Questões de Concursos UFRN

Resolva Questões de Concursos UFRN Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 12592 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A Resolução nº 193/2010-CONSEPE, de 21 de setembro de 2010, dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades especiais da UFRN. Em relação a essa resolução, é correto afirmar:
  • 2 - Questão 14296 - Biologia - Nível Superior - Biólogo - UFRN - 2015
  • Para a manutenção dos tecidos frequentemente submetidos a trações, devem existir
  • 3 - Questão 14247 - Direito Administrativo - Nível Superior - Biólogo - UFRN - 2015
  • Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de
  • 4 - Questão 12612 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A mobilidade dos estudantes da UFRN é normatizada pelo regulamento dos cursos regulares de graduação dessa instituição. Em relação a essa condição da formação profissional, considere as afirmações a seguir.

    I É permitido que estudantes façam estágios em instituições estrangeiras, convenientemente conveniadas.

    II É permitido que estudantes vinculados a um curso de um campus da UFRN possam se matricular em componentes curriculares de outro curso que confira título e habilitação iguais ao primeiro em outro campus da instituição.

    III A mobilidade interna se aplica na modalidade da educação a distância.

    IV A mobilidade dos estudantes na UFRN só é permitida durante o último ano do curso.

    Das afirmações, estão corretas
  • 5 - Questão 12593 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:

    I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

    II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

    III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

    IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

    Das afirmações, estão corretas
  • 6 - Questão 14251 - Direito Administrativo - Nível Superior - Biólogo - UFRN - 2015
  • De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de
  • 7 - Questão 12607 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • Os estudantes universitários são, na sua grande maioria, adultos. Conhecer as caraterísticas dos adultos e as particularidades de suas formas de aprendizagem e de seus comportamentos no contexto da formação universitária tem importância para o trabalho do assistente de estudantes. Em relação aos estudantes universitários adultos, é correto afirmar:
  • 8 - Questão 14250 - Direito Administrativo - Nível Superior - Biólogo - UFRN - 2015
  • De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar-se-á
  • 9 - Questão 12597 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A deficiência visual, para fins educacionais, é considerada a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual. Considere as afirmações a seguir em relação à atenção a estudantes com esse tipo de necessidade especial.

    I Os estudantes com deficiência visual podem ser considerados em iguais condições educacionais em relação aos demais estudantes.
    II O uso de palavras relacionadas com a visão não é adequado na presença de estudantes com deficiência visual.
    III As palavras “aqui, ali, aí” devem ser usadas com toda naturalidade com os estudantes com deficiência visual.
    IV É importante que professores e assistentes de estudantes tenham conhecimentos acerca do tipo de deficiência visual dos estudantes e das implicações que ela acarreta.

    Das afirmações, estão corretas
  • 10 - Questão 12603 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - 2015
  • A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade do ensino superior que se tem intensificado na UFRN como parte de seu projeto de democratização do conhecimento. Nessa modalidade de educação, os tutores desempenham importantes funções. Leia as afirmações a seguir sobre os tutores e suas funções na EaD.

    I O tutor presencial acompanha sistematicamente o estudante no polo e deve mediar a interação e a comunicação dele com o professor.

    II O tutor a distância não precisa ter domínio do conteúdo da disciplina da qual faz a mediação.

    III Os tutores presenciais inseridos na educação a distância da UFRN podem ser professores da rede básica de ensino da região na qual se inserem.

    IV Os tutores a distância são os responsáveis pela elaboração dos materiais didáticos dos cursos de EaD.

    Das afirmações, estão corretas