Questões de Concursos TRF DF

Resolva Questões de Concursos TRF DF Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 43944 - Governança de TI - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • O Tribunal organizou as funções relativas às atividades de gerenciamento e operações de TI seguindo a ITIL v.3, e definiu uma equipe para cada uma das funções da operação de serviços. Uma das equipes definidas pela segregação de funções ficou encarregada de definir padrões para a infraestrutura de Tecnologia da Informação, e gerenciar o ciclo de vida de sistemas de informação e contratos com fornecedores que os suportam e licenciam. É possível afirmar que essa segregação de função NÃO foi correta, pelo fato da ITIL v.3 determinar que o gerenciamento
  • 2 - Questão 43943 - Governança de TI - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Uma equipe responsável pela administração das redes de comunicações de dados deseja substituir dois roteadores que tratam as comunicações com as redes de longa distância. Para realizar a mudança cumprindo os princípios da ITIL v.3, a equipe precisa definir a matriz RACI que estabelece:
  • 3 - Questão 43942 - Governança de TI - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • No último final de semana, a equipe responsável pela administração de servidores de um datacenterrealizou diversas atualizações de software em todos os computadores. No primeiro dia útil seguinte, os usuários registraram na central de suporte de informática mais de duzentas ocorrências de reclamações sobre lentidão generalizada nos sistemas de informação e no acesso aos arquivos armazenados em rede. Como vários itens de configuração da infraestrutura de tecnologia foram modificados no final de semana, a equipe de informática não tinha a mínima noção do que estava ocasionando a lentidão generalizada. Considerando que a equipe de informática segue as práticas recomendadas na ITIL v.3, eles devem proceder com o Gerenciamento de
  • 4 - Questão 43941 - Governança de TI - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Um analista de informática que atua no atendimento de suporte aos usuários dos sistemas do Tribunal registrou em um período de uma hora, 13 ocorrências de reclamações dos usuários quanto à lentidão de um dos sistemas do Tribunal. O analista de suporte já havia sido notificado pela equipe de operações do datacenter, de que o equipamento servidor do sistema em questão sofreria uma manutenção de banco de dados sem downtime e isso afetaria o tempo de resposta do sistema para os usuários. Considerando que o Tribunal adota ITIL v.3, o trabalho desse analista de suporte deve cumprir com o Gerenciamento de
  • 5 - Questão 43940 - Informática - Redes de Computadores - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Em relação às tecnologias de redes locais (LANs) e redes de longa distância (WANs), é correto afirmar que:
  • 6 - Questão 43939 - Informática - Redes de Computadores - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Os protocolos TCP/IP podem ser utilizados sobre qualquer estrutura de rede, seja ela simples como uma ligação ponto a ponto ou uma rede de pacotes complexa. Em relação à arquitetura TCP/IP, suas camadas e protocolos, é INCORRETO afirmar:
  • 7 - Questão 43938 - Informática - Redes de Computadores - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Considere os meios de transmissão: 

    I. Sua transmissão pode ser tanto analógica quanto digital. É um meio de transmissão de menor custo por comprimento. A ligação de nós ao cabo é também simples e, portanto, de baixo custo. É normalmente utilizado com transmissão em banda básica. Em geral, pode chegar até várias dezenas de metros com taxas de transmissão de alguns megabits por segundo. Sua desvantagem é a sensibilidade às interferências e ruídos. 

    II. Este meio de transmissão mantém uma capacitância constante e baixa, teoricamente independente do comprimento do cabo permitindo suportar velocidades da ordem de megabits por segundo sem necessidade de regeneração do sinal e sem distorções ou ecos. Comparado ao meio I, este tem uma imunidade a ruído bem melhor e uma fuga eletromagnética mais baixa. É mais caro do que o I, e o custo das interfaces para ligação ao cabo é maior. 

    Os meios de transmissão caracterizados em I e II são, correta e respectivamente, cabo
  • 8 - Questão 43937 - Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Carlos é responsável pela administração de redes e servidores do Tribunal e hoje enfrenta dificuldades na administração da rede e das contas de usuários, devido ao fato de existirem controles de domínios de rede separados para computadores em rede Windows Server 2008 R2 e para computadores em rede Red Hat Enterprise Linux 6. Como existe apenas 1 servidor de arquivos Linux e 12 na rede Windows, para resolver a questão de controlar de forma centralizada a configuração de permissões de acesso aos diretórios de servidores de arquivos, tanto Linux quando Windows, Carlos decidiu instalar Samba 4 no servidor Linux e colocá-lo como Member Server de um Domain Controler Windows baseado em Active Directory e LDAP. É correto afirmar que
  • 9 - Questão 43936 - Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Pessoas de uma área funcional estão acessando e alterando arquivos que dizem respeito à outra área. Para resolver esses problemas será feita a segregação de perfis de acesso. Considere as atividades abaixo. 

    I. Configuração de Contas de Usuários que identifiquem unicamente cada usuário da rede de dados da empresa e dos servidores de arquivos. 
    II. Configuração de Grupos de Usuários para as áreas funcionais da instituição, que sejam associados às permissões de acesso aos diretórios e aos arquivos guardados em servidores da rede de dados. 
    III. Associação de Grupos de Usuários correspondentes às áreas funcionais da instituição com as Contas de Usuários, de forma a possibilitar que um usuário acesse os recursos atribuídos aos Grupos. 
    IV. Particionamento físico de discos de servidores, determinando que cada área funcional tenha acesso restrito a determinados trechos de disco que lhe dizem respeito.
    V. Associação de Contas de Usuários às permissões de acesso aos diretórios, e aos arquivos guardados em servidores da rede de dados. 

    A segregação de perfis de acesso aos arquivos armazenados nos servidores através de recursos do Windows Server 2008 R2 e do Red Hat Enterprise Linux 6, envolve obrigatoriamente as atividades descritas em
  • 10 - Questão 43935 - Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014
  • Um profissional da área de TI é responsável por executar programas de aplicação batch em servidores com sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 6 e servidores com sistema operacional Windows Server 2008 R2. Ele pode programar a execução dos programas batch, configurando dias e horários de disparo utilizando