Questões de Genética - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Genética com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 384574 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

O gene CCR5 codifica o receptor de citocina que serve como porta de entrada para certas amostras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), enquanto o gene mutante ?CCR5 torna a proteína não funcional e resistente ao HIV. Desta forma, os homozigotos para a mutação são resistentes ao HIV. Considerando uma população de 788 indivíduos, sendo 647 CCR5/CCR5, 134 CCR5/?CCR5 e 7 ?CCR5 /?CCR5, a frequência do genótipo heterozigoto e a frequência do alelo recessivo é:

2 Questão 386937 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Superior, 2017

Segmentos de DNA de até vários milhares de bases que ocorrem em múltiplas cópias no genoma de um organismo e que normalmente estão dispostos em sequência são chamados de:

3 Questão 380384 | Biologia, Genética, Médico Legista, Polícia Civil ES, CESPE, 2006

A descoberta por Alec Jeffreys, em 1985, das repetições em tandem no genoma foi um marco na genética forense. Essa descoberta possibilitou estabelecer os marcadores STR (short tandem repeat). Em 1986, no condado de Leichester, um acusado de crime foi inocentado pela primeira vez na história utilizando-se da análise comparativa de DNA. Julgue os próximos itens, relacionados às técnicas de identificação utilizando DNA. No caso de análise de paternidade por DNA, é possível a distinção entre gêmeos originários do mesmo zigoto, envolvidos em litígio para determinação do pai biológico, porque o fenótipo é o resultado da interação entre o genótipo e o meio ambiente.

4 Questão 380925 | Biologia, Genética, Médico Legista, Polícia Civil ES, CESPE, 2006

A descoberta por Alec Jeffreys, em 1985, das repetições em tandem no genoma foi um marco na genética forense. Essa descoberta possibilitou estabelecer os marcadores STR (short tandem repeat). Em 1986, no condado de Leichester, um acusado de crime foi inocentado pela primeira vez na história utilizando-se da análise comparativa de DNA. Julgue os próximos itens, relacionados às técnicas de identificação utilizando DNA. A maioria das moléculas de DNA na espécie humana (acima de 99,7%) não varia entre as pessoas. Uma pequena fração (inferior a 0,03% ou um milhão de nucleotídeos) torna os indivíduos únicos. A variação do DNA é apresentada na forma de diferentes alelos, com polimorfismo em lócus particulares. As técnicas de análise de polimorfismo de DNA exploram as duas formas de variação possível: de seqüência e de comprimento.

5 Questão 383495 | Biologia, Genética, Oficial Combatente, Polícia Militar AL, CESPE, 2012

Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.

6 Questão 385009 | Biologia, Genética, Papiloscopista, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Nas cobaias, existem dois pares de alelos com segregação independente, que condicionam, respectivamente, o comprimento e a cor da pelagem. A pelagem longa e marrom é condicionada pelo genótipo duplo recessivo, enquanto as pelagens curta e preta são dominantes para esses fenótipos. O cruzamento entre um macho duplo heterozigoto e uma fêmea dupla recessiva, para esses alelos citados, deverá gerar

7 Questão 387136 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Superior, 2017

A respeito de RNA (ácido ribonucleico), transcrição e seu processamento, assinale a alternativa correta.

8 Questão 378756 | Biologia, Genética, Policial Civil Perito, Polícia Civil ES, CESPE, 2006

Diversos microrganismos apresentam a capacidade de sintetizar substâncias tóxicas aos seres humanos. O estudo das características desses organismos e de suas toxinas permite que se desenvolvam métodos de prevenção, identificação e tratamento das intoxicações, e também que se elaborem aplicações úteis desses compostos.

Um exemplo típico de tal situação envolve o Clostridium botulinum, um bacilo Gram-positivo encontrado na natureza capaz de sintetizar uma toxina que apresenta DL50 de 300 pg/kg. Estudos mostram que esse organismo e sua toxina são responsáveis por milhares de casos de intoxicação e podem ser usados como armas biológica e química e como medicamento. A identificação do microrganismo é útil tanto no reconhecimento de focos de intoxicação quanto na possível caracterização de sua modificação e uso como arma biológica. Nesse aspecto, diversas técnicas de biologia molecular se apresentam como ferramentas importantes. A toxina botulínica tipo A, um biopolímero composto de aminoácidos, sintetizado em microrganismos pela tradução de material genético, apresenta uma pequena região com a seqüência de aminoácidos Val-Ile-Ile-Gly-Pro, obtida a partir da seqüência de RNA mensageiro GUAAUAAUAGGACCA. Considerando os aspectos mencionados no texto e suas implicações, julgue os itens que se seguem.

A aplicação de doses, entre 1 mg e 5 mg de toxina botulínica tipo A, tem efeito terapêutico e estético.

9 Questão 384711 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PE, CESPE, Médio, 2016

No método de extração orgânica do DNA,

10 Questão 386460 | Biologia, Genética, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro, 2011

A síndrome da imunodeficiência humana é assim caracterizada por envolver relações entre o agente patológico e o ser humano concretizadas em eventos moleculares como: