← Início

Questões de Concurso - SESPA PA - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - SESPA PA com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Com referência aos desinfetantes e antissépticos, julgue os itens que se seguem.

Uma grande vantagem do uso de desinfetantes é a erradicação de microrganismos esporulados das superfícies.

Acerca da remoção, da transferência e da redistribuição, considere:

I.A remoção é a movimentação do servidor ocupante de cargo de provimento efetivo para outro cargo de igual denominação e provimento, de outro órgão, mas no mesmo Poder.
II. A transferência é o deslocamento do servidor, com o respectivo cargo ou função, para o quadro de outro órgão ou entidade do mesmo Poder.
III. A redistribuição é a movimentação do servidor ocupante de cargo de provimento efetivo para outro cargo de igual denominação e provimento, no mesmo Poder e no mesmo órgão em que é lotado.

Estão incorretos:

Uma paciente de 65 anos de idade, obesa, com história prévia de hipertensão arterial, diabetes melito e depressão, apresenta sintomas de um resfriado com dor no corpo, febre e dor de garganta. Ao procurar o serviço médico, foi diagnosticado um quadro de faringite, provavelmente causada por estreptococos. Essa paciente informou estar fazendo uso de captopril 50 mg, duas vezes ao dia; fluoxetina, 20 mg ao dia; ácido acetilsalicílico, 100 mg ao dia; sibutramina, 10 mg uma vez ao dia; diclofenaco 50 mg, duas vezes ao dia.

Com base nas informações do caso hipotético apresentado acima, julgue os itens a seguir.

A sibutramina está bem indicada, no caso dessa paciente, para o tratamento do diabetes melito.

A respeito de análise de contratos, vistoria, laudos e normas, julgue os seguintes itens.

Alvará de funcionamento é o documento legal que autoriza a execução de obras sujeitas à fiscalização do governo.

Julgue os itens a seguir, relativos a gasometria arterial e neonatalogia.

Uma deficiência de surfactante pulmonar provoca uma redução da elastância pulmonar.

A Papelaria S.A., após ter sido selecionada por meio licitação na modalidade convite, celebrou com a APA, autarquia do estado do Pará, um contrato para o fornecimento de papel, durante um ano, mediante remuneração de R$ 100.000,00 por mês.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

O objeto do referido contrato é uma compra e não a prestação de um serviço.

Com referência a lesões funcionais dos nervos periféricos e a fisioterapia neurológica e respiratória, julgue os seguintes itens.

Na neuropraxia, não há perda da condução nervosa e sim uma mudança na estrutura nervosa, e a desmielinização pode ou não ocorrer.

Assinale o grupo de anti-hipertensivos cujo mecanismo de ação envolve diminuição inicial do débito cardíaco, redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas.

Acerca da hipertensão arterial mascarada podemos afirmar que é a

Acerca dos medicamentos excepcionais e genéricos no Brasil, julgue os seguintes itens.

Para ser classificado como genérico, um medicamento deve ser submetido a um estudo de bioequivalência e esta exigência vale para os medicamentos administrados por via oral, de uso tópico de ação local ou os de aplicação parenteral.