Questões de Concursos SPTRANS

Resolva Questões de Concursos SPTRANS Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 14941 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Um serviço será licitado por um órgão público. Pelas características dos trabalhos e pelos valores envolvidos, a licitação recaiu na modalidade de tomada de preços. Nos termos da Lei Federal n.º 8.666/93, artigos 21 e 22, os prazos legais para recebimento das propostas, contados a partir da divulgação do aviso ou instrumento convocatório, serão
  • 2 - Questão 14940 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • O anteprojeto de iluminação de um terminal coberto de transportes coletivos será desenhado no programa AutoCAD®, prevendo-se a colocação de luminárias segundo um padrão de malha retangular equidistante nos dois eixos. Definido um bloco como luminária, o comando que permite posicionar esse bloco diretamente nas posições determinadas pelo padrão de malha retangular é
  • 3 - Questão 14939 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Uma nova pista está sendo projetada, e o projeto geométrico deve ser estaqueado a cada 20 m, para fins de locação, amarração de elementos de curva, singularidades e outros. O projeto está sendo desenvolvido em AutoCAD®. Considerando-se que o eixo viário deve ser uma polyline contínua, para desenhar o estaqueamento, pode ser utilizado
  • 4 - Questão 14938 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Em uma edificação situada na cidade de São Paulo, exposta a sol pleno, uma manta isolante térmica será instalado sob uma cobertura em telhas metálicas, para proteger um ambiente climatizado artificialmente. A manta, além de uma camada de material isolante térmico, tem uma de suas faces aluminizada. Avaliou-se, em função das cargas térmicas geradas no interior da edificação, que há necessidade de se obter economia na climatização.

    Dentre as alternativas, para se obter o melhor resultado no sentido de minimizar os ganhos de calor pela cobertura,
  • 5 - Questão 14937 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • São nomes pioneiros do movimento moderno, associados respectivamente à Bauhaus e aos primeiros projetos modernistas executados na cidade de São Paulo, respectivamente:
  • 6 - Questão 14936 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Uma empresa irá instalar-se em um andar de prédio de escritórios. O tipo de trabalho desenvolvido requer grande interação entre funcionários, resultando em níveis de ruído interno significativos, e grande circulação de pessoas. O projeto de lay-out prevê que o escritório seja panorâmico, com divisórias somente até a altura de uma pessoa sentada. Por se tratar de prédio antigo, os andares apresentam piso em pedra, em ótimo estado de conservação, e forro com revestimento em argamassa, com eletrodutos e fiação embutidos e luminárias fixadas diretamente ao teto. O andar do prédio conta com uma rede de sprinklers pendentes com bico acionado por ampola que corre junto à laje, solução considerada adequada pela análise dos riscos de incêndio do local e pelas normas aplicáveis. O projeto de climatização prevê o emprego de ar condicionado central com dutos a serem instalados também junto ao teto, logo abaixo do nível da tubulação dos sprinklers. Os dutos não devem permanecer aparentes.

    É uma solução adequada a essas condições a colocação de
  • 7 - Questão 14935 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Um abrigo de ônibus será implantado em situação de total exposição ao sol e em ambiente urbano agressivo, devido à poluição do ar. Cada abrigo de ônibus é pintado por uma cor que identifica a área em que se localiza. A sinalização e comunicação visual serão montadas em suportes de alumínio que deverão ser fixados à estrutura de aço do abrigo.

    Considere as especificações a seguir:

    I. estrutura em aço estrutural de baixa liga adicionado de cobre;

    II. pintura em esmalte epóxi aplicada sobre primer epóxi;

    III. fixação dos suportes de alumínio por meio de parafusos passantes, diretamente sobre a estrutura de aço, de modo a maximizar a superfície de contato entre o suporte e a estrutura.

    É(são) adequada(s) a(s) especificação(ões)
  • 8 - Questão 14934 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Em uma pequena obra que tem quantidade significativa da estrutura de concreto armado moldada in loco, verificou-se que a execução dessas estruturas está no caminho crítico do cronograma físico. A operação de concretagem em si será feita de uma única vez e terá pequena duração – menos de meio dia de trabalho – porém há um trabalho sofisticado de fôrmas e armaduras, em função da geometria complexa da estrutura, não sendo previsto reaproveitamento de fôrmas.

    Pode-se citar como medida de redução do tempo total de obra
  • 9 - Questão 14933 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Em projetos hidráulicos, a ventilação das instalações prediais de esgoto primário deve ser conectada à tubulação
  • 10 - Questão 14932 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • O projeto dos sistemas elétricos de uma edificação de pequeno porte preverá alimentação em baixa tensão, separando-se os circuitos de alimentação de tomadas daqueles que servem à iluminação dos ambientes. Considerem-se as seguintes afirmações, referentes a especificações desse projeto:

    I. o dimensionamento dos disjuntores de cada circuito deve levar em conta a intensidade máxima de corrente admitida conforme o diâmetro dos fios ou cabos utilizados;

    II. um dimensionamento adequado de disjuntores termomagnéticos para proteção contra sobrecorrentes protegerá também o usuário contra choques elétricos;

    III. todos os circuitos de alimentação da iluminação deverão ser aterrados e devem ser derivados diretamente da caixa de entrada de energia, e não do quadro geral de distribuição.

    É correto o afirmado em

Gostou? Compartilhe!

ícone WhatsApp ícone facebook ícone twitter ícone email