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Questões de Vestibular - Vestibular Segundo Exame - Exercícios com Gabarito

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Simplifying the culture merely for financial gain may actually cost Hawaiians more than they think (l. 24-25)
The underlined word is used to express the notion of:
Texto associado.
Tínhamos a incumbência de reelaborar nosso passado sombrio, contribuindo assim para tratar um povo traumatizado e ferido. Uma tarefa grandiosa, já que todos os sul-africanos tinham suas lesões. Queríamos obter a unidade da nação e a reconciliação. 
DESMOND TUTU Adaptado de dw.com, 29/10/2008. 
O arcebispo Desmond Tutu dirigiu a Comissão da Verdade na África do Sul, entre 1996 e 1998, durante o governo do presidente Nelson Mandela. 
Ao propor “a unidade da nação e a reconciliação”, o arcebispo buscava enfrentar os problemas causados pela vigência do regime de:
Texto associado.
Considere que Lucy tenha caído de uma altura igual a 20 m, com aceleração constante, atingindo o solo com a velocidade de 60 km/h.
Nessas condições, o valor da aceleração, em m/s 2, corresponde aproximadamente a:
Tinham fé, mas tinham também vexame da opinião, como um devoto que se benzesse às escondidas. (l. 25-26)
A frase acima expõe um ponto de vista do narrador acerca do comportamento ambíguo das personagens.
Uma passagem que antecipa a exposição desse ponto de vista está registrada em:
Would they proudly applaud our efforts to preserve their contributions to history? (l. 15-16)
Considering how the author believes the Hawaiian ancestors would react, the question above could be answered in the following way:
Observe a matriz:  [3+t      -4 ]
                                     3    t - 4

Para que o determinante dessa matriz seja nulo, o maior valor real de t deve ser igual a:
Era um garoto que como eu amava
os Beatles e os Rolling Stones (1967)

Era um garoto
Que como eu
Amava os Beatles
E os Rolling Stones
Girava o mundo
Sempre a cantar
As coisas lindas
Da América
Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra o separou
Fora chamado na América
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs
Eu te amo, meu Brasil (1970)
As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
BANDA OS INCRÍVEIS
Adaptado de vagalume.com.br.

A banda brasileira Os Incríveis marcou época ao cantar acontecimentos e ideias que afetavam especialmente a vida dos mais jovens no final da década de 1960, como ilustram as letras citadas.
Essas letras estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes contextos internacional e brasileiro daquele momento:
Texto associado.
Lucy morreu há 3,2 milhões de anos e o tempo de existência da espécie humana é de 200 mil anos. Para comparar esses intervalos de tempo, admita uma escala linear na qual 3,2 milhões de anos correspondem a 4 metros. 
Nessa escala, o tempo de existência da espécie humana, em centímetros, é igual a:
Texto associado.
Time
Ticking away the moments that make up a dull day
You fritter and waste the hours in an offhand way
Kicking around on a piece of ground in your home town
Waiting for someone or something to show you the way
5 Tired of lying in the sunshine
Staying home to watch the rain
You are young and life is long
And there is time to kill today
And then one day you find
10 Ten years have got behind you
No one told you when to run
You missed the starting gun
And you run and you run to catch up with the sun, but it’s sinking
And racing around to come up behind you again
15 The sun is the same in a relative way, but you’re older
Shorter of breath and one day closer to death
Every year is getting shorter
Never seem to find the time
Plans that either come to naught
20 Or half a page of scribbled lines
Hanging on in quiet desperation is the English way
The time has gone, the song is over
Thought I’d something more to say
Home, home again
25 I like to be here when I can
And when I come home cold and tired
It’s good to warm my bones beside the fire
Far away, across the field
The tolling of the iron bell
30 Calls the faithful to their knees
To hear the softly spoken magic spells
ROGER WATERS
letras.mus.br
The time has gone, the song is over (?. 22)
The expression has gone refers to an action that can be described as:
Texto associado.
Time
Ticking away the moments that make up a dull day
You fritter and waste the hours in an offhand way
Kicking around on a piece of ground in your home town
Waiting for someone or something to show you the way
5 Tired of lying in the sunshine
Staying home to watch the rain
You are young and life is long
And there is time to kill today
And then one day you find
10 Ten years have got behind you
No one told you when to run
You missed the starting gun
And you run and you run to catch up with the sun, but it’s sinking
And racing around to come up behind you again
15 The sun is the same in a relative way, but you’re older
Shorter of breath and one day closer to death
Every year is getting shorter
Never seem to find the time
Plans that either come to naught
20 Or half a page of scribbled lines
Hanging on in quiet desperation is the English way
The time has gone, the song is over
Thought I’d something more to say
Home, home again
25 I like to be here when I can
And when I come home cold and tired
It’s good to warm my bones beside the fire
Far away, across the field
The tolling of the iron bell
30 Calls the faithful to their knees
To hear the softly spoken magic spells
ROGER WATERS
letras.mus.br
Plans that either come to naught (?. 19)
Or half a page of scribbled lines (?. 20)
The underlined expressions associate the plans mentioned by the poet to the following idea: