Questões de Crimes Contra o Patrimônio - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Crimes Contra o Patrimônio com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 462638 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Rodoviário Federal, DPRF, CESPE, 2013

No que se refere aos delitos previstos na parte especial do CP, julgue os itens de 70 a 74.

Em se tratando do crime de furto mediante fraude, a vítima, ludibriada, entrega, voluntariamente, a coisa ao agente. No crime de estelionato, a fraude é apenas uma forma de reduzir a vigilância exercida pela vítima sobre a coisa, de forma a permitir a sua retirada.

2 Questão 462888 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, CESPE, 2010

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação ao direito penal. Robson, motorista profissional, foi contratado por um grupo de pessoas para fazer o transporte em seu caminhão, de mercadorias que foram objeto de roubo. No início da viagem, o veículo foi interceptado e o motorista, preso pela polícia. Nessa situação, Robson praticou o crime de receptação, na modalidade de transportar coisa que sabe ser produto de crime.

3 Questão 462646 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Agente de Investigação, Polícia Civil PB, CESPE, 2009

Com relação aos crimes definidos no CP brasileiro, assinale a opção correta.

4 Questão 463681 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Civil Agente, Polícia Civil ES, CESPE, 2009

Acerca dos crimes praticados contra a administração pública, cada um dos itens de 76 a 81 apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um funcionário dos Correios se apropriou indevidamente de cheque contido em correspondência sob a sua guarda em razão da função, utilizando o título para compras, em proveito próprio, em um supermercado. Nessa situação, a conduta do funcionário caracterizou o crime de furto simples, pois o objeto material do delito, do qual o agente detinha a posse em razão do cargo, era particular.

5 Questão 462197 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

Sobre os crimes contra o patrimônio, considere as seguintes afirmativas:

1. É isento de pena quem comete furto em prejuízo do cônjuge, na constância da sociedade conjugal.

2. O crime de extorsão mediante seqüestro consuma-se com a entrega da vantagem exigida como condição ou preço do resgate.

3. Aquele que dolosamente adquire, recebe, transporta ou oculta, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, pratica o crime de receptação.

4. O pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, não obsta ao prosseguimento da ação penal.

Assinale a alternativa correta.

6 Questão 463573 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Civil Agente, Polícia Civil MA, FCC, 2006

Paulo constrangeu Antônio, mediante ameaça de seqüestro e morte de seu filho, a emitir um cheque, sacar dinheiro do banco e depositar em sua conta corrente. Paulo cometeu crime de

7 Questão 463361 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil AC, 2017

Sobre o crime de receptação, é correto afirmar que:

8 Questão 459034 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Primeiro, PM CE, CESPE, 2014

Julgue os itens seguintes, referentes ao crime e seus elementos e ao fato típico.

Considere a seguinte situação hipotética.

José, com dezoito anos de idade, e Lauro, com quinze anos de idade, recém-egressos de casa de internação onde cumpriram medida socioeducativa após a prática de ato infracional, mediante ajuste prévio, passaram conjuntamente a subtrair objetos de transeuntes na rua, sem violência ou ameaça.

Nessa situação hipotética, José responderá por crime de furto qualificado.

9 Questão 461404 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Civil Escrivão, Polícia Civil PA, CESPE, 2006

De acordo com o direito penal, assinale a opção correta.

10 Questão 459157 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Civil Agente, Polícia Civil TO, CESPE, 2008

Considerando o direito penal, o processo penal e a legislação especial, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Manoel, penalmente responsável, fazendo-se passar por policial, convenceu um cidadão idoso a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro, sob o argumento de que submeteria as notas a exame de autenticidade. Nessa situação, Manoel responderá pelo crime de estelionato, uma vez que a vítima entregou-lhe o dinheiro de forma livre e espontânea, ainda que por meio de fraude.