Questões de Concursos TRE MG

Resolva Questões de Concursos TRE MG Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 2786.   Direito Constitucional - Nível Médio - Analista Judiciário - TRE MG - FCC
  • Em sede de servidores públicos, considere as proposições abaixo.

    I. Aos servidores em geral, desde que ocupantes de qualquer cargo da União,
    incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter
    contributivo e solidário.

    II. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores
    dos subsídios e das remunerações dos cargos e empregos públicos.

    III. A estabilidade do servidor é conferida após três anos de efetivo exercício, sendo
    desnecessária a avaliação especial de desempenho.

    IV. Os proventos de aposentadoria, por ocasião de sua concessão, não poderão
    exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a
    aposentadoria.

    Está correto o que contém APENAS em
  • 2 - Questão 12640.   Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2015
  • Dentre  as  inúmeras  atribuições do Poder  Legislativo  existem  aquelas que devem obter  a  sanção do  Presidente da  República; nesse caso está a
  • 3 - Questão 12637.   Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2015
  • “O Estado T pretende organizar os serviços eleitorais que atuam no seu território e o Chefe do Poder Executivo local  encaminha à Assembleia Legislativa projeto de lei nesse sentido.” Nos termos da Constituição Federal, a competência  para legislar sobre o tema eleitoral é:
  • 4 - Questão 12630.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2015
  • “Genial é administrador público, gerindo bens e valores, devendo apresentar relatórios sobre os seus recebimentos e  gastos  aos  órgãos  de  controle  interno  e  de  controle  externo.  Em  determinado  período,  Genial  não  apresenta  a  necessária prestação de contas.” Nos termos da lei que regula a improbidade administrativa tal ato afronta o(s)
  • 5 - Questão 9943.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2013
  • Determinada empresa pública estadual pretende alienar determinado imóvel de sua propriedade, o qual não guarda mais vinculação com o exercício de suas atividades. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.
  • 6 - Questão 2783.   Direito Constitucional - Nível Médio - Analista Judiciário - TRE MG - FCC
  • A liberdade de locomoção
  • 7 - Questão 9971.   Português - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2013
  • O auge da vida democrática é o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. Por isso, tenho sustentado que ela é o regime mais ético que existe. Melhor dizendo, é o único regime que hoje podemos considerar ético. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.
          [...]
          O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
          Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
    (Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)
  • Identifique a afirmativa correta de acordo com as ideias expressas no texto.
  • 8 - Questão 9942.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2013
  • Os componentes de uma estrutura organizacional têm seus sistemas de responsabilidades constituídos por departamentalização, linha e assessoria e especialização do trabalho, que são representados graficamente através de um organograma. Sobre os critérios de departamentalização, analise.

    I. A departamentalização funcional tem como uma desvantagem a resistência ao ambiente pró-inovação, devido à alta estabilidade e baixa adaptabilidade, propiciando ainda que ideias novas não sejam aproveitadas.
    II. A departamentalização por processo surgiu como uma forma intermediária entre dois tipos de departamentalização, a funcional e por projetos, reduzindo as desvantagens de cada uma e procurando usufruir as vantagens dos respectivos tipos.
    III. Uma empresa para atender a sua realidade pode estabelecer uma departamentalização baseada no critério de diferenciação e na integração de suas atividades.

    Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  • 9 - Questão 9946.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2013
  • Determinado motorista do Estado, servidor público de carreira, causa dano a terceiro no exercício de suas funções públicas, em decorrência de imprudência sua no trânsito. Sobre o caso, marque a alternativa correta.
  • 10 - Questão 12643.   Direito Eleitoral - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2015
  • Os Tribunais Regionais Eleitorais possuem competência originária determinada pelo Código Eleitoral, dentre as quais  encontram-se o registro e o cancelamento do registro das candidaturas a: