← Início

Questões de Vestibular - Idade Moderna - Exercícios com Gabarito

Questões de Vestibular - Idade Moderna - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


(Unifor-CE) Bossuet destacou-se como um dos principais teóricos do absolutismo. Em seu livro procurou:
(Mackenzie-SP) Renascimento é a denominação usual para as mudanças de caráter cultural ocorridas nos países europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das ciências e das artes podemos considerar como expressões desse período os trabalhos de:
(FEI-SP) Naquela que se tornou sua obra mais conhecida, Nicolau Maquiavel desenvolve a noção de “razão de Estado”, essencial para a compreensão dos processos políticos modernos. Freqüentemente tido por maldito, inspirador de tiranos, Maquiavel na verdade construiu uma obra que encarava de maneira laica e realista a questão política. Num trecho de seu livro, afirma que “todos os profetas armados triunfaram, os desarmados arruinaram-se”. Podemos encontrar, nessa passagem, um elemento central do chamado Estado Moderno, que se consolidava à sua época. Estamos falando:
(UFRS) A Revolução Francesa de 1789 apresentou distintas fases com resultados diferentes. De qualquer forma, ela foi responsável pela eliminação do Antigo Regime e pela transformação da sociedade francesa e européia da época. Assinale entre as alternativas abaixo, relativas aos resultados obtidos no campo, a que estiver incorreta:
(UEMS) A Revolução Inglesa do século XVII foi uma disputa entre o Rei e o Parlamento. Essa revolução foi também chamada de Revolução Gloriosa e significou:
(U. Alfenas-MG) “O Estado sou Eu.” Essa frase de Luís XIV indicava uma particular organização do Estado Moderno. São características suas:
(U. Alfenas-MG) Conjunto de doutrinas e práticas econômicas que vigoraram na Europa em meados do século XV e XVIII. Seu objetivo era fortalecer a burguesia na fase de transição do feudalismo para o capitalismo. Assinale a alternativa que corresponde ao texto.
(Unifor-CE) As monarquias absolutistas na Europa marcaram o surgimento do Estado Moderno, que se caracterizou pela existência de
(U.F. São Carlos-SP) O calvinismo, doutrina constituída no século XVI europeu, foi tributário, em muitos aspectos, dos princípios elaborados por Santo Agostinho, sobretudo aquele que reafirma
(UFES) “A Revolução Francesa dominou a história, a própria linguagem e o simbolismo da política ocidental, desde sua irrupção até o período que se seguiu à Primeira Grande Guerra Mundial.”

Do texto acima, de Eric Hobsbawm, pode-se inferir ter sido a Revolução Francesa um dos processos mais importantes do século XVIII.

Entre os acontecimentos que a marcaram, destaca-se o golpe de 18 Brumário de 1799, pelo qual: