Questões de Concursos - SETEPS PA - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - SETEPS PA - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação aos projetos complementares à edificação, julgue os itens a seguir.

Os acionadores manuais do sistema de detecção e alarme de incêndio são dispositivos destinados a informar um princípio de incêndio e são acionados pelo elemento humano. Esses acionadores devem estar localizados em ambientes de difícil acesso ao público para evitar uso indevido (alarmes falsos).

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

De acordo com a lei dos rendimentos marginais decrescentes, quando a produção se expande, os custos aumentam mais lentamente que a produção.

A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos e aborda temas como mensuração da renda, inflação, desemprego e crescimento econômico. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Para os economistas clássicos, no longo prazo, a curva de oferta agregada é vertical porque a produção depende apenas das disponibilidades dos fatores produtivos e da tecnologia existente para transformar estes insumos em produtos.

Considere a seguinte fala de uma professora: “Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa”.

Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.

No episódio relatado, o conflito entre ensinar/aprender e avaliar assenta-se sobre as relações de poder e é sustentado, na sala de aula, pelo poder de avaliar que a professora detém.

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Por meio da relação de herança, é possível reutilizar ou alterar os métodos de classes existentes, bem como adicionar novos atributos e métodos a fim de adaptá-las a novas situações.

Existe uma grande variedade de sistemas computacionais que devem ser controlados pelos sistemas operacionais. Por essa razão, várias soluções foram desenvolvidas para resolver a questão do compartilhamento de recursos computacionais entre os usuários e as aplicações. Mesmo diante dessa heterogeneidade, alguns conceitos e soluções são aplicados de forma abrangente. A respeito dos conceitos, estruturas e mecanismos dos sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

Um processo leve, ou thread, é uma unidade de processamento que pode ser escalonada pelo sistema operacional e caracteriza-se por executar seqüencialmente e por não poder ser interrompida.

A constituição dos interesses dos sujeitos que atuam no processo de estabelecimento das políticas públicas é explicada pelos principais paradigmas da ciência política contemporânea. Sob o ponto de vista desses paradigmas, julgue os itens seguintes.

A matriz liberal orienta os denominados pluralistas, de modo que a constituição dos interesses tem como fundamento a racionalidade do indivíduo e os direitos naturais de liberdade, igualdade, sendo que o interesse social coincide com os interesses dos indivíduos.

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Empresas que operam em mercados monopolistas confrontam-se com uma curva de demanda, para o seu produto, perfeitamente elástica. Assim, essas firmas podem expandir suas vendas sem que seja necessário reduzir seus preços.

Com referência ao setor público, conforme as disposições legais e doutrinárias, julgue os itens que se seguem.

Pela atual sistemática adotada pela contabilidade pública, os bens públicos de uso geral e indiscriminado por parte da população, como, por exemplo, as rodovias, as praças, os viadutos etc., são contabilizados no ativo dos órgãos — federais, estaduais ou municipais — encarregados de sua construção e(ou) manutenção, já que constituem aplicação de recursos públicos.

No que concerne aos direitos e deveres previstos na Constituição da República, julgue os itens subseqüentes.

As trabalhadoras rurais não têm direito a licença maternidade.