CNEN.

O gerenciamento dos resíduos de saúde constitui-se de um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, cujo objetivo consiste em minimizar a produção desses resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro e de forma eficiente, a fim de proteger os trabalhadores e preservar a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente. Considerando essas informações e a RDC ANVISA n.º 306/2004, que dispõe sobre as normas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

Materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, sendo dispostos em recipiente rígido, reaproveitável e resistente a ruptura e vazamento.

Julgue os seguintes itens, relativos ao emprego de técnicas eletroquímicas no estudo de fármacos.

Suponha que, no estudo de um fármaco por voltametria cíclica, o perfil voltamétrico apresente um único pico de redução após as varreduras direta e inversa. Nesse caso, o resultado indica que o processo de oxirredução em apreço é irreversível.

Julgue os itens que se seguem, considerando que os procedimentos para licenciamento de instalações radiativas devem estar em conformidade com as exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Havendo necessidade, a CNEN pode majorar o fator de multiplicação dos níveis de atividade das instalações radiativas para operações com fontes não seladas que envolvem preparação química normal.

Até a Revolução Científica, de aproximadamente 1550 d.C. a 1700 d.C., grande parte da física e das demais ciências naturais foi dominada, quase que completamente, pela visão aristotélica de mundo, que, predominantemente orgânica, explica o mundo físico e seus processos naturais em estreita analogia com os processos observados no mundo vivo, sobretudo em relação ao seu comportamento dirigido a objetivos — teleológico ou finalista. Considerando essas informações, as principais características da física aristotélica e a sua superação na Idade Moderna, julgue os itens a seguir.

A unificação das leis dos movimentos planetários, desenvolvidas por Kepler, com as leis dos movimentos terrestres, cujo estudo havia sido iniciado por Galileu, foi um dos principais resultados alcançados pela física newtoniana.

Com base na teoria que trata das ondas eletromagnéticas e nas teorias clássicas das vibrações e osciladores harmônicos, julgue os itens a seguir.

Duas perturbações se propagando na mesma direção e em fase, com períodos iguais a 6 s e 8 s, podem gerar onda superposta com período mensurável, mesmo que não ocorra o fenômeno de batimento.

Na física newtoniana, massa, energia e momento linear são quantidades que obedecem a princípios de conservação independentes. A teoria da relatividade unificou dois desses princípios, criando os conceitos de energia e momento linear relativísticos. Com base nessas informações, julgue os seguintes itens, referentes à interconversibilidade entre massa e energia e aos princípios de conservação relativísticos.

É impossível estimar a massa de repouso de uma partícula relativística livre de forças externas conhecendo-se apenas o valor de sua energia cinética e de seu momento linear, ao contrário do que ocorre na mecânica newtoniana.

Julgue os seguintes itens, de acordo com o que dispõe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre uso e cuidados na manipulação de dispositivos médico-hospitalares.

Um vaporizador sobrecarregado pode oferecer riscos de overdose de agente anestésico tanto quanto a contaminação cruzada entre vaporizadores.

No que se refere aos procedimentos relativos aos projetos físicos de estabelecimento assistencial de saúde (EAS), julgue os próximos itens, conforme o regulamento técnico aprovado pela RDC n.º 50/2002.

A confecção dos projetos hidráulicos de EAS será de responsabilidade da área técnica cabível desses estabelecimentos.

Julgue os itens que se seguem, considerando que os procedimentos para licenciamento de instalações radiativas devem estar em conformidade com as exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Uma instalação que manipula radionucleídeo de alta radiotoxicidade, cujos valores das atividades totais resultem em 0,8 mCi, está isenta do processo de licenciamento estabelecido na Resolução n.º 9/1984.