Questões de Mecânica - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Mecânica com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 546716 | Física, Mecânica, Soldado Bombeiro Militar, CBMDF DF, IDECAN, 2017

Um objeto de massa desconhecida encontra-se sobre uma balança no interior de um elevador que desce com aceleração constante de 4 m/s², num local onde g = 10 m/s2. Se a indicação na balança durante a descida é de 480N, então a massa do objeto é:

2 Questão 544606 | Física, Mecânica, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Um trem percorre um trajeto com velocidade escalar constante de 90 km/h. Em um determinado instante, o sistema de freio do trem é acionado, provocando uma desaceleração constante de 5,0 m/s2 até o trem parar. A distância percorrida durante a frenagem foi de:

3 Questão 544021 | Física, Mecânica, Soldado Bombeiro Militar, CBMDF DF, IDECAN, 2017

Um pescador, ao retirar do fundo de um lago um objeto compacto de 500 g, puxa-o verticalmente e mantém sua velocidade constante, enquanto ele ainda se encontra submerso, por meio de uma linha de pesca cuja massa é desprezível. Sendo a tração sofrida pela linha enquanto o objeto se mantém submerso igual a 3N, então o volume do objeto corresponde a:

4 Questão 330723 | Trânsito e Serviço de Transporte, Mecânica, Motorista, Polícia Científica de Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2007

As condições do veículo são de máxima importância para se evitarem acidentes. A manutenção deve ser feita regularmente. Dentre os defeitos em relação à estabilidade do carro, principalmente, citamos o(a)

5 Questão 544341 | Física, Mecânica, Soldado Bombeiro Militar de Manutenção, CBMDF DF, IDECAN, 2017

Um bloco de 50 kg é içado por um motor a uma altura de 15 m num intervalo de 1 minuto em um local onde g = 10 m/s2. O intervalo de tempo gasto por esse mesmo motor para elevar um bloco de 30 kg a uma altura de 20 m é:

6 Questão 544951 | Física, Mecânica, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Um trem percorre um trajeto de modo que sua velocidade aumenta ao longo do tempo. Em determinado momento, sua velocidade escalar é de 90 km/h e, 5,0 segundos depois, sua velocidade escalar média é de 126 km/h. A aceleração escalar média do trem entre os dois instantes é igual a:

7 Questão 546554 | Física, Mecânica, Soldado Bombeiro Militar, CBMDF DF, IDECAN, 2017

Rodrigo tem dois relógios de ponteiros, sendo um novo e o outro velho. Rodrigo verificou que o relógio novo está adiantando 10s a cada minuto e o relógio velho está atrasando 20s a cada minuto. A razão entre a velocidade angular do ponteiro dos minutos do relógio novo e do ponteiro dos minutos do relógio velho é igual a:

8 Questão 545225 | Física, Mecânica, Soldado Bombeiro Militar de Manutenção, CBMDF DF, IDECAN, 2017

Uma jovem de 50 kg, ao descer a partir do repouso do topo de um escorregador, chega na base do mesmo com velocidade de 7 m/s. Se no local g = 10 m/s2 e o trabalho realizado pelas forças de atrito na descida é de 375 J, então a altura desse escorregador é igual a:

9 Questão 330538 | Trânsito e Serviço de Transporte, Mecânica, Policial Rodoviário Federal, DPRF, CESPE, 2008

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos utilizados para a interpretação do CTB.

I - Caminhonete - veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.

II - Ilha - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.

III - Tara - peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.

IV - Veículo de grande porte - veículo automotor destinado ao transporte de carga com peso bruto total máximo superior a 10.000 kg e de passageiros, superior a vinte passageiros.

A quantidade de itens certos é igual a

10 Questão 546075 | Física, Mecânica, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Um corpo de massa 10 Kg desce um plano inclinado que faz um ângulo ? (alfa) com o plano horizontal. O coeficiente de atrito entre as superfícies é de 0,4. Dados g = 10 m/s2, sen ? = 0,8 e cos ? = 0,6. A aceleração do corpo é igual a: