Questões de Concursos UFRJ

Resolva Questões de Concursos UFRJ Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 14783.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • O Glossário da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias, ISAAR-CPF, define descrição arquivística como:
  • Questão 2563.   Administração de Material - Nível Médio - Analista de Suprimento - UFRJ - NCE
  • Observe as afirmativas a seguir, com relação à vantagens da
    descentralização em Compras:

    I - permite uma maior flexibilidade e sensibilidade na soluço de
    problemas regionais, pelo conhecimento abrangente do problema pela
    regional interessada, assim como melhor conhecimento das fontes de
    suprimento, meios de transporte e armazenamento mais próximos da
    região.

    II - evita a concorrência danosa ente os compradores regionais e as
    disparidades de preços de aquisição de um mesmo material por
    compradores diversos.

    III - permite manter um melhor controle global.

    IV - permite responder mais rapidamente às necessidades de aquisição
    emergencial.

    V - exerce um melhor gerenciamento de suas funções e de suas
    necessidades, além de permitir um melhor controle.
    Assinale a afirmativa correta:
  • Questão 14770.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • A publicação e-ARQ Brasil: Modelo de requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, versão 1.1, 2011, é uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir:
  • Questão 14761.   Direito Administrativo - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • A Constituição da República Federativa do Brasil – a Constituição Cidadã, como a definiu o deputado Ulisses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte (1987 e 1988) – resulta do anseio e das lutas sociais pela democratização do Estado, da Sociedade e das relações entre essas esferas públicas, após mais de 20 anos de ditadura militar. Um dos avanços que promoveu foi o estabelecimento de um Regime Jurídico Único (RJU) para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas. Para o cumprimento dessa determinação, foi aprovada, em 1990, a Lei n° 8.112. Considerado esse contexto, assinale qual dos dispositivos do RJU adiante relacionados expressa a ideia do exercício do controle social sobre a administração pública:
  • Questão 14773.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • Heloisa Bellotto, em seu livro Arquivos permanentes: tratamento documental, publicado em 2009, em versão revisada e ampliada, ao discorrer sobre a política de descrição, defne quais são os seus pontos básicos. Assinale a opção que está de acordo com os pontos citados pela autora.
  • Questão 14777.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional, 2005, entende-se Paleografa como:
  • Questão 14779.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • A Resolução nº 10, de 6 de dezembro de 1999, do Conselho Nacional de Arquivos, dispõe sobre a adoção de símbolos ISO nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microflmagem de documentos arquivísticos. De acordo com esta Resolução, devem ser adotados no processo de microflmagem símbolos constantes da ISO:
  • Questão 2566.   Administração de Material - Nível Médio - Analista de Suprimento - UFRJ - NCE
  • Observe as afirmativas com relaço a características que são básicas na
    otimização da operação de um armazém:

    I - acessibilidade: fácil acesso ao material desejado.

    II - equipamentos de movimentação e armazenagem.

    III - tipos de embalagens utilizadas no armazenamento.
    Assinale a afirmativa correta:
  • Questão 14767.   Direito Administrativo - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • Em sua perspectiva cidadã, a Constituição da República Federativa do Brasil, no artigo 37, estabelece os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que devem ser obedecidos pela administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Determina, ainda, que “as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”. A alternativa em que NÃO figura dispositivo constante do Capítulo IV do RJU, que trata das “Responsabilidades” é:
  • Questão 14766.   Direito Administrativo - Nível Superior - Arquivista - UFRJ - PR-4 - 2012
  • Em seu Título IV, o RJU trata do Regime Disciplinar que regula as condutas dos servidores públicos. Na legislação e jurisprudência correlatas (pareceres, acórdãos, notas técnicas, de órgãos do controle externo, tribunais, ministérios) figura o detalhamento analítico dessas determinações. Desse modo, por exemplo, o Parecer da Advocacia Geral da União (AGU) nº GQ-164, vinculante, assim define uma das condutas proibidas pelo RJU:
    “Desídia (e). É falta culposa, e não dolosa, ligada à negligência: costuma caracterizar-se pela prática ou omissão de vários atos (comparecimento impontual, ausências, produção imperfeita); excepcionalmente poderá estar configurada em um só ato culposo muito grave; (...) Quando a desídia é intencional, como na sabotagem, onde há a idéia preconcebida de causar prejuízos ao empregador, por esse aspecto doloso, ela se identifica com a improbidade. (...) (Mozart Victor Russomano - Comentários à CLT, 13ª ed, Rio de Janeiro: Forense, 1990, p. 561).” A alternativa na qual consta o dispositivo do RJU a que se refere o Parecer da AGU citado é: