Questões de 2008 - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de 2008 com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 156873 | Matemática, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN, 2008

Pode-se afirmar que a diagonal do cubo, cuja aresta corresponde, em unidades de medida, ao maior dos módulos dentre todas as raízes da equação X5 + 3X4 + 7X3 + 9X2 9 + 8X + 4 = 0 mede.

2 Questão 433324 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Policial Civil Agente, Polícia Civil TO, CESPE, 2008

Julgue os itens a seguir, relativos ao exercício do poder de reforma constitucional.

A matéria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada só pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa mediante iniciativa da maioria absoluta dos membros de qualquer das casas do Congresso Nacional

3 Questão 16545 | Conhecimentos Específicos, Questão Ambiental e Sustentabilidade, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, CESPE, Ensino Médio, 2008

Texto associado.
O meio ambiente é tema de crescente interesse global, regional e nacional. A Amazônia, região fundamental ao equilíbrio de poder e econômico na América do Sul, é objeto crescente de preocupação. A respeito deste tema, julgue os itens a seguir.
Na Amazônia, o conceito de desenvolvimento sustentável pressupõe a manutenção da floresta, mas também a idéia de soberania nacional e desenvolvimento equilibrado para as populações da região.

4 Questão 16777 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2008

Texto associado.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma informação seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito de contagem.
Determinada cidade possui quatro praças, cinco escolas e seis centros de saúde que deverão ser vigiados pela polícia militar. Diariamente, um soldado deverá escolher uma praça, uma escola e um centro de saúde para fazer a sua ronda. Nesse caso, o soldado disporá de mais de 150 formas diferentes de escolha dos locais para sua ronda.

5 Questão 462425 | Direito Penal, Ação Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil AC, CESPE, 2008

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca do tratamento do erro no direito penal. Plínio, com a intenção de cometer crime de dano, atirou uma pedra em direção à janela de vidro da casa de Roberta. No entanto, por erro de pontaria, acertou Gilda, que sofreu lesões corporais leves. Nessa situação, Plínio responderá por lesão corporal leve, na modalidade culposa, cuja ação penal, por ser pública condicionada, dependerá de representação da ofendida Gilda.

6 Questão 594777 | Química, Química Inorgânica, Perito Criminal, Polícia Civil AC, CESPE, 2008

Até meados do século XIX, as cirurgias eram realizadas sem anestesia, às vezes com a administração de quantidades apreciáveis de álcool, justificada pela crença de que o paciente ficaria entorpecido. Em 1846, William Morton conseguiu demonstrar que o éter dietílico podia ser usado para produzir inconsciência temporária durante os procedimentos cirúrgicos. Um problema dessa prática era o fato de o éter formar com o oxigênio do ar uma mistura explosiva, e qualquer choque entre os instrumentos metálicos cirúrgicos podia resultar em uma centelha e conseqüentemente em ignição. Outra substância usada como anestésico, o clorofórmio HCCl 3 foi considerado melhor que o éter, pois a recuperação era mais rápida e menos desagradável. No entanto, alguns pacientes morriam; apesar disso, os riscos associados eram considerados pequenos. A partir de 1857, o clorofórmio tornou-se o anestésico preferido para os partos sem dor, na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, o clorofórmio não é mais usado para tal fim.

Acerca das substâncias citadas no texto, julgue os itens a seguir.

O álcool que pode ser ingerido, a que o texto se refere, é o metanol ou álcool metílico.

7 Questão 460831 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL, Escrivão, Polícia Civil SC, ACAFE, 2008

Analise as alternativas e assinale a correta.

8 Questão 459771 | Direito Penal, Aplicação da Pena, Delegado de Polícia, Polícia Civil AC, CESPE, 2008

A respeito de suspensão condicional da pena e livramento condicional, julgue os itens seguintes. No chamado sursis etário, há a suspensão condicional da execução da pena privativa de liberdade, não superior a quatro anos, pelo período de quatro a seis anos, para o condenado que tenha mais de setenta anos de idade.

9 Questão 240755 | Matemática, Porcentagem, Soldado da Polícia Militar, PM AC, CESPE, 2008

Texto associado.

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética
a respeito de juros simples e compostos, seguida de uma assertiva a ser
julgada.

Um indivíduo emprestou R$ 25.000,00 a um amigo à taxa de juros simples de 1,8% ao mês. Ao final do período combinado, o amigo devolveu o montante de R$ 32.200,00. Nessa situação, o período do empréstimo foi inferior a 15 meses.

10 Questão 388671 | História, Ceará CE, Policial Militar PM Soldado, PM CE, CESPE, 2008

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55

Nas últimas décadas, a economia cearense tem procurado acompanhar o processo de modernização econômica do país e se inserir na chamada globalização.