Questões de SGA DF - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de SGA DF com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 378895 | Biologia, Taxonomia, Professor Classe A, SGA DF, CESPE, 2004

Considerando o sistema de classificação que divide os seres vivos em cinco reinos, julgue os itens seguintes.

O Reino Monera engloba seres fotossintetizantes, unicelulares e que possuem estruturas citoplasmáticas membranosas.

2 Questão 355417 | Contabilidade Pública, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE, 2004

Uma entidade da administração pública recebeu uma mesa de reuniões para posterior distribuição e, imediatamente, efetuou o pagamento da despesa realizada.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca dos reflexos contábeis provocados por esse ato da administração.

A despesa mencionada é evidenciada na demonstração das variações patrimoniais e contribui para que o resultado patrimonial seja deficitário.

3 Questão 485529 | Língua Inglesa, Gramática, Professor de Inglês, SGA DF, CESPE, Ensino Superior, 2004

In regard to error treatment and language teaching methods, decide about the correctness of the items below.

In the Total Physical Response (TPR) approach, errors are expected when students first begin speaking. The teacher should be tolerant and only correct structural errors unobtrusively. As students get more advanced, the teacher can correct more minor errors.

4 Questão 352292 | Artes, Arte Educação, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE, 2006

Considerando a importância das manifestações artísticas para a formação da identidade nacional, julgue os itens a seguir.

A educação artística apura a sensibilidade humana, desenvolve novas possibilidades de expressão e comunicação, forma o gosto estético e propicia à juventude oportunidade de apreciar a evolução da humanidade por meio do estudo dos monumentos artísticos.

5 Questão 352335 | Artes, Arte Educação, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE, 2006

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

Como importante meio de comunicação e expressão que articula aspectos plásticos, audiovisuais, musicais e lingüísticos em sua especificidade estética, o teatro passou a ser reconhecido como forma de conhecimento capaz de mobilizar o educando, coordenando as suas dimensões sensório-motora, simbólica, afetiva e cognitiva.

6 Questão 381162 | Biologia, Biodiversidade, Professor Classe A, SGA DF, CESPE, 2004

Acerca da preservação da biodiversidade, julgue os itens seguintes.

O manejo de unidades de conservação deve englobar um conjunto de intervenções que promovam a conservação biológica.

7 Questão 536508 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Analista de Apoio às Atividade Jurídicas, SGA DF, CESPE, 2004

Uma edificação envolve diferentes etapas, indo desde as fundações até o acabamento e instalações complementares. Cuidados especiais são necessários em cada uma dessas etapas, para que a edificação possa ser utilizada com segurança e conforto. Quanto às diversas etapas da construção, julgue os itens seguintes.

Formas de madeira para estruturas, executadas com tábua de 3.ª, devem ser molhadas pelo lado interno antes da concretagem.

8 Questão 362842 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE, 2004

O Sistema Único de Saúde (SUS) representa a concretização de uma nova concepção de saúde no Brasil e é fruto de reivindicações que partem da base da sociedade. Com relação às políticas públicas de saúde e sua evolução histórica, julgue os itens subseqüentes.

Os princípios que nortearam o chamado Movimento Sanitarista foram catalisados na 1.ª Conferência Nacional de Saúde (1986), considerada um marco histórico para o SUS, pois as resoluções dessa conferência forneceram as bases para o que mais tarde viria a ser escrito na Constituição Federal de 1988.

9 Questão 369029 | Enfermagem, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE, 2006

Uma mulher, com 69 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica. Há um ano, ela recebera o diagnóstico de hipertensão arterial, após ter apresentado episódios de cefaléia holocraniana de moderada intensidade e fraqueza que a fizeram procurar o serviço médico. Há três meses recebeu o diagnóstico de diabetes melito, tendo sido detectado pé neuropático. Tem apresentado perda progressiva da acuidade visual, o que a limita a enxergar de perto. Refere episódios de eliminação de fezes líquidas com muco, de duas a três evacuações por dia, associada ao tipo de dieta. Refere ainda nictúria e incontinência urinária funcional. Queixa-se de dificuldades para dormir devido a preocupações e períodos de sono durante o dia. A paciente, que trabalhava em serviço rural no plantio de alimentos para consumo próprio, sente falta da vida na fazenda e dos netos que moravam com ela. Ao exame físico, apresenta-se corada, hidratada e acianótica, com pulsos simétricos e rítmicos. Apresenta também abdome globoso e ruídos hidroaéreos aumentados. Seus pés apresentam hipotrofia dos músculos dorsais, observa-se proeminência dos metatarsos e a pele encontra-se seca e com rachaduras. Há uma lesão ulcerada no pé esquerdo em região maleolar, com cerca de 6 cm no diâmetro maior e 1 cm de profundidade, bordas bem delimitadas, presença de fibrina e tecido de granulação, drenando secreção purulenta. A pressão arterial é de 130 mmHg / 80 mmHg (em uso de hidroclorotiazida), a freqüência cardíaca é de 96 batimentos por minuto e a freqüência respiratória, de 20 movimentos por minuto. O seu peso é de 53 kg e sua altura, 1,55 m.

Diante da situação hipotética apresentada no texto acima e considerando as teorias de enfermagem e a aplicação do processo de enfermagem ao caso em tela, julgue os itens que se seguem.

Caso seja aplicado o referencial de Peplau no tratamento da paciente, o foco, no planejamento das intervenções terapêuticas, estará voltado para a conservação da integridade estrutural, que representa a recuperação da estrutura do corpo, no caso, o pé diabético.

10 Questão 610554 | Ciência da Computação, Arquitetura de Computadores, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE, 2004

Com relação a processadores Pentium 4, julgue os seguintes itens.

Em processadores Pentium 4, a unidade lógica aritmética (ULA) trabalha com o dobro do clock interno do processador, resultando em um aumento de desempenho em cálculos usando números inteiros.