Questões de Concursos TCE SE

Resolva Questões de Concursos TCE SE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 39443.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • A partir da Constituição Federal de 1988 várias iniciativas institucionais, legais e comunitárias foram criando as condições de viabilização do direito à saúde, dentre as quais estão as Normas Operacionais Básicas (NOB).

    A principal finalidade da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, a NOB-SUS/96, foi:
  • Questão 39478.   Legislação Estadual - Legislação Estadual de Sergipe - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, desejando organizar o julgamento dos processos sob jurisdição de sua Corte, faz publicar instruções normativas com diversas normas de procedimento interno. Insatisfeitos com as novas diretrizes, diversos servidores postulam perante o Poder Judiciário a declaração de ilegalidade dos atos normativos, ao argumento de que não se inclui dentre as competências e atribuições do Tribunal de Contas, a competência legislativa.

    Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que ao Tribunal de Contas assiste, no âmbito de sua competência e jurisdição:
  • Questão 39458.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • Ao socorrer uma criança de 2 anos vítima de parada cardiorrespiratória, o socorrista (atuando sozinho) deve iniciar a RCP com:
  • Questão 39482.   Legislação Estadual - Legislação Estadual de Sergipe - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • Sobre o tema “Modalidades de Provimento em Caráter Efetivo”, é correto afirmar que o provimento dos cargos públicos:
  • Questão 39469.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • A unidade de assistência semi-intensiva de um hospital geral foi ampliada e o enfermeiro responsável precisa redimensionar a equipe de enfermagem.

    Sendo assim, de acordo com os parâmetros recomendados, ele deve fazer a distribuição dos profissionais com base na seguinte proporção:
  • Questão 39444.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • Os recursos federais destinados às ações e aos serviços de saúde são organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento que, por sua vez, são constituídos por componentes, conforme as especificidades de suas ações e dos serviços de saúde pactuados. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

    ( ) O componente Piso da Atenção Básica Variável - PAB Variável é constituído por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratégias realizadas no âmbito da atenção básica em saúde, tais como Saúde da Família.
    ( ) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU faz parte do bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.
    ( ) O bloco de Vigilância em Saúde abrange a estruturação de serviços e organização de ações de assistência farmacêutica e de gestão do trabalho.

    A sequência correta é:
  • Questão 39450.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • Uma gestante procurou o posto de saúde para tomar a vacina antitetânica. Ao consultar sua caderneta de vacinação, o profissional de saúde verificou que há 6 anos a paciente havia iniciado o esquema no qual foi aplicado apenas uma dose. Ela informou que não concluiu o esquema porque apresentou uma determinada reação após a aplicação da vacina e ficou receosa de tomar as doses seguintes. O profissional de saúde explicou que, diante desse relato, não poderia aplicar a vacina, e pediu que ela procurasse sua obstetra.
    A reação adversa que contraindica a administração de doses subsequentes da vacina antitetânica é:
  • Questão 39441.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • Considerando os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), dispostos na Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir:

    I – Um dos objetivos do SUS diz respeito à identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
    II – O SUS tem como objetivo principal a execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica e de saúde do trabalhador.
    III – Não está incluída nos objetivos do SUS a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

    Está correto somente o que se afirma em:
  • Questão 39474.   Informática - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • Joana quer enviar um e-mail para um numeroso grupo de pessoas, mas não quer que seus destinatários saibam para quem esse e-mail está sendo enviado. Uma opção rápida e prática para Joana nesse caso é:
  • Questão 39475.   Informática - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015
  • No Google Chrome é possível abrir uma “nova janela anônima”. Isso significa que, quando nessas guias: