Questões de 2014 - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de 2014 com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 16801 | Raciocínio Lógico, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Uma pesquisa realizada com um grupo de turistas que visitaram, em Fortaleza, a praia do Futuro (PF), o teatro José Alencar (TJA) e a catedral Metropolitana (CM) apresentou as seguintes informações:

► 70 turistas visitaram a PF;
► 80 turistas visitaram o TJA;
► 70 turistas visitaram a CM;
► 30 turistas visitaram apenas a PF;
► 50 turistas visitaram a CM e o TJA;
► 25 turistas visitaram a PF e a CM;
► 20 turistas visitaram esses três pontos turísticos;
► cada um dos turistas visitou pelo menos um dos três pontos turísticos.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O número de turistas que visitou a PF e o TJA é superior a 30.

2 Questão 41589 | Atualidades, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Em junho de 2013, veio à tona a revelação de que os Estados Unidos, através de programa da Agência Nacional de Segurança (NSA), monitoram informações confidenciais de governos e pessoas comuns na rede mundial de computadores. O governo dos Estados Unidos:

3 Questão 16208 | Química, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Texto associado.
Metais pirofóricos, como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti), podem sofrer ignição instantânea ao entrarem em contato com umidade ou oxigênio e causar incêndios classificados como de classe D. Portanto esses metais devem ser estocados em atmosfera inerte ou em óleos minerais. O potássio, por exemplo, reage explosivamente com água, devido à liberação de hidrogênio. O bário, ao ser queimado, forma chamas coloridas de altíssimas temperaturas. As equações químicas não balanceadas, apresentadas a seguir, ilustram esses processos. K( s) + H2O( l) → KOH( aq) + H2(g) Ba(s) + O2(g) → BaO(s)
Para combater a classe de incêndios gerados por esses materiais, deve-se empregar um extintor de pó químico elaborado à base de cloreto de sódio (NaCl).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir, utilizando, caso necessário, a tabela periódica inserida no final deste caderno de provas.

O estado de oxidação do bário é mais reduzido na forma metálica desse elemento que na estrutura da substância que resulta como produto de sua queima.

4 Questão 17422 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Quanto à Emenda Constitucional n° 45/2004, é correto o que se afirma em:

6 Questão 41860 | História e Geografia de Estados e Municípios, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC, Ensino Médio, 2014

Foi divulgado no site www.iornaldacidade.net de 16.10.2014: “O juiz eleitoral Gaspar Feitosa de Gouveia Filho, da Comarca de Capela, condenou o ex-prefeito Manoel Messias Sukita (PSB) por crime eleitoral. Cabe recurso”. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: 

I. A decisão se refere a uma representação interposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPT), quando Sukita foi acusado em 2004 de comandar um esquema de captação de votos em seu favor. 
II. Em função de também ter sido acusado de desviar recursos públicos federais que deveriam ser investidos em educação, entre outras irregularidades a serem computadas, Sukita nem cogitou participar da disputa eleitoral deste ano como candidato a deputado estadual conforme especulava-se. 

Estão corretas as afirmativas:

7 Questão 41746 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Policia, Polícia Civil TO, AROEIRA, Ensino Superior, 2014

Não se levou em conta o fator precípuo da oportunidade, e desse modo dois movimentos contraditórios sacodem a terra goiana: um eminentemente unionista propugnado pela mudança da capital federal para o planalto central, e outro, do qual estou pronunciando, caracteristicamente separatista, do norte contra o sul do Estado.

O fragmento acima é parte de um manifesto ao povo goiano, publicado no jornal O Estado do Tocantins, em 1956, pelo deputado João de Abreu, representante goiano no Congresso Nacional. Para manifestar a sua oposição à criação do estado do Tocantins, João de Abreu justificou que o movimento separatista não era oportuno, pois

8 Questão 17244 | Medicina, Médico Psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Uma mulher de 20 anos está com diarreia há 24 horas. Foram seis evacuações de aspecto líquido, sem sangue. Ela não tem febre, dores nem vômitos. Os sinais vitais e o exame físico são normais. Ela era previamente hígida. Das opções abaixo, a conduta mais apropriada é:

9 Questão 18033 | Direito Penal Militar, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Superior, 2014

Com relação ao salário­ mínimo, é correto afirmar que o Código Penal Militar

10 Questão 8204 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI, Ensino Médio, 2014

Qual das alternativas apresenta o procedimento correto quanto à criação de senhas?