← Início

Questões de Vestibular - Vestibular Primeiro Semestre - Exercícios com Gabarito

Questões de Vestibular - Vestibular Primeiro Semestre - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.
Leia atentamente os poemas retirados da obra Muitas Vozes, de Ferreira Gullar, e em seguida assinale a alternativa CORRETA
 Texto 1 
REDUNDÂNCIAS
Ter medo da morte
é coisa dos vivos
o morto está livre
de tudo o que é vida
Ter apego ao mundo
é coisa dos vivos
para o morto não há
(não houve)
raios rios risos
E ninguém vive a morte
quer morto quer vivo
mera noção que existe
só enquanto existo

Texto 2

LIÇÃO DE UM GATO SIAMÊS

Só agora sei
que existe a eternidade:
é a duração
finita
da minha precariedade
O tempo fora
de mim
é relativo
mas não o tempo vivo:
esse é eterno
porque afetivo
— dura eternamente
enquanto vivo
E como não vivo
além do que vivo
não é
tempo relativo:
dura em si mesmo
eterno (e transitivo)
I. Os dois textos abordam temáticas centrais da obra “Muitas Vozes”, que são a finitude da vida e as constantes reflexões existenciais sobre o viver e o estar no mundo. 
II. O texto 1 claramente trata da temática da morte, enquanto o texto 2 se opõe ao primeiro, introduzindo a figura religiosa da eternidade, a felicidade e o sentido da experiência humana. 
III. O texto 1 reflete o interesse do eu lírico nas questões do pós-morte, evidenciando que o mistério da morte é maior que o entendimento humano e só podemos percebê-la a partir da fé religiosa.
IV. No texto 2, o eu lírico, com base na ironia, reflete sobre a ideia de eternidade, a qual nos apresenta na primeira estrofe como sendo a “duração finita da minha precariedade”.
 V. No texto 1, temos a ideia de que a morte só interessa aos vivos, só amedronta os vivos, pois os mortos já estão livres dela.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores automotivos. O seu consumo contribui para a redução da poluição atmosférica, já que o biodiesel não contém enxofre em sua composição, além de gerar alternativas de empregos em áreas geográficas menos propícias para outras atividades econômicas. Tal combustível é obtido a partir da reação química entre óleos vegetais, como demonstrada na fórmula abaixo, ou gorduras, com um álcool, na presença de um catalisador, produzindo um novo éster (biodiesel) e a glicerina (C3H8O3). Admitindo uma reação entre 319 gramas de óleo de soja (massa molar 638g/mol) e metanol em quantidade suficiente, a massa formada de glicerina (massa molar 92 g/mol), numa reação com 50% de rendimento, é de
C39H74O6 + 3 CH3OH C3H8O3 + 3 C13H26O2

No final da Primeira Guerra Mundial, em 1917, ocorre a Revolução Russa. Nos debates que envolveram os caminhos de formação da União das Repúblicas Soviéticas, Stalin e Trostky colocaram-se em campos contrários. A opção que associa, corretamente, os líderes mencionados e suas posições quanto aos rumos da Revolução é:

A área lateral de um cilindro equilátero de raio igual a 2cm é:

A década de 1930 configurou-se como aquela na qual o Brasil inicia o seu processo de crescimento industrial por meio da política de implemento de indústrias de base. São fatos, processos ou eventos que podem indicar essa nova etapa da história do Brasil:

Texto associado.
TEXTO 1 
“A proteção aos interesses dos operários deve ser completa. A conquista das oito horas de trabalho, o aperfeiçoamento e ampliação das leis de férias, dos salários mínimos, a proteção da mulher e dos menores, todo esse novo mundo moral que se levanta, nos nossos dias, em amparo do proletariado, deve ser contemplado pela nossa legislação, para que não se continue a ofender os brios morais dos nossos trabalhadores com a alegação de que o problema social no Brasil é um caso de polícia.” (Discurso proferido por Lindolfo Collor na Convenção Liberal de 20 de setembro de 1929.) ESTEVÃO, S. M.; GUIMARÃES, M. S. et. al. Revolução de 30: textos e documentos. Tomo I. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. p. 226. 
TEXTO 2 
“A classe trabalhadora, mesmo antes de demandar, teria sido atendida por uma autoridade benevolente, cuja imagem mais recorrente é a da autoridade paternal [...] a “doação” da legislação social, que instaurava a obrigação do reconhecimento do povo ante “seu” presidente, conformando tal contrato político como uma legítima adesão e não como uma mera submissão à força do Estado.” GOMES, A. M. C. A invenção do trabalhismo. São Paulo: Vértice, 1988. p. 196; 66.
Sobre os textos e a história dos direitos trabalhistas no Brasil podemos fazer a seguinte relação:
A clorofila, que é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, capta a radiação luminosa e transforma essa forma de energia em energia química. A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila. A absorção da energia luminosa e sua transformação em energia permitem o crescimento, o florescimento e a produção de frutos das plantas. A reação química que ocorre na fotossíntese pode ser corretamente representada da seguinte forma:
Texto associado.
TEXTO 2
“Conservar algo que me ayude a recordarte sería admitir que te puedo olvidar”
William Shakespeare
https://akifrases.com/frase/130109, acceso en agosto del 2017.
De acuerdo con el Texto 2
Según la interpretación de la frase de William Shakespeare, analice las proposiciones y marque (V) para verdadero y (F) para falso.
( ) Preservar un objeto que me rememore a ti sería aceptar que quizás deje de recordarte.
( ) Guardar algo para no olvidarte estaría aceptando la posibilidad de no acordarme más de ti.
( ) Rechazar algo para olvidarte admitiría que no quiero recordarte.
( ) Resguardar un objeto que me recuerde a ti estaría rechazando la posibilidad de olvidarte.
( ) Defender la posibilidad de recordarte admitiría que puedo conservar algo para olvidarte.
Ahora señale la alternativa que contiene la secuencia correcta, de arriba hacia abajo.
Uma amostra de um gás ideal ocupa, inicialmente, um volume V0, sendo sua temperatura T0 e pressão 3P0. O gás sofre uma transformação em duas etapas. Na primeira etapa, a pressão do gás passa de 3P0 para 2P0 mantendo o volume do gás constante igual a V0 e atingindo a temperatura final T1. Na segunda etapa, o volume do gás muda para 2V0, mantendo pressão do gás constante em 2P0 e atingindo a temperatura final T2. As relações entre T0, T1 e T2 são:

A corrupção é, sem dúvida, um dos temas mais recorrentes na imprensa brasileira dos últimos anos. Partidos e políticos são denunciados por desvios de verba, no uso ilegítimo do poder público, com o intento de privilegiar uma empresa ou instituição privada.

No caso brasileiro, a corrupção é um (a)