Questões de Vestibular - Exercícios para Vestibular com Gabarito

Questões de Vestibular com Gabarito. Exercícios para Vestibular com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 54121 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Puccamp 96) Usando os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9, sem repetição, quantos números pares de três algarismos e maiores que 234 pode-se formar?

2 Questão 54370 | História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Unifor-CE) O Estado Novo, sob o comando de Getúlio Vargas,

3 Questão 54287 | História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRRJ) “A estruturação dos Estados Nacionais ocorreu de forma acidentada em quase toda a América Latina (...) A evolução geral vinha se fazendo no sentido da autonomização regional, decorrência do debilitamento dos antigos pólos de crescimento. Na ausência de vínculos econômicos mais significativos o localismo político tendia a prevalecer.”

FURTADO, C. Formação Econômica da América Latina.

A existência dessa realidade latino-americana do período pós-independência mostrada acima por Celso Furtado teve como responsáveis, dentre outros fatores:

4 Questão 54294 | História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Alfenas-MG) Criada em 1823, proibia os países europeu de estabelecerem novas colônias na América e intervirem nos assuntos internos do continente americano. Tentava, através do slogan “A América para os americanos”, preparar o futuro domínio que os Estados Unidos iriam exercer sobre as repúblicas latino-americanas. Esse texto refere-se

5 Questão 54107 | Matemática, Geometria Espacial, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRGS/2011) Um tipo de descarga de água para vaso sanitário é formado por um cilindro com altura de 2 m e diâmetro interno de 8 cm. Então, dos valores abaixo, o mais próximo da capacidade do cilindro é

6 Questão 54231 | História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FEI-SP) Naquela que se tornou sua obra mais conhecida, Nicolau Maquiavel desenvolve a noção de “razão de Estado”, essencial para a compreensão dos processos políticos modernos. Freqüentemente tido por maldito, inspirador de tiranos, Maquiavel na verdade construiu uma obra que encarava de maneira laica e realista a questão política. Num trecho de seu livro, afirma que “todos os profetas armados triunfaram, os desarmados arruinaram-se”. Podemos encontrar, nessa passagem, um elemento central do chamado Estado Moderno, que se consolidava à sua época. Estamos falando:

7 Questão 54262 | História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Unifor-CE) Os cabildos, na América Espanhola, eram:

8 Questão 54215 | História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFSE) “O heróico Tiradentes, calmo e solene, foi conduzido, vestindo a túnica branca dos condenados, da prisão da Rua da Cadeia, hoje Rua da Assembléia e pela Rua do Piolho, acompanhado por dois padres e uma guarda de cem baionetas, fazendo preces, até chegar ao cadafalso. Ali, deu o dinheiro que tinha aos seus executores e depois de repetir com seu confessor o Credo católico, gritou: ‘Cumpri a minha palavra, morro pela liberdade’.”

A Presença Inglesa no Brasil. Loyds Bank. Fundação Roberto Marinho.

O texto faz referência a:

9 Questão 54405 | História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Fuvest-SP) Sobre os últimos 50 anos no Brasil, é possível afirmar que:

10 Questão 54272 | História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UECE) No processo de transformações sociais ocorridas no interior das formas fabris de produção — o que chamamos de Revolução Industrial — as relações entre os trabalhadores e as máquinas se alteraram significativamente. A respeito dessas alterações, assinale a opção certa.