Questões de Concursos - UFFS - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - UFFS - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):

Tomando como referência a bibliografia disponível no âmbito educacional, pode-se dizer que, como todo processo permanente e dinâmico, o planejamento estratégico de qualquer organização envolve uma série de etapas. Quais são elas?

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:

Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso:

A atual estrutura da educação escolar compreende:

Pesquisas sinalizam que planejar de maneira estratégica é uma exigência de toda organização moderna, especialmente da universidade, enquanto instituição complexa, responsável pela formação dos futuros profissionais da sociedade de hoje e do futuro.

Nesse sentido, o planejamento estratégico pode ser entendido como um processo de gestão que busca:

1. privilegiar aos aspectos imediatistas do processo pedagógico.

2. definir a missão, os objetivos, as metas e programas de uma instituição.

3. explicitar as estratégias mais adequadas para operacionalizar os objetivos.

4. fixar, com rigor, as normas e regras que o corpo docente da instituição deve seguir.

5. elencar instrumentos de avaliação exclusivamente quantitativos, com o objetivo de fiscalizar a ação dos docentes.

6. formular a filosofia de uma instituição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Pesquisas revelam que o planejamento estratégico é processo essencialmente:

1. passivo

2. dinâmico

3. flexível

4. participativo

5. rígido

6. dialético

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Fanerógamas é um termo utilizado para designar:

A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?